sábado, 18 de abril de 2015

Policia Federal prende suspeitos de lavagem de dinheiro e crimes tributários no RN

Prisões fazem parte da terceira fase da Operação Salt deflagrada em 2013. Ao todo, são dez mandados de prisão a serem cumpridos.

Foto mossoró hoje

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão na cidade de Mossoró na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a PF, ao todos, são dez mandados a serem cumpridos. As prisões fazem parte da terceira fase da Operação Salt que teve início em 2013 e investiga práticas de lavagem de dinheiro e crimes tributários no ramo salineiro. 

De acordo com a PF, os mandados de prisão são para integrantes de uma "organização criminosa que desde a década de 90 especializou-se em praticar delitos de sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, com prejuízos estimados em mais de R$ 500 milhões". 

Segundo as investigações, o grupo se utilizava do artifício de criar paper companies (empresas que só existem no papel), e fazia uso de laranjas para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas de mais de 30 empresas envolvidas no esquema e que atual no ramo de plásticos, tecidos, combustíveis, resina, construção civil e na extração de sal. 
Foram detidos ou se apresentaram na Delegacia da Policia Federal: Zunaide de Freitas Gadelha, Ana Catarina Fagundes de Albuquerque, Edivaldo Fagundes de Albuquerque Filho, Tupinambá de Paiva Carvalho, Miguel Ângelo Barra e Silva, Felipe Vieira Pinto, Genival Silvino de Souza. 

Edivaldo Fagundes de Albuquerque e Rodolfo Leonardo Soares Fagundes de Albuquerque, não se apresentaram ou não foram localizados. Eles estão sendo considerados foragidos da Justiça. 

As prisões foram pedidas pelo Ministério Público Federal. Em março deste ano, na mesma operação, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas sedes de três empresas e na casa de um empresário do ramo salineiro. 

Em 2013, a operação foi deflagrada no RN, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Na ocasião, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Mossoró nos quatro estados.


G-1