terça-feira, 26 de abril de 2011

Para plantonista do Maria Alice, fechar pronto-socorro sem abrir UPA é "desonesto"

O anestesiologista José Madson Vidal volta ao twitter para protestar contra o fechamento do pronto-atendimento pediátrico no Hospital Maria Alice Fernandes, que, mudando o perfil do atendimento,passará a receber casos de urgência apenas se forem "urgências referenciadas", como disse o secretário de Saúde, Domício Arruda. 
Eis os questionamentos do médico que dá plantão no Maria Alice, em posts do TT enviados ao twitter do Blog e ao secretário Domício: 


@josemadsonvidal - @domicioarruda @thaisagalvao mudar o perfil do PA (pronto-atendimento), significa fechar a porta do PS (pronto-socorro) do HMAF para a população? Só urgências referendadas? 

@josemadsonvidal - @domicioarruda @thaisagalvao para fechar o PS do HMAF tem que criar novas UPAs. Se não for assim é desonesto e injusto. Onde vão ser as novas UPAs? 

@josemadsonvidal - @domicioarruda @thaisagalvao agora tem que dizer aos pais onde eles vão levar as crianças com febre, diarréia, asma, vômitos, dor.. 

@josemadsonvidal - @domicioarruda @thaisagalvao fecharam o PS do Maria Alice e agora encontraram a solução mágica: "mudar o perfil" do PS. Grave: não criaram novas UPAs. 

@josemadsonvidal - @domicioarruda @thaisagalvao eu não acredito: deixaram fechar o maior Pronto-Socorro de pediatria do estado e agora encontraram a solução. 

@josemadsonvidal - @domicioarruda @thaisagalvao quem vai dizer o que é ambulatório e o que é urgência? Onde? Quem vai classificar? Vai ser no próprio hospital? 

@josemadsonvidal - @thaisagalvao @domicioarruda o problema atual : não há rede adequada de acolhimento para as crianças em nenhum dos níveis de assistência.

OBS Blog: Lembro aqui que a Rosalba Gove é pediatra!