sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gerente da Juventude inicia diálogo para a retomada do Programa Primeiro Emprego


<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
Jocsã conversou com Luiz Santiago, da Norsal, sobre a retomada da parceria 
A inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho é o objetivo do Programa Primeiro Emprego (PPE), iniciativa de sucesso implantada na primeira gestão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que está sendo retomada por meio da Gerência Executiva da Juventude.
A iniciativa tem à frente o gerente Jocsã Cerqueira, que já manteve contatos com empresas como a Norte Salineira (Norsal), que tem sido parceria do município na geração de empregos e no desenvolvimento de ações voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como de cunho social, tendo como foco as camadas de baixa renda da população.
No ano passado o vereador Sandro Góis (PV), que é líder do Executivo na Câmara Municipal de Areia Branca, apresentou naquela Casa um requerimento no qual solicitava a reativação do PPE, que, no seu entender, é uma importante ferramenta, uma porta que se abre para o jovem buscar seu lugar no concorrido mercado de trabalho. "Com a retomada do Programa Primeiro Emprego, o prefeito “Souza” estará injetando ânimo nos jovens que veem a iniciativa como uma oportunidade de conquista de um emprego digno, além de estar combatendo o desemprego no município", disse o edil quando da justificativa da matéria em plenário, que foi aprovada à unanimidade.
Para o gerente de Juventude, Jocsã Cerqueira, com base na metodologia do programa é fácil a sua retomada, uma vez que é resultado da parceria entre o município e o empresariado local. Na sua execução, o poder público entra com a metade do valor mínimo de referência (salário mínimo vigente) mais os encargos sociais, enquanto o empresa contratante banca a outra parte.
Em sua primeira fase o programa contemplou jovens oriundos de famílias cuja renda mensal não ultrapassava meio salário mínimo, diagnosticadas como de acentuada carência.
Se for preservado o seu formato original, para ingressar no programa alguns critérios devem ser observados, como a faixa etária do beneficiário entre 16 e 24 anos, estar frequentando a sala de aula, além de a família ter comprovadamente uma renda mínima que não ultrapasse o salário mínimo vigente no país.
O gerente da Juventude disse que os contatos mantidos até agora foram proveitosos e a perspectiva é o ingresso de muitos jovens areia-branquenses no mercado de trabalho.
Uma das reuniões de Jocsã Cerqueira foi com o diretor-administrativo da Norsal, engenheiro Luiz Santiago, que se mostrou interessado em contribuir com a iniciativa, prometendo abrir espaço no quadro funcional da empresa para absorver os primeiros beneficiários do programa, nessa nova fase, cujo número de vagas a serem preenchidas será divulgado breve, pelo próprio diretor.
Além do representante da Norsal, Jocsã Cerqueira também conversou com o diretor-administrativo do Supermercado Show de Preço, Medeiros Maia, que possui um significativo número de empregados, a maioria de perfil jovem e do sexo feminino. O empresário louvou a iniciativa da atual gestão em reeditar o Programa Primeiro Emprego e se colocou à disposição para a retomada da parceria.