terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ampliação do Terminal Salineiro vai gerar empregos e aquecer a economia


Até o dia 22 de setembro deverá ser publicado o edital de licitação para contratação da empresa que executará o projeto de ampliação e adequação do Terminal Salineiro de Areia Branca. As obras estão previstas iniciarem o mais tardar em 1º de dezembro, com prazo mínimo de 12 meses e máximo de 15 para serem concluídas.
As previsões foram feitas ontem, 31, pelo diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes Daniel Júnior, e pelo diretor Técnico-Comercial da empresa, Hanna Yousef Emile Safieh, durante a audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca, a partir das 9h30, para debater com os segmentos  locais as questões relacionadas à obra.
A audiência pública foi sugerida pela própria empresa, com o objetivo de fazer um esclarecimento público sobre os investimentos que o Governo Federal está fazendo para melhorar as estruturas do Porto-Ilha, onde já foram gastos mais de R$ 50 milhões na sua respotencizalização e quase R$ 160 milhões ainda serão gastos a partir deste ano para ampliar a sua capacidade de estocagem de sal e facilitar o escoamento do produto por meio de navios de grande porte.
Emerson Fernandes disse que a repotencialização da estrutura do Terminal Salineiro foi a primeira obra concluída do PAC e sua execução foi cinco vezes mais rápido do que em qualquer outro porto no Brasil. E o mais importante: a obra não teve nenhum questionamento, o que deu credibilidade para que fosse seqüenciada. “O objetivo do projeto de repotencialização foi dar maior segurança e credibilidade na capacidade operacional do Porto-Ilha, assegurando uma maior competitividade internacional”.
Essa obra é considerada a redenção de Areia Branca...