sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rio Grande do Norte foi pioneiro na garantia de igualdade política para as mulheres

O dia internacional da mulher está se aproximando e é hora de começar a homenageá-las a exaustão. Sexo frágil? Aqui no RN não tem disso não. O Estado foi o pioneiro na garantia dos direitos sociais das mulheres. Tivemos as primeiras eleitoras e a primeira prefeita do Brasil. O estado também é comandado há 10 anos por mulheres e a presidente do TJ é uma mulher. Alguém duvida que o RN é um estado de alma verdadeiramente feminina?
Ampliar

Grupo das primeiras eleitoras do Brasil. Rio Grande do Norte,1928. Arquivo da Federação Brasileira para o Progresso Feminino.

O sufrágio feminino era uma questão polêmica nas primeiras quatro décadas da República no Brasil. A constituinte de 1890 garantia o direito do exercício das funções políticas aos cidadãos brasileiros, estabelecendo interpretações conflitantes. O primeiro estado da federação a garantir a igualdade política para as mulheres foi o Rio Grande do Norte, em 1928. Seguindo o precedente criado, mulheres de outros estados passaram a requerer e obter o registro eleitoral. Finalmente, a lei eleitoral de 1932, que instituiu o voto secreto e a Justiça Eleitoral, reconheceu o direito na Constituição de 1934.


Fonte: V&C