terça-feira, 21 de setembro de 2010

Carlos em Caicó: "Há oito anos o Seridó espera pelo Distrito Industrial e pela Barragem das Oiticicas"


Carlos, Álvaro e Henrique em Caicó


O final de semana de campanha eleitoral da coligação “Coragem Prá Mudar” terminou na noite deste domingo(19) na cidade de Caicó.

Antes de Caicó, Carlos Eduardo e seus companheiros fizeram campanha neste domingo nos municípios de Carnaubais, Pendências, Alto do Rodrigues e Itajá.

Em Caicó, Carlos Eduardo teve a companhia do candidato a vice Álvaro Dias, do candidato a senador Sávio Hackradt, do deputado federal Henrique Alves e do candidato a deputado estadual Roberto Germano.

Carlos Eduardo afirmou que o Seridó precisa avançar no rumo do desenvolvimento e da industrialização. “Há oito anos a região espera pelo Distrito Industrial e pela Barragem de Oiticicas. Não é possível mais viver da omissão e do descaso”, disse o candidato do PDT.

Projeto de Lei: Concursos públicos poderão reservar até 5% de vagas para idosos

Pelo menos 5% das vagas de concursos públicos poderão ser destinadas a candidatos com mais de 60 anos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo impedir essa cota.

É o que prevê proposta que poderá estar na pauta da próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), prevista para ocorrer no dia 6 de outubro.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) já veda a fixação de limite máximo de idade como quesito para admissão em emprego público, ressalvadas as situações em que a natureza do cargo o exigir.

O que o autor do projeto (PLS 60/09), senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), propõe é acrescentar a essa lei a reserva da cota para pessoal com mais de 60 anos, o que, segundo argumenta, beneficiará a sociedade "pela contribuição social e profissional que pessoas mais maduras e experientes podem oferecer".

Ele explica ainda que boa parte dos idosos são hoje chefes de família, com renda média, inclusive, superior aos lares chefiados por não idosos.

Em sua argumentação, Valadares cita estimativa indicando que, em 2020, 13% da população do país terá mais de 60 anos, o que representará um contingente em torno de 30 milhões de pessoas.

Para o senador, garantir trabalho aos idosos é uma forma de preparar a sociedade para o crescimento desse segmento. "Não é admissível deslocar o problema para o futuro e não tomar medidas desde logo", alerta Valadares.

O senador por Sergipe registra ainda que a Constituição federal (art. 37) já determina reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos, direito regulamentado pela Lei 8.112/90, a qual fixa cota de até 20% do total de vagas em disputa.

Voto favorável - Em seu voto favorável, a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), concordou com Valadares sobre a necessidade de proteção ao crescente contingente de idosos brasileiros. "Crescimento esse que é uma tendência claramente para os anos vindouros", frisou ela.

Para Lúcia Vânia, o projeto dá ainda esperança às pessoas da terceira idade, as quais, por falta de emprego disponível, enfrentam problemas com "frustração e baixa autoestima".

O projeto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se for aprovado na CCJ e não houver recurso para que seja votado em Plenário, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Presidente Lula abre desfile de 7 de Setembro em Brasília

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu oficialmente as comemorações do 7 de Setembro passando as tropas em revista. O tema do desfile deste ano é Viva o Brasil que Existe em Cada um de Nós.

Entre as autoridades presentes ao evento estão o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso, e o presidente da Câmara, Michel Temer.

A Esquadrilha da Fumaça faz um voo de abertura e na sequência será aceso o fogo simbólico, que representa o patriotismo do povo brasileiro. Também haverá apresentação da pirâmide humana, do batalhão de polícia do exército brasileiro. O desfile irá contar ainda com a presença de ex-integrantes da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).


O público já começa a lotar as arquibancadas da Esplanada dos Ministérios, onde o desfile acontece. A previsão é que 30 mil pessoas acompanhem o desfile. Este ano, vai haver também a participação de manifestações culturais, como grupo de bumba meu boi e quadrilha junina.

Por causa da seca e da baixa umidade do ar em Brasília, o desfile será mais curto que o habitual. Esse é o segundo ano que o evento vai ser menor por causa das condições climáticas e deve durar uma hora e meia. Em outros anos, o desfile durava mais de duas horas.

Este é o último desfile de 7 de Setembro com a participação do presidente Lula, que está no último ano de mandato.

Quércia renuncia à candidatura ao Senado


São Paulo – Candidato do PMDB ao Senado, o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia renunciou hoje (6) à sua candidatura. Em nota, ele atribuiu sua decisão à necessidade de se submeter a um tratamento médico e manifestou seu apoio ao candidato do PSDB ao senado, Aloysio Nunes Ferreira.

Nos últimos dias, Quércia já havia deixado de fazer campanha nas ruas para se submeter a exames médicos. Sem revelar o diagnóstico ou fazer qualquer menção a um possível tratamento de câncer de próstata, o ex-governador disse apenas que a decisão foi tomada em conjunto com sua família.

“Entendo que essa atitude, neste momento, apesar de difícil, é a mais correta a bem dos interesses da coligação, do meu partido, do meu estado e de meu interesse em recuperar minha saúde”, declarou Quércia antes de justificar as causas pelas quais acredita que seus eleitores devem votar em Nunes.

“Ele reúne todas as condições de representar São Paulo no Senado da República, pela sua história, seu compromisso com São Paulo e pela forma como ajudou o governo José Serra a desenvolver seu trabalho”, atestou Quércia, um dos poucos peemedebistas a apoiar a candidatura presidencial de José Serra.

Quércia tinha 23% das intenções de voto na última pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope no final de semana, atrás de Marta Suplicy (PT) com 36%, e de Netinho (PCdoB) com 26%. Já Aloysio Nunes aparece em quinto lugar, com 12% das intenções de voto, atrás do senador Romeu Tuma (PTB), que disputa a reeleição e conta com 13%.
 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Carlos Eduardo critica Rosalba por ter fechado hospitais em Mossoró

O candidato do PDT ao cargo de governador e ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, durante entrevista ao portal Nominuto.com, fez duras críticas a adversária Rosalba Ciarlini (DEM) no setor da Saúde. O pedetista comparou a Saúde de Natal com a de Mossoró e disse que, ao contrário da capital potiguar, onde foram construídos o Hospital dos Pescadores e a segunda maternidade de Natal, no município do oeste, na gestão de Rosalba Ciarlini, foram fechados centros obstétricos e hospitais.

Carlos Eduardo ressaltou que a cidade não possui um leito sequer de Unidade de Tratamento Intensivo pediátrica (UTI) e os únicos leitos de enfermaria pediátrica são oferecidos pelo hospital estadual. Na opinião dele, o resultado é que a cidade, uma das mais ricas do Estado, é também a que tem um dos mais altos índices de mortalidade infantil.

Na entrevista o candidato do PDT comentou sobre o estremecimento entre o líder do PMDB na Câmara Henrique Alves e membros da coligação “Vitória do Povo”. Na opinião de Carlos Eduardo, o PMDB tem sido “maltratado” pela coligação de Iberê, principalmente no que diz respeito ao senador Garibaldi Alves Filho; por isso, acredita que já está mais do que na hora de Henrique migrar para um apoio à coligação do pedetista.

O aliado de Lula reafirmou presença no palanque do presidente, caso seja confirmada oficialmente sua visita ao Rio Grande do Norte. Ele destacou também que acredita que terá uma boa administração aliada aos deputados da Assembleia Legislativa, independente da maioria na bancada governista.

Carlos Eduardo em Mossoró: "Como os mossoroenses, eu também sou livre e independente"

Fotos: Assessoria
O candidato a governador pela coligação “Coragem Prá Mudar”, Carlos Eduardo, fez campanha neste sábado(4) na cidade de Mossoró.

Pela manhã, Carlos participou da inauguração de um comitê em prol de sua candidatura.

Para Carlos Eduardo, a abertura do comitê demonstra que Mossoró está aberta ao seu nome, como alternativa para chegar ao Governo do Estado. “Estou aqui porque também sou livre e independente, como os mossoroenses, e porque quero fazer um bom governo para Mossoró e o Rio Grande do Norte”, afirmou o candidato.
Estiveram presentes o candidato ao senado Sávio Hackradt, o candidato a suplente de senador Rútilo Coelho, bem como candidatos da coligação a deputado estadual Jocsã Cerqueira e Gutemberg Dias e federal Divanilton Pereira.

Em Mossoro, neste sábado, Carlos Eduardo ainda participou de caminhada, carreata e de comício.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Grupo do PT vai apelar à direção do partido para liberar os militantes que queiram apoiar publicamente a candidatura de Carlos Eduardo ao Governo

O grupo do PT que apóia a candidatura de Carlos Eduardo Alves(PDT) ao Governo do Estado esteve reunido mais uma vez nesta quinta-feira(2) em Natal.

Um dos líderes do grupo dissidente do PT é o médico e ex-candidato a prefeito de Santa Cruz em 2008 Petrônio Spinelly(foto).

Em contato com o blog, Spinelly afirmou que o grupo decidiu que vai procurar a direção estadual do PT para solicitar que o partido reveja a posição de não liberar os militantes que queiram apoiar publicamente a candidatura de Carlos Eduardo.

“Nós vamos pedir à direção do PT que libere os militantes do partido que queiram apoiar Carlos Eduardo sem medo de receber algum tipo de punição”, disse Petrônio.

E acrescentou: “Nós não queremos que o PT deixe de apoiar a candidatura de Iberê. O que nós defendemos é que o PT não puna nem ameace nenhum filiado que queira apoiar Carlos Eduardo. Nós queremos apoiar Carlos Eduardo publicamente, queremos sair às ruas e pedir votos para Carlos Eduardo sem nenhuma restrição”.

Segundo Petrônio, Carlos Eduardo é da base aliada do presidente Lula e está apoiando irrestritamente a candidatura de Dilma Rousseff(PT) à Presidência da República.

“No nosso entendimento, não há nenhuma incoerência nem rebeldia de nossa parte em apoiar Carlos Eduardo, já que é um candidato da base aliada de Lula e que apóia Dilma Rousseff”, afirmou Spinelly.

Na opinião do dirigente do PT de Santa Cruz, se Carlos Eduardo não crescer dificilmente haverá segundo turno.

“Carlos precisa crescer para que haja segundo turno. Se Carlos não crescer a candidata do DEM tem chances reais de vencer no primeiro turno. É por isso que nós queremos que o PT libere os seus filiados para apoiar tanto Iberê quanto Carlos Eduardo”, enfatizou Petrônio.

Petrônio diz ainda que uma quantidade grande de filiados do PT de vários municípios irá votar em Carlos Eduardo. “Mas todos eles se sentem envergonhados, desmotivados e temerosos pelo fato de não poderem sair às ruas pedindo votos para Carlos Eduardo”, declarou Spinelly.

Em Jardim do Seridó, Henrique Alves esquece de Iberê e pede votos em comício para Carlos Eduardo

Fotos: Divulgação
Álvaro pediu votos para Carlos Eduardo, Henrique e Petronilo

Henrique esqueceu de Iberê e pediu votos para Carlos Eduardo

Li no blog de Robson Pires que o deputado federal Henrique Alves fez campanha nesta quinta-feira(3) no Seridó.

Ele esteve em Equador, Santana do Seridó, Parelhas e Jardim do Seridó.

Em jardim do Seridó Henrique teve a companhia em seu palanque do candidato a vice-governador da coligação “Coragem Prá Mudar”, Álvaro Dias, e do candidato a deputado estadual Antônio Petronilo.

Até aí tudo bem.

O detalhe é que durante o seu pronunciamento, Henrique não hesitou e pediu votos para Carlos Eduardo, em detrimento de Iberê Ferreira, cuja candidatura a governador o líder do PMDB diz apoiar.

“Para quem desejar um voto correto e sério eu recomendo Carlos Eduardo, que eu conheço e que veio buscar no Seridó o seu vice, que é um grande deputado e meu amigo Álvaro Dias”, bradou Henrique.

Álvaro Dias devolveu a gentileza de Henrique e declarou: “Vamos dar as mãos nessa corrente para o futuro, votando com confiança em Carlos Eduardo, Henrique Alves e Antonio Petronilo”.

Esta semana Henrique levou Carlos Eduardo para uma audiência com o ministro Padilha, em Brasília.

São os laços familiares falando mais forte.