quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hoje é dia do Estudante


Se você ainda está na escola, na faculdade, fazendo pós-graduação, mba, mestrado, saiba que no dia 11 de agosto foi o seu dia: o Dia do Estudante!
Apesar de ser um dia bastante badalado nas instituições de ensino de todo o Brasil, poucas pessoas realmente sabem quando se iniciou e por qual motivo é comemorada essa data.
No ano de 1827, no décimo primeiro dia do mês de agosto, o então Imperador do Brasil, D. Pedro I, instituiu os dois primeiros cursos ciências jurídicas e sociais do país. Um na cidade de São Paulo e o outro em Olinda – depois viria a ser transferido para a capital Recife.
Para a época, esse foi um grande feito do Imperador, uma vez que os interessados em aprofundar seus estudos no universo das leis, tinham que ir além-mar para Coimbra, em Portugal, haja vista o fato desta ser a localidade mais próxima que abrigava uma faculdade.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos.
Incorporada à USP no ano de 1934, já passaram pela escola do Largo São Francisco inúmeros escritores, poetas, artistas e um total de nove Presidentes da República.
No centenário da criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes do Brasil. Com isso, ficou instituído no ano de 1927, que 11 de agosto (dia da fundação do primeiro curso de ciências jurídicas e sociais) seria o Dia do Estudante, em 1927.
Aos estudantes de plantão, segue a Oração dos Estudantes.
“Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV .
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.”