A governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria apresentaram, sexta-feira passada, a nova marca e o slogan do governo do Rio Grande do Norte.
A assessoria de comunicação do governo distribuiu release com fotos dizendo que a marca e o slogan traduzem os valores (austeridade, seriedade) cujo principio maior é a impessoalidade que deve orientar a publicidade governamental.
Balela! Conversa! Nem a marca nem o slogan são impessoais. Traduzem sim, uma estratégia de marketing com a estilização do R (de Rio Grande do Norte, de Rosalba e até de Robinson) e um slogan voltado para o passado, (reconstruir) - com o olho no retrovisor - e uma promessa vaga para o futuro (avançar).
Quantas vezes o Rio Grande do Norte vai ser reconstruído? O vice-governador é a mesma pessoa que apoiou o governo passado durante sete anos. Vai avançar para onde? Qual o rumo? Rosalba quer “fazer acontecer”? É preciso dizer como faz acontecer. Até agora não disse. Não apresentou um Plano de Governo.
Por enquanto, eficiente mesmo, nesse governo, é a agência Art&C que fez acontecer, criando a marca e o slogan.
Quem criou a marca e o slogan – a agência Art&C - entende do riscado. Sabe porque utilizou uma tipologia simples para atingir a grande maioria de nosso povo, alfabetizado e semi-alfabetizado.
Cada governo novo que entra cria uma marca e slogan a seu bel prazer. Tem que acabar com isso. Os governantes passam e o Rio Grande do Norte continua. Governo austero e impessoal é simples: sua marca e o slogan estão em alguns dos símbolos do estado – bandeira, brasão.
O governo podia ter economizado tempo e dinheiro com essa marquetagem.