quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Portuários do Terminal Salineiro de Areia Branca fazem paralisação de advertência

PORTO-ILHA, FOTO DE JOÃO MARIA ALVES
Trabalhadores do Porto-Ilha reclamam das condições de alguns alojamentos e equipamentos (Foto: João Maria Alves) 
Os portuários do Terminal Salineiro de Areia Branca fizeram uma paralisação de advertência das 17h da segunda-feira, 12, até às 6h desta terça-feira, 13, devido as condições inadequadas de alguns alojamentos e equipamentos do Porto-Ilha. A decisão de paralisar as atividades foi tomada após reunião da categoria portuária e baseado no Ofício nº 001/2015, do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Rio Grande do Norte (Sinporn).
De acordo com o sindicato, “é desumano e quase impossível que os empregados que trabalham no Porto-Ilha, que é um porto que tem suas operações realizadas em 24 horas por dia, com temperatura ambiente chegando próximo de 40º C., confinados, em regime de escalas, não tenham as mínimas condições para repousar nos alojamentos do Terminal, entre uma jornada e outra de trabalho, com vários alojamentos sem ar condicionado funcionando”. 
Ainda conforme o Sinporn, os trabalhadores fizeram várias reclamações e relataram sobre o não funcionamento de aparelhos de ar condicionados, nos alojamentos dos Operadores de DB’s (Descarregadores de Barcaças); nos alojamentos dos Operadores de Pás Mecânicas e Tratores de Esteiras; pessoal dos painéis; nos alojamentos dos trabalhadores portuários e nas cabines do DB nº 4 e do Carregador de Navios, entre outros.
Por isso, fundamentado nessas reclamações da categoria, o sindicato encaminhou o ofício acima citado, descrevendo os fatos, bem como estabeleceu um prazo para a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) resolver esses problemas em até 72 horas, pois caso contrário seria feita uma paralisação de advertência.
Terminado esse prazo, como a Companhia não tomou as devidas providências, a categoria decidiu pela paralisação nos horários mencionados. Durante a paralisação, a Codern embarcou uma equipe de técnicos em refrigeração para fazer o levantamento dos equipamentos quebrados para os consertos/trocas/reposições.
A diretoria do Sinporn contatou os diretores da Codern e cobrou providências rápidas para resolver o problema. A diretoria da estatal comprometeu-se com o sindicato em comprar de imediato, alguns novos equipamentos de refrigeração e consertar os outros condicionadores de ar do Porto-Ilha.