O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho(foto), vai representar o governo brasileiro, em Genebra, na Suíça, durante a assinatura de um protocolo de intenções para promover o trabalho decente no Brasil. Garibaldi viaja nesta quinta-feira(9).
A partir dessa formalização, a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar passará a ser responsável pela coordenação de atividades que incluem o combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo, à adoção de práticas discriminatórias ou que atentem contra a liberdade sindical e de associação.
Garibaldi fará um pronunciamento na segunda-feira(13), quando apresentará um perfil completo da previdência social brasileira durante sessão promovida pela Associação Internacional de Seguridade Social (AISS).
Ele comentará sobre iniciativas importantes do Ministério, como o Programa Empreendedor Individual; e também falará sobre o desafio para adequar a previdência à demanda gerada pela forte elevação no percentual de idosos no quadro populacional brasileiro.
A assinatura do protocolo será dia 16, dentro da programação da 100ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que está sendo realizada desde de 1º de junho. O evento é promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, também fazem parte da delegação designada pela presidenta Dilma Rousseff para participar da reunião.
A 100ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho se estenderá até o próximo dia 17.