No dia 4 de maio de 2006 a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Sanguessuga para desarticular o esquema de fraudes em licitações na área de saúde.
A organização criminosa negociava liberação de emendas de parlamentares no Orçamento e, após isso, manipulava a licitação e fraudava a concorrência para aquisição de equipamentos, como ambulâncias, através de empresas de fachada.
Assim, os preços da licitação eram superfaturados, chegando a ser até 120% superiores aos valores de mercado. O "lucro" era distribuído entre os participantes do esquema, que começou em 2001, na gestão de José Serra à frente do ministério da saúde. Rosalba era prefeita de Mossoró.
No diálogo a seguir, de 04 de outubro de 2006, um interlocutor da prefeitura pede uma "atuação imediatamente"de Galbi Saldanha - que precisava ir à Salinas, concessionária Ford, para resgatar as notas fiscais das ambulâncias compradas, supostamente por meio do esquema:
"Os auditores do Tribunal de Contas e do Ministério da Saúde estão em Mossoró fiscalizando a prefeitura a respeito daquele negócio das ambulâncias das sanguessugas. E nós compramos umas ambulâncias à época (...). Gostaríamos que você fosse lá na Salinas senão vai lascar Rosalba, pelo amor de Deus..."
(Com informações do blog Daniel Dantas)