domingo, 19 de abril de 2015

Deputado Souza destinará todas as suas emendas para a Saúde

Lagreca pediu apoio e mobilização de Souza na AL para mais recursos (Foto: Divulgação)
Todas as emendas para o exercício orçamentário de 2016, da alçada do deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, serão destinadas à Saúde. Essa decisão está tomada. Foi comunicada por ele ao próprio secretário estadual da Saúde Pública, médico  Ricardo Lagreca, na última terça-feira (14).
Souza foi recebido por Lagreca, numa longa audiência, em que ele apresentou pleitos para os municípios de Mossoró, Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Porto do Mangue e à reestruturação da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) da II Regional de Saúde (URSAP), com sede em Mossoró.
Segundo o deputado, sua posição é por enquanto isolada, mas já a defendeu em discurso na AL e vai formalizar apelo para que os demais deputados priorizem a Saúde, com emendas que possam  somar bom montante de recursos à gestão da política de Saúde adotada pelo secretário.
“Doutor Lagreca foi-me muito sincero: disse-me que a Saúde não tem praticamente nada para investimento e o custeio do básico. E me afirmou: ‘Na Saúde, tudo é urgente’”, relatou o deputado em discurso na AL.
Tudo é urgente
“Precisamos sair daquele primitivismo paroquial que só trata da questão para esse ou aquele município de nossa base eleitoral. Enxergando o problema de forma macro e sistêmica, podemos atenuar o todo, melhorar a estrutura e funcionalidade da Saúde. As responsabilidades precisam ser divididas entre União, Estado e Municípios”, defendeu Souza.
Segundo o secretário, com os parcos recursos existentes, ele quer garantir o funcionamento dos mais de 20 hospitais regionais, montando um sistema integrado. “Até usou uma frase que considerei muito interessante: ´Eu não estou inventando a roda; estou tentando botar a roda para andar’. E acrescentou: ‘Na Saúde, tudo é urgente’” – recordou Souza.
Na audiência com Ricardo Lagreca, Souza reportou-se especialmente à região do polo Costa Branca e Oeste, que tem o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) como referência. “O que acontece em Mossoró é uma sobrecarregada do Tarcísio Maia, que atende a pacientes de mais de 60 municípios, gente vinda até do Ceará”, afirmou.
Pactuação
“É preciso uma pactuação com os municípios, dividindo o custo dessa enxurrada de procedimentos e atenção à saúde preventiva”, defendeu sob concordância do secretário. “A Prefeitura de Mossoró não pode suportar o custo sozinha e o Tarcísio sem um socorro partilhado continuará sem salvação”, previu.
O deputado assinalou que a intervenção da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR)/Maternidade Almeida Castro tem proporcionado uma crescente melhoria no atendimento a parturientes e seus bebês em Mossoró. Atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúdes (SUS). “Esse esforço alcança, conforme estatísticas, pacientes de cerca de 72 municípios. Em fevereiro, por exemplo, realizou 252 partos e em março foram 420, em face da crise no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que chegou a suspender serviços, o sobrecarregando”.

O deputado relatou que o Estado precisa sustentar meios para que Tarcísio Maia e Hospital da Mulher cumpram o básico de suas prioridades. Com a CSDR retomando antigos números de atendimento e começando a fazer cirurgias eletivas numa fila com mais de duas mil pessoas, “teremos uma melhora na Saúde de Mossoró e região, onde as UPA´s e Unidades Básicas da Prefeitura têm  papel significativo, refreando o fluxo para o Tarcísio Maia”, argumentou.
Fazer algo
“Se meus colegas deputados me ouvirem e ouvirem ao apelo do doutor Lagreca, a gente poderá fazer muito para minimizar essa crise. É difícil melhorar  de imediato e a curto prazo, no nível das necessidades, mas é possível fazermos algo”, disse.
“Destaco o espírito público e o humanismo que marcam o esforço do doutor Lagreca à frente da pasta. Um homem que poderia estar no descanso de uma biografia irrepreensível ou em trabalho com menores responsabilidades, assumiu o sacrifício de gerir o caos”, disse Souza em pronunciamento na Assembleia Legislativa, no mesmo dia.