segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lula receberá Prêmio Internacional Catalunha


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima quinta-feira o XXIV Prêmio Internacional Catalunha das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat (governo dessa região do nordeste espanhol), informaram neste domingo fontes do Executivo catalão.
O prêmio foi concedido em abril como reconhecimento pela política de crescimento econômico de seu governo que colocou o Brasil à frente da globalização, alargando a classe média e favorecendo uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades.
O júri, que premia personalidades cuja trajetória contribuiu para promover os valores culturais, científicos e humanos no mundo todo, levou em conta os esforços de Lula para enfrentar “com imaginação e coragem a pobreza e a desigualdade”, política que levou à criação de uma importante classe média no Brasil.
O Prêmio Internacional Catalunha é de 80 mil euros (cerca de R$ 215 mil), além da escultura “La clau y la lletra” (A chave e a letra), de Antoni Tàpies, um artista catalão que morreu no início do ano. Lula sucede, na relação de premiados, o escritor japonês Haruki Murakami, ganhador da edição de 2011.