O site 'Show de Centavos' é anunciado no programa do apresentador Ratinho da forma como o nome sugere. O consumidor poderá comprar produtos por míseros reais, valorizando os centavos. Mas a verdade não é bem assim.
Quando o internauta se cadastra no site e assiste o vídeo explicativo (se é que assiste) descobre que os centavos são fictícios. Para poder participar dos chamados lances é necessário comprar créditos que estão disponíveis a partir de R$ 30.
Após comprar os créditos começa o jogo de azar. Em cada lance, um crédito é transformado em um centavo e o valor adicionado ao produto desejado. Reparam no truque? Cada crédito de 1 real vira 1 centavo.
Supondo que você tenha comprado os R$ 30 em créditos e resolva disputar um produto com outros usuários que também estejam on line querendo o mesmo que você, poderá gastar tudo em fração de segundos, quase como se estivesse apostando em um cassino.
O engraçado é que faltando 1 segundo para acabar o prazo dado pelo sistema, se um internauta der um novo lance, mais 15 segundos são adicionados ao tempo numa espécie de roda que não parar de girar até que todos desistam e apenas uma pessoa "ganhe". Essa situação me leva a uma pergunta: o que impede o site de ter um robozinho que faça apostas falsas só para estimular as pessoas a darem novos lances?
Como cada lance de 1 centavo na verdade vale 1 real, o produto não é exatamente vendido pelo valor apresentado. Se uma câmera digital anunciada por R$ 400 for arrematada por R$ 23,15, por exemplo, na verdade significa que o site conseguiu mais de R$ 2 mil por ela, concordam?
A ideia é genial, não há dúvida. E a crítica aqui não está direcionada ao potencial de faturamento do 'Show de Centavos', mas sim à propaganda na televisão que não explica corretamente o seu funcionamento, além do vídeo tutorial que mais parece uma lavagem de mãos ao estilo Judas. Sem contar que o próprio site exige que você concorde com um termo de compromisso no qual "esclarece" que não se trata de jogo de azar. É possível algo assim vindo de uma empresa que conta com a parceria de um gigante como a Ricardo Eletro?
Mas e os R$ 30 que gastei nos lances, perco tudo? O site diz que você poderá utilizá-la como desconto na compra do produto no qual você apostou. Não pode utilizar em outro? Não. E se eu não quiser comprar aquele item? Então, como diz a malandragem: "Perdeu, playboy".
Fonte: Blog do Chris