quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deputado Estadual Souza, na Rádio Diifusora de Mossoró

Deputado Souza, conversa com J. Belmont na Rádio Difusora - Foto de Carlos Skarlack

O deputado estadual, Manoel Cunha Neto (Souza) anuncia que na Assembleia Legislativa, em seu primeiro mandato, vai priorizar a defesa de geração de emprego e renda no interior do Estado.
Com a experiência de quem foi vereador e prefeito de Areia Branca, ele diz que não pode esquecer de defender que indústrias vem se instalar no interior.

POLÍTICA – Ele revelou que já foi procurado por alguns candidatos a presidente da Assembleia Legislativa, e está avaliando em quem vai votar.

Souza, disse: farei um grande trabalho em defesa de Mossoró, até porque me indentifico muito com a cidade onde tive uma boa votação. Já comuniquei ao prefeito que pode contar comigo na Assembleia legislativa.

Jório Nogueira será eleito novo presidente da Câmara Municipal de Mossoró

 
Prego batido e ponta virada.
O vereador Jório Nogueira será eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Mossoró.
A sessão extraordinária foi convocada e subscrita por 13 vereadores.
A mesa diretora deverá ser composta por Jório Nogueira, presidente; Alex do Frango, vice-presidente; vereador Narcisio, segundo vice-presidente; Genilson Alves, primeiro secretário; Herô, segundo secrário; Viingt-un Neto, terceiro vice-presidente e Cícera Nogueira, para a quarta vice-presidência.
Essa chapa foi definida depois de reunião da bancada governista com o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior.

PMDB busca uma vaga para Henrique Alves

garibaldi henrique previdencia 
A coluna também Poder Online, do IG, também destaca que o PMDB da Câmara já definiu como uma das prioridades na negociação com o Planalto garantir um lugar ao sol para o atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (RN). Derrotado na eleição no Rio Grande do Norte, ele figura na lista de peemedebistas que o governo já sabe que terá de afagar, para evitar o troca em votações estratégicas no Congresso.
Uma das propostas que circulam no partido é acomodar Alves no Ministério da Previdência. O atual titular da vaga, Garibaldi Alves, segundo peemedebistas, poderia se transformar em alternativa para a eleição para a presidência do Senado.

Prestação de contas das Eleições 2014 tem prazo para entrega

calculos 
Candidatos e partidos políticos deverão enviar, até o dia 04 de novembro, a prestação de contas dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento de suas campanhas, bem como dos gastos realizados, para fins de cumprimento do que determina o artigo 38, § 1º, da Resolução TSE nº 23.406/2014. O procedimento consiste no envio, pela internet, de arquivo eletrônico contendo dados relativos à arrecadação e à aplicação de recursos nas eleições deste ano, o que deve ser realizado por meio de utilização de sistema específico, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o SPCE Cadastro.
Em seguida, dentro desse mesmo prazo, os prestadores de contas deverão dirigir-se ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, onde farão a entrega da documentação obrigatória (art. 1º, § 1º, da Resolução TRE nº 15/2014, c/c o art. 40, II, da Resolução TSE nº 23.406/2014). Para os candidatos que disputaram o segundo turno de votação (cargo de governador), o prazo para entrega das contas referentes aos dois turnos se estende até o dia 25/11/2014. Também neste prazo, estarão obrigados a prestar contas complementar os partidos políticos pelos quais tenham disputado tais candidatos, bem como os seus coligados (art. 38, § 2º, da Resolução TSE nº 23.406/2014).

Eleitos serão diplomados no dia 18 de dezembro

A diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano está marcada para o dia 18 de dezembro.
O local da solenidade será no Centro de Convenções de Natal, às 17 horas.
Governador, senadora e 24 deputados.

Robinson contará com a influência de Fátima Bezerra junto ao Governo Federal para canalizar recursos para o RN


0
Fátima vai interceder junto ao governo Dilma para trazer benefícios para o RN
A senadora eleita Fátima Bezerra (PT) afirmou que, como representante do Estado no Senado, irá interceder junto ao governo federal para articular parcerias com o governo Robinson Faria (PSD). Prometendo ser uma senadora incansável na defesa do Estado em Brasília, a petista pretende ainda ampliar a atuação do campo exclusivo da Educação, para atuar também nas áreas de Segurança e Saúde.
“Também estarei à disposição do nosso governador Robinson para, no Senado, interceder junto ao governo Dilma e articular parcerias que resultem na melhoria das condições de vida do povo potiguar. Meu propósito é o de sempre, o de somar esforços e contribuir com muito trabalho para que o nosso Estado viva cada vez mais dias melhores”, afirmou a petista na manhã de ontem, 28, em entrevista a O Jornal de Hoje, de Natal.
Ao avaliar o resultado das urnas, a senadora eleita disse que as vitórias da presidenta Dilma Rousseff e do governador Robinson Faria revelam o sentimento dos brasileiros de avançar ainda mais no País e, no caso dos potiguares, de fazer com que o Estado entre no trilho do desenvolvimento nacional.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vice-governador eleito do Rio Grande do Norte fala sobre eleição vitoriosa em entrevista na Rede TV

20
Fábio Dantas creditou  a vitória histórica ao povo potiguar 
O vice-governador eleito para a próxima gestão no Rio Grande do Norte, Fábio Dantas (PC do B) foi entrevistado nesta terça-feira (28) pelos jornalistas Juliana Celli e Túlio Lemos no Jornal Verdade da Rede TV e falou sobre os projetos para o Estado e sua contribuição no governo.
Fábio Dantas agradece os 877.286 votos da eleição que o elegeu na chapa do governador eleito Robinson Faria (PSD). “A nossa vitória foi histórica. O povo mostrou que a força política vem do povo que elege e derrota quem quiser", destacou Fábio Dantas.
Sobre a equipe de transição, o vice-governador antecipou que a equipe será anunciada na próxima semana. "Vamos levantar os dados atuais do Estado e faremos uma equipe técnica para organizar as próximas ações", argumentou.
Durante a entrevista, Fábio reafirmou que não aceitará ser secretário na gestão estadual. “Quero emprestar o mandato de vice-governador para ajudar o Rio Grande do Norte. Vou ser parceiro de Robinson no meu mandato, mas sem ser secretário”, destacou.
O papel vitorioso da coligação Liderados pelo Povo formada pelos partidos PSD, PT, PC do B, PP, PT do B, PEN, PRTB e PTC também foi elogiada pelo vice-governador eleito. “A nossa vitória veio do povo e teve apoio em cada um dos partidos que acreditara, apoiaram e ajudaram em todo o Rio Grande do Norte”, frisou.
Os temas políticos como a reeleição da Assembleia, a questão do orçamento na Assembleia e os projetos que serão prioridade no Estado também foram comentados durante a entrevista.

Mensagem da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno, aos servidores públicos do município

0 luanaÉ com o  sentimento de Gratidão que gostaria de fazer menção a todos os servidores públicos da Cidade de Areia Branca. Para tanto, venho direcionar meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que independente do cargo ou função que exercem em nossa Gestão vem desempenhando o seu dever de servir com o carinho e atenção que é peculiar a sua função.
Neste momento tão especial em que comemoramos o dia do Servidor Público, aproveitamos para refletir sobre nossas ações e a nossa magnífica função de SERVIR ao outro independente de posição social ou hierarquia. Somos eternos servidores do povo por isso, nossa grande importância para toda população.
Enquanto Gestora sou consciente das dificuldades que enfrentamos, bem como, das conquistas que juntos tivemos e ainda poderemos alcançar. Portanto, meus queridos amigos e amigas reitero a nossa gratidão em nome da Gestão Viva o Progresso pelos relevantes serviços prestados e conclamo a todos para a nossa bela MISSÃO de servir ao povo de Areia Branca com qualidade, carinho, atenção e determinação , pois somos seres humanos a serviço dos demais unidos por uma única causa SERVIR e fazer o bem, pois juntos seremos sempre mais fortes. Neste dia nos confraternizamos e agradecemos a Deus pela vida de cada um de vocês e por tudo que fazem com muito carinho pelo nosso querido povo areia-branquense.
Com muito carinho nos sentimos honrados em parabenizar todos os servidores públicos do Município de Areia Branca.
                               LUANA PEDROSA BRUNO MOURA
                          PREFEITA MUNICIPAL DE AREIA BRANCA

Robinson comemora vitória com o povão na tradicional descida do Alto de São Manoel, em Mossoró

IMG-20141027-WA0163
Robinson com Fátima Bezerra, Francisco José Júnior e Fábio Faria   
Os mais de 79 mil votos livres e corajosos dos mossoroenses foram comemorados pelo governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), na tradicional descida do Alto de São Manoel, na noite passada. Ao lado do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), Robinson agradeceu a multidão pelos votos e se emocionou.
“Entregamos a nossa campanha a vocês e vocês acreditaram e nos deram a vitória nas urnas. Vamos retribuir cada voto dado em Mossoró ao nosso 55! Retribuir com muito trabalho e benefícios para a população. Contem com esse homem batalhador que é Francisco José, na Prefeitura, com os nossos deputados estaduais e federais, com Robinson no governo, com Fátima no Senado, com Dilma na presidência do Brasil”, destacou Robinson.
No segundo turno, em Mossoró, Robinson recebeu a confiança de mais de 79.619 mil eleitores, que representa 71,66% dos votos válidos, ampliando a diferença para o segundo colocado em mais de 48 mil votos. “Eu sempre disse que nossa vitória começava por Mossoró, na terra da liberdade. Hoje a minha palavra é de agradecimento aos eleitores e de compromisso: iremos trabalhar dia e noite por melhorias para Mossoró e para o nosso Rio Grande do Norte”, reafirmou Robinson.
A festa do 55 foi comemorada também pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), pelo deputado eleito Betinho Rosado Segundo (PP), pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), pelo prefeito de Assú, Ivan Júnior (Pros), pelo prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), lideranças e amigos da região. 
IMG-20141027-WA0167
Multidão foi às ruas de Mossoró comemorar a vitória de Robinson

Inep libera acesso ao cartão de confirmação do Enem

Cartão de confirmação do Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, na tarde desta segunda-feira (27),  o acesso aos cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual.
O Enem 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o MEC, o envio dos cartões pelos Correios também terá início nesta segunda-feira. A versão enviada pelo correio é a mesma que pode ser acessada pela internet.
O cartão confirma o endereço e o local de provas de cada candidato, mas não é obrigatório apresentá-lo no dia do exame para poder fazer as provas. Ele também informa se o candidato fará a prova de linguagens com questões em espanhol ou inglês (de acordo com a escolha no ato da inscrição), se ele se inscreveu para o Enem para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e/ou se terá acesso a atendimento especial (no caso de deficientes) ou específico, no caso de gestantes, lactantes, idosos e sabatistas, por exemplo.
Quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar algum erro no documento deve entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161.
Neste ano, o Enem tem mais de 8,7 milhões de candidatos com a inscrição regularizada e que, segundo o Ministério da Educação, poderão participar das provas nos dias 8 e 9. O número é 21% mais alto do que na edição de 2013 do exame.
Realização das provas
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.
Fonte: G1

Desembargador Areia-branquense João Rebouças vai se tornar Imortal

joao_reboucasOs Acadêmicos da ALEJURN (Academia de Letras Jurídicas do RN) escolherão no dia 28 de novembro, das 09 às 16h, em sua sede situada à Av. Afonso Pena, 1155 – Tirol, o sucessor do escritor, professor e procurador do estado Miguel Josino Neto – morto em maio de 2014 – para a cadeira nº 19, que tem como patrono o jurista Claudionor Telógio, conforme informação prestada pelo seu presidente, acadêmico Adalberto Targino. A eleição está mais para plebiscito, pois há apenas um candidato: o escritor, professor e desembargador do TJ-RN João Batista Rebouças, que, mesmo, candidato único, terá de alcançar maioria absoluta por exigência estatutária e regimental, isto é 21 dos 40 acadêmicos aptos a votar.
O candidato único João Batista Rebouças, como todo e qualquer candidato, apresentou requerimento perante a Diretoria da ALEJURN, comprovando o exercício de todos os cargos da magistratura de carreira (concurso público de provas e títulos, nomeação para primeira entrância, promoções para 2ª e 3ª entrâncias até desembargador, exercício de diversos cargos na 2ª instância, professor e diretor da Escola Superior da Magistratura), autoria de livro e artigos científicos de Direito e conclusão do Curso de Mestrado em Direito. Teve seu currículo aprovado pela Diretoria da ALEJURN, que o analisou detalhadamente do ponto de vista técnico-científico (de erudição jurídica).

Henrique defende referendo para reforma política

Henrique-presidente
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse há pouco que o Congresso Nacional tem a obrigação de votar a reforma política, que é uma demanda da sociedade. “Essa pauta se impõe sobre as demais”, declarou. Na avaliação dele, a reforma deve ocorrer por meio de referendo popular.
No discurso de vitória proferido no domingo (28), após ter confirmada a sua reeleição, a presidente Dilma Rousseff defendeu o plebiscito para que a população opine sobre a reforma política.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Desfile cívico marcou as comemorações pelos 87 anos de emancipação política de Areia Branca


DSC_1640
Prefeita Luana Bruno assistiu o desfile no palanque oficial ao lado de autoridades e convidados
Ontem, 22, o município de Areia Branca completou 87 anos de emancipação política. Como acontece ao longo dos anos, um dos pontos altos das festividades alusivas à data foi o desfile cívico com participação das escolas das redes estadual, municipal e privada, além de outros órgãos e representações do governo municipal.
Com o tema “87 anos de Areia Branca: Educando para o respeito, a tolerância e a paz”, o desfile começou às 17h, com concentração das autoridades no palanque oficial armado no largo da Praça da Conceição, próximo ao Palacete Municipal. A prefeita Luana Bruno (PMDB) participou da festa cívica ao lado dos seus auxiliares e dos convidados.
DSC_1624
Pelotão da Marinha do Brasil abriu o desfile cívico
O percurso do desfile compreendeu a Avenida Deputado Manoel Avelino, local da concentração, e as ruas Coronel Fausto, Praça da Conceição, Coronel Liberalino, até o cruzamento com a Travessa Joaquim Nogueira, próximo à Câmara Municipal.
O município salineiro foi criado pelo Decreto Estadual de 16 de fevereiro de 1892, numa Resolução da Junta Governativa, desmembrando de Mossoró, ocorrendo sua instalação em 31 de março do mesmo ano. Em 24 de outubro de 1927, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade, pela Lei 656.
O território da atual cidade e município integrava o território do antigo arraial de Santa Luzia de Mossoró, do qual veio a se desmembrar em 1892.
DSC_1646
Programa de prevenção participou da festa cívica mais uma vez  
A paisagem das praias, seus acidentes litorâneos, hoje tão conhecidos, percorridos e anotados por sua população praieira, já eram apreciados e habitados pelos navegadores no período colonial.
Entre as novidades do desfile este ano, destaque para a participação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Areia Branca. Os paroquianos entoaram cânticos e soltaram pombos brancos, simbolizando a paz.
DSC_1664
Púbico compareceu em número expressivo para prestigiar a festa
O tema paz também foi a tônica do desfile da Secretaria Municipal de Assistência Social, que num telão apresentou um vídeo sobre a paz, tendo como fundo musical a música do mesmo nome, do grupo Roupa Nova.
Para a prefeita Luana Bruno, a gestão fez a sua parte proporcionando um grande desfile para o público que compareceu em número expressivo para prestigiar a festa cívica. Ela também agradeceu cada um dos auxiliares que contribuiu para o sucesso do evento que se superou em organização e grandiosidade. “Foi tudo muito bonito, foi tudo perfeito”, sintetizou a governante.
Confira mais flagrantes do desfile cívico alusivo ao aniversário da cidade.
DSC_1693DSC_1699DSC_1742DSC_1793DSC_1818DSC_1822DSC_1835DSC_1840

Taxa de Desemprego cai para 4,9%, início da série histórica

Em setembro, a taxa de desemprego ficou em 4,9% no conjunto das seis regiões metropolitanas, depois de marcar 5% no mês anterior, a menor em 12 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de setembro é o menor para o mês desde o início da série histórica, em 2002. No mesmo período do ano passado, o desemprego ficou em 5,4%. 
A quantidade de pessoas desocupadas chegou a 1,2 milhão e mostrou estabilidade na comparação com agosto. Já frente a setembro do ano passado, foi registrada queda de 10,9%. Quanto à população ocupada, que bateu 23,1 milhões, não houve variação nem em relação ao mês anterior nem diante de setembro de 2013.
“Ao longo de 2014, as comparações anuais [comparação entre os meses do ano anterior] mostram que você tem redução da procura, aumento da inatividade. E essa redução da procura de fato acaba diminuindo a taxa. A taxa cai porque menos pessoas buscam a posição no mercado. Você não vê redução significativa de postos, mas não observa formações significativas de postos. A população ocupada não vem se movimentando”, disse Adriana Araújo Beringuy, técnica da Coordenação de Rendimento e Emprego do IBGE.
O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado atingiu 11,7 milhões, ficando estável em ambas comparações.
 
DESEMPREGO EM SETEMBRO
Em %
11,51310,99,71097,77,76,265,45,44,92005201002,557,51012,515
Fonte: IBGE

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Novas adesões politicas fortalecem candidatura de Robinson Faria em Areia Branca

 Robinson fortalece seu palanque político em Areia Branca
Vereador Duarte com a esposa Barbará
Mais adesões políticas fortalecem a candidatura de Robinson Faria para Governador em Areia Branca. Depois da adesão de João de Beguinho que anunciou apoio a Robinson, na terça-feira 21 de Outubro foi a vez dos ex prefeitos Ruidembergue Souto  e Zé Alfredo  com eles os vereadores Tonho da Cohab, Duarte Junior e Nazareno Lemos, além de Iraneide Rebouças ex-candidata a Prefeita que também vota em Robinson, todos esses políticos votaram em Henrique no primeiro turno, a disputa pelo voto de governador na cidade será acirrada.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Reta Final: João de Beguinho adere a candidatura de Robinson Faria


Com mais de 11 mil votos obtidos no primeiro turno da atual campanha o ex-candidato a deputado estadual e atual vereador de Areia Branca João de Beguinho declarou apoio a Robinson Faria 55. A expressiva votação que João obteve em todo estado vai contribuir bastante para fortalecer Robinson Faria que disputa com Henrique Alves o governo do RN.  A adesão de João de Beguinho contabiliza mais um de diversos apoios que o candidato do PSD  recebeu essa semana e a noticia é destaque em toda imprensa do  RN.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Polícia Militar registra tentativa de homicídio no bairro Nordeste, em Areia Branca

Hospital Sara Kubitschek ficou lotado por populares e familiares da vítima de tentativa de homicídio registrada neste domingo (Foto: Carlos Júnior) 
Mais uma tentativa de homicídio é registrada em Areia Branca. Desta vez, foi alvejado por disparos de arma de fogo a pessoa de Rafael Barbosa da Silva, 25 anos, morador do bairro Ilha, em Areia Branca.
De acordo com informações passadas pela Polícia Militar, Rafael estava numa rua do bairro Nordeste por volta das 19h deste domingo (19), quando foi surpreendido por um indivíduo que chegou numa moto de cor vermelha, atirando e fugindo em seguida.
A vítima do atentado foi socorrida por populares e chegou ao Hospital Sara Kubitschek, em Areia Branca em um carro particular.
Na unidade hospitalar recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado consciente para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
De posse de informações de testemunhas e da vítima, policiais militares iniciaram as buscas para tentar identificar o suspeito de ter praticado o crime.
Ainda não se sabe a motivação para o ocorrido, que soma-se aos demais a ser investigado pelo delegado Renato Batista, titular da Delegacia de Polícia de Areia Branca.
Há menos de dez dias, duas pessoas foram assassinadas em Areia Branca. Primeiro foi morto enquanto trabalhava, o taxista Francisco Jonas Dantas, no último dia 11, na Rua Francisco Ferreira Souto, no centro. Dois dias após, foi vítima Daniel Carlos do Nascimento, em via pública no Projeto Crescer.

Prefeito de Mossoró intensifica campanha de Robinson e Dilma

DSC_0007 
Uma série de manifestações políticas realizadas pelo prefeito Francisco José Júnior em conjunto com a militância do PT tem movimentado a cidade de Mossoró. O final de semana foi intenso para as coordenações das campanhas de Robinson e Dilma, com carreatas, caminhadas e visita à zona rural.
No sábado, 18, pela manhã, aconteceu caminhada pelo centro da cidade na Marcha pela Educação. Com bandeiras de Dilma e Robinson, os militantes da Liberdade realizaram panfletagem e adesivaço em diversos pontos, mobilizando os eleitores e confirmando a liderança dos candidatos em Mossoró. À noite, o prefeito Francisco José Júnior comandou mais uma carreata pelo alto de São Manoel. Na manhã deste domingo, o prefeito continuou a mobilização, dessa vez seguindo pela zona rural, visitando diversas comunidades.

Para Fábio Dantas: “Eleição de Robinson sela fim de um ciclo na política do RN”


yuo78op
Em entrevista ao Jornal de Hoje, o candidato a vice-governador Fábio Dantas (PC do B) disse que caso as urnas do próximo domingo 26 de outubro confirmem o resultado da pesquisa Ibope anunciada na semana passada com vitória do candidato do PSD a governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, será o fim de um ciclo na política do Estado.
Essa eleição é muito mais que uma eleição. É o fim de um ciclo, de uma geração que governou o Estado durante mais de 40 anos. Ciclo que acaba agora, com a eleição de Robinson. A eleição de Robinson é o fim de um ciclo e o nascimento de uma geração. Não que seja uma geração de Robinson e de Fábio. Nada disso. Porque significa que se fizermos um bom governo, ficaremos. Mas, se não fizermos um bom governo, seremos substituídos por novos políticos”, afirmou Fábio em entrevista.

Lula não descarta disputar a Presidência em 2018

Luiz-Inacio-Lula-da-Silva-presidente-do-Brasil.-Foto-Arquivo-O-Globo 
O Correio Braziliense estama que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participa amanhã em Pernambuco de ato de campanha ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), não descartou, em entrevista a uma rádio local, na manhã desta segunda-feira (20), disputar a Presidência da República em 2018.
“Eu não posso pensar na eleição de 2018 agora. Quando chegar em 2018 eu terei 72 anos. Eu acredito que o Brasil terá quadros novos. Acho que já cumpri minha missão. Mas eu só posso dizer que não, porque eu não sei como será o contexto político daqui a quatro anos”, disse.

Trabalhadores nascidos em maio podem sacar amanhã abono salarial do PIS

Os trabalhadores com aniversário no mês de maio vão receber nesta terça-feira (21) o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito disponível no banco corresponde a um salário mínimo, R$ 724. Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 23 milhões de pessoas no País têm direito ao benefício.
Os depósitos desta fase final foram iniciados no dia 14 para aqueles que nasceram em abril. O dinheiro pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. O cronograma de pagamento do PIS referente ao período 2014-2015 será concluído no próximo dia 31 de outubro, com o pagamento do benefício para os nascidos no mês de junho.

Prefeita de Areia Branca autoriza o início das obras de reconstrução da “Praça do Pôr do Sol”

 Prefeita Luana e o vereador João Paulo visitaram a antiga praça do por do sol
 Engenheiro Diego apresentou a planta da obra
 Uchoa Construções já começou a demolição
A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), assina nesta sexta-feira, 17, a ordem de serviço para início das obras de reconstrução da Praça Dix-sept Rosado, batizada de “Praça do Pôr do Sol” por proporcionar um belo visual para quem gosta de apreciar o entardecer do ponto mais estratégico do Cais Tertuliano Fernandes.
A assinatura do termo que autoriza o início imediato da obra, será no gabinete da prefeita, na tarde de hoje, entre Luana Bruno e o empresário Vitor Uchôa, da Uchôa Construções, empresa que executará o projeto.
No rol das metas administrativas estabelecidas para o período, a prefeita Luana Bruno destaca a melhoria da infraestrutura dos espaços verdes no perímetro urbano da cidade, o que inclui reforma e recuperação de praças e canteiros nas vias públicas.
 Praça do Por do Sol
 Acessibilidade
 Ambiente com espaço de frente pro mar
 A Nova praça terá seu espaço gastronômico 
Espaço para  comercialização de artesanato

Uern inicia hoje as inscrições para o PSVI/2015 devendo ser feitas exclusivamente pela internet


00
A Uern ofertará 2.184 vagas pelo sistema misto
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia nesta segunda-feira, 20, as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI/2015) que permite ingresso na instituição. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.uern.br/comperve.
A Uern ofertará 2.184 vagas pelo sistema misto: sendo 40% das vagas para ingresso pelo PSVI  e 60% pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  As cotas para alunos da rede pública (50%) e para pessoas com necessidades especiais (5%) serão mantidas nas duas formas de ingresso.
O prazo para inscrição no processo começa hoje e se encerra em 6 de novembro. A taxa é R$ 110, a mesma do vestibular passado. Os candidatos que solicitaram isenção e não apresentaram a documentação comprobatória também deverão pagar a taxa de inscrição.
As provas do Processo Seletivo serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro.

domingo, 19 de outubro de 2014

DESCALABRO GOVERNAMENTAL DO RN : FELICIDADE NA PROPAGANDA E RUÍNA DAS CONTAS PÚBLICAS

Por Wellington Duarte
 
Na Constituição da República Federativa do Brasil, nome oficial do nosso país para quem não sabe, não há nenhum artigo que fale sobre a possibilidade de os cidadãos eleitores mandarem um péssimo governante pastar. Tem na Constituição da Venezuela e da Bolívia, mas na do avançado Brasil não.
E ai o que vemos, com muita frequência é o “arrependimento” coletivo de algumas comunidades diante do descalabro de algumas gestões, e ai tentam de tudo: compartilhamentos, gritos nas redes sociais, amuamentos jurídicos e raiva explícita via manifestações difusas. Não adianta, e as pessoas mais informadas, mesmo raivosas e injuriadas, sabem bem disso.
O caso emblemático é o do RN. O (des)governo da aliança DEM-PDMB, a “pax” pública do século XXI, se arrasta melancolicamente e a notícia mais recente, a de que não há dinheiro para pagamento de salários dos servidores e a tresloucada, mas organizada (sic) decisão de sair cortando gastos da máquina em 20%, anuncia aos embasbacados cidadãos potiguares que, se as secretárias pouco ou nada fazem, a partir de agora nada ou pouco farão. Parece que a patética maquiagem das propagandas não serviu para mascarar o desastre ambulante que ainda governará as nossas paragens até 31 de dezembro de 2014.

Para completar o cenário de caos, nesta quinta (26) o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), uma bem azeitada máquina sindical controlada há décadas pelo PSTU, reuniu seus filiados e anunciou em alto e bom som, que os profissionais da área da saúde, à exceção dos “deuses de branco”, paralisarão suas atividades a partir de 1° de agosto, depois de passarem mais de dois meses levando um belo de um “chá de cadeira” do governo estadual[1] que nada oferece além do “eu sei que está ruim” do elegante bem falante secretário da pasta, Luis Roberto.
Desorientado e movido pela velha raiva das elites coronelísticas o governo estadual investiu contra o não menos poderoso Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do RN (SINTE-RN), que representa os professores e servidores estaduais da educação, indo buscar nos registros do Ministério do Trabalho e do Emprego (MINTE) elementos para desqualificar a ação desse sindicato, que vem batendo duro no governo.
O que os “burocratas”, o nobre e desinformado procurador Manuel Josino e a secretária de educação, Betânia Ramalho, que se apressou em dar uma alfinetada nos sindicalistas, não sabem é que existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a representação sindical desde que haja documentos provando a existência de assembleias que os criaram e o registro cartorial. O tiro saiu envergonhadamente pela culatra. É muita incompetência para um governo só.
Além do descalabro administrativo, outro elemento que chama a atenção é o endividamento público estadual, que passou de R$ 10,1 milhões em 2012, para quase R$ 400 milhões em 2013, fruto de um empréstimo para garantir outro empréstimo de R$ 1,2 feito junto ao Banco Mundial, e que ainda não chegou, além dos desvarios dos clãs governantes, mostram a mais estapafúrdia falta de competência política e administrativa dessa pseudo-gestão, que nem sequer teve a capacidade de construir as estradas que dão acesso ao mastodonte privado que receberá aviões na vizinha São Gonçalo do Amarante, a pérola de desenvolvimento que os prefeitos da Grande Natal esperam ansiosamente.
Eleita para “moralizar” o RN, como se os clãs fosse bastiões da moralidade, esse governo tem mostrado um cinismo que irrita até os mais calmos. Vale lembrar que no começo de 2013 a gestora do governo, Rosalba Ciarlini Rosado, veio a público sorridente e disse que as contas do estado estavam equilibradas. Pouco mais de seis meses depois está um caos[2].  Os narizes dos pinóquios governamentais estão crescendo a olhos vistos.
Tal qual a catástrofe municipal na figura da ex-prefeita Micarla de Souza, apoiada pela mesma “dupla” DEM-PMDB, a gestão de Rosalba Ciarlini (DEM), mais uma vez mostra que o compromisso dos clãs é da manutenção do poder via o descarado compadrio, a cooptação via favores e a mais absoluta falta de sintonia com as demandas sociais. Infelizmente o horizonte parece apontar para o eterno retorno do mesmo.

sábado, 18 de outubro de 2014

TUCANOS E PETROBRÁS : UMA (TERRÍVEL) HISTÓRIA DE AMOR

Por Wellington Duarte
Ver e ouvir os “destemidos” e “honestos” tucanos defenderem a “aparelhada” Petrobrás, pode dar ênfase à visão de que a proposta dos senhores da elite paulista é, de fato, revigorar a empresa e lhe dar “gestão responsável”, resgatando-a da “quadrilha de petralhas”, conforme disse a ex-integrante dessa “quadrilha”, a senhora Marina Silva, que alardeou isso aos quatro ventos nas suas propagandas eleitorais e que tem sido repetido à exaustão pelos robôs tucanos nas redes sociais. À primeira vista parece que o amor dos tucanos pela Petrobrás é insofismável, tal qual o clássico amor de Romeu e Julieta, ou seja, amor incondicional por esse patrimônio criado no governo de Getúlio Vargas, em 1953.
Mas, como no Brasil, a memória tende a ser “construída” a partir do ponto de vista das elites, o “modo tucano” de lidar com os trabalhadores tem sido pouco revelado nessa guerra eleitoral, tem sido simplesmente APAGADO da memória daqueles que ainda a tem. Mas a história é terrível. Deixa rastros, documentos, impressões digitais e revela que nem sempre a máscara pode esconder o que está por trás dela.
O tal amor do PSDB pela Petrobrás foi expresso muito bem durante os oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso, o mesmo sociólogo que vive amuado pelo fato de que os “desinformados nordestinos” terem possibilitado a ida de Dilma ao segundo turno. Aécio Neves, o douto guardião da moral e incorruptível por natureza, afora o aeroporto que construiu nas terras do seu parente e de ter defendido o vestal Demóstenes Torres (DEM), flagrado em atos anti-republicanos,parece ser outro apaixonado pela Petrobrás, e faz parte dessa ordem de querubins vindos do Céu para lutar contra  o Grande Satã Lula e o seu exército de “petralhas”. Mas a maldição da história quebra a mais ardente das paixões.
Corria o ano de 1995, primeiro ano do governo FHC, cujo mandato se iniciava com o respaldo da mídia, dos partidos conservadores e até de progressistas e de meio mundo, por ter “debelado” o “dragão da inflação”, numa tacada monetarista que ficou conhecido como Plano Real, perfeito em quebrar o ciclo inflacionário e mais ainda em preparar o país para o mais colossal programa de desmonte social já feito. Mas tudo eram flores, e os faunos corriam pelos campos verdejantes do Brasil afora, encantando os brasileiros e afins.
Naquele ano, em três de maio, a Federação única dos Petroleiros (FUPE), uma das mais aguerridas entidades sindicais do país, deflagra uma greve, depois que o recém-empossado FHC, quebra um acordo assinado entre a Petrobrás e os petroleiros, em 22 de novembro de 1994, no apagar das luzes do governo de Itamar Franco. O “modo tucano” de governar iniciou-se com a quebra, pura e simples, de um acordo.
Greve deflagrada, começa aí a história de um governo que, seguindo a regra dos liberais, teve como objetivo quebrar a espinha dorsal do sindicalismo brasileiro e assim evitar oposição ao Plano Real. FHC ordenou ao exército a ocupação de refinarias, prendeu centenas de petroleiros e demitiu outras centenas de dirigentes sindicais, além de conseguir, como não podia deixar de ser, o apoio do Judiciário que meteu multas milionárias nos sindicatos. FHC recebeu ajuda até de assessores de Margareth Tatcher, que tinha destruído o movimento sindical britânico, quando da greve dos mineiros.
À mando de FHC o exército ocupou as refinarias da Petrobrás em 1995
 Mas, como recordar faz bem às almas, penadas ou não, vale citar as outras “bondades” feitas por FHC durante o “tucanato”, na “adorada” Petrobrás. Vejamos tais bondades tucanas.
1 – Como ministro da Fazenda, ainda em 1994, MANIPULOU a estrutura de preços dos derivados de petróleo, de forma que nos seis meses que antecederam a entrada em vigor do Plano Real, os combustíveis tiveram aumento médio de 8% abaixo da inflação ao mês, e como o cartel internacional das distribuidoras tiveram, no mesmo período, aumentos de 32%, houve uma PERDA de pouco mais de US$ 3 bilhões (em dinheiro de hoje mais ou menos R$ 7 bilhões) sob a forma de perdas no faturamento, da qual os cartéis se aproveitaram. Quanto amor.
2 – Ao iniciar seu mandato, FHC baixou um decreto que criava o Serviço de Informação e Apoio Legislativo (SIAL), um “departamento araponga”, que buscava identificar funcionários públicos que fosse à Brasília, falar com parlamentares. Como os deputados e senadores estavam sempre chamando funcionários da Petrobrás para que estes lhes dessem apoio, os mesmo passaram a ser vigiados “com todo carinho”.
3 – Ainda em 1995 o governo assinou um contrato do Gasoduto Bolívia-Brasil, que acabou sendo o pior contrato já assinado até então, e que faz Pasadena ser piada. Um projeto economicamente inviável, que a Petrobrás assumiu tendo perdas financeiras, pois a Petrobrás era obrigada a pagar determinada por quantidade de gás, utilizando ou não, além de desviar recursos da Bacia de Campos, para investir nesse Gasoduto. Tudo com muito amor e carinho.
4 – No mesmo ano de 1995 o nobre FHC mandou para o Congresso um conjunto de mudanças constitucionais, incluindo nelas, a quebra do monopólio do petróleo. Para conseguir seus objetivos utilizou-se de pressões, compra de votos e tudo que os vestais tucanos juram não fazer. A partir daí as empresas internacionais passaram a ter acesso à exploração, produção, transporte, refino e importação de petróleo.
5 - O saco de “bondades” de FHC para com a Petrobrás era tanto, mas tanto, que resolveu , em 1997, promulgar a Lei 9.478/97 que abriu o capital da empresa para investidores estrangeiros. Isso reduziu a participação acionária do Estado. Na prática, mais pessoas - inclusive estrangeiras - passaram a dividir os lucros da empresa sem que para isso fizessem investimento direto na Petrobras. O amor dos tucanos pela Petrobrás daria um ótimo filme.
6 - Em 1998 o governo federal impediu a Petrobras de obter empréstimos no exterior de emitir debêntures para a obtenção de recursos para novos investimentos. Ao mesmo tempo, FHC criou o Repetro (regime aduaneiro especial), isenção fiscal às empresas estrangeiras que importam equipamentos de pesquisa e lavra de petróleo, sem a devida contrapartida para as empresas nacionais. Com isso, cinco mil empresas brasileiras fornecedoras de equipamentos para a Petrobras quebraram, provocando desemprego e perda de tecnologia nacional.
E para culminar esse amor (estranho amor), em dezembro de 2000, o governo FHC anunciava que iria mudar o nome da empresa para PETROBRAX, para “unificar a marca e facilitar o seu processo de internacionalização”. O custo da mudança da logomarca? Mais de R$ 50 milhões.
Apresentação da PetroBrax, em dezembro de 2000 : era preciso apagar a Petrobrás da memória do brasileiro
 A mudança de nome não deu certo e, no governo Lula, os petroleiros demitidos foram readmitidos, mas parece que a retomada dos investimentos e o novo crescimento da Petrobrás fez com que o velho amor dos tucanos pela empresa revivesse.
Acreditar no amor tucano pela Petrobrás é o mesmo que acreditar queo Íbis participará do Campeonato Brasileiro do ano que vem, a convite da sempre honesta e ilibada Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 
Acredite se quiser.