terça-feira, 7 de setembro de 2010

Presidente Lula abre desfile de 7 de Setembro em Brasília

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu oficialmente as comemorações do 7 de Setembro passando as tropas em revista. O tema do desfile deste ano é Viva o Brasil que Existe em Cada um de Nós.

Entre as autoridades presentes ao evento estão o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso, e o presidente da Câmara, Michel Temer.

A Esquadrilha da Fumaça faz um voo de abertura e na sequência será aceso o fogo simbólico, que representa o patriotismo do povo brasileiro. Também haverá apresentação da pirâmide humana, do batalhão de polícia do exército brasileiro. O desfile irá contar ainda com a presença de ex-integrantes da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).


O público já começa a lotar as arquibancadas da Esplanada dos Ministérios, onde o desfile acontece. A previsão é que 30 mil pessoas acompanhem o desfile. Este ano, vai haver também a participação de manifestações culturais, como grupo de bumba meu boi e quadrilha junina.

Por causa da seca e da baixa umidade do ar em Brasília, o desfile será mais curto que o habitual. Esse é o segundo ano que o evento vai ser menor por causa das condições climáticas e deve durar uma hora e meia. Em outros anos, o desfile durava mais de duas horas.

Este é o último desfile de 7 de Setembro com a participação do presidente Lula, que está no último ano de mandato.