O Ministério Público do Rio Grande do Norte divulga arquivo com trechos de áudio referente à investigação da Operação Resistência, deflagrada em 18 de setembro e que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão no gabinete do prefeito de Ielmo Marinho e no escritório oculto da mesma Prefeitura localizado em Natal.
Além disso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento do prefeito Bruno Patriota Medeiros. No diálogo, há trechos onde tratam de “ofertas” para que seja retirada a denúncia contra o chefe do Executivo e o vice prefeito na Câmara Municipal que formalizaria o pedido para cassação do mandato.
A divulgação deste arquivo de áudio atende ao que foi decidido pelo desembargador relator, que publicizou a investigação da Operação Resistência.
Clique aqui e ouça o áudio
Confira abaixo trechos do áudio:
02:50 LETO me falou.... você vai ser chamado a depor. O Prefeito tem consciência da condição de testemunha de JOSÉ CARLOS BIDU, em processo administrativo disciplinar
12:50, 15:25, 15:50 oferta de medicamentos e de “cargo fantasma” à testemunha pelo Prefeito e por seus correligionários.
25:40 “vamo resolver sua situação, o povo se resolve depois, agora resolve você”
25:50 a questão do emprego, que o prefeito ofereceu, você vai pensar
26:10 isso aí, deixa ele pensar, depois ele diz... (Prefeito)
o que eu queria colocar à disposição de vocês seria chegar com uma ajuda agora, que lhe ajudaria a resolver muitos desses problemas aí, e colocar totalmente aberto para você resolver essas questões da saúde Oferta de medicamentos e tratamento pela Prefeitura de Ielmo Marinho, com a ilícita finalidade de, em troca, obter documento ideologicamente falso, para proveito do Prefeito.
26:45 mas com essa ajuda que o prefeito vai lhe dar você pode ir para uma clínica particular Evidência de que a ajuda tratada nesse momento é financeira
29:20 me comprometo a resolver (as cirurgias) Oferta de serviços públicos, novamente com desvio de finalidade em favor das pretensões pessoais do Prefeito
35:15 esse carro vai ficar para quando você precisar . “Tá autorizado” (Prefeito) Oferta de carros contratados pela Prefeitura de Ielmo Marinho, com desvio de finalidade em favor das pretensões pessoais do Prefeito
36:25 amanhã tem o carro de João, e o de Seu Raimundo (Prefeito). Eu dou um jeito de conseguir outro carro, se estiver ocupado. Oferta de carros contratados pela Prefeitura de Ielmo Marinho, com desvio de finalidade em favor das pretensões pessoais do Prefeito
37:10 a questão é a seguinte: a gente chegaria com um suporte agora, pra organizar a situação. A proposta que eu ofereci foi R$10.000,00. Daria pra dar 10.000 a ele, não dava? “Dá” (Prefeito). Assinar um documento retirando a queixa. Essa ajuda eu lhe pagaria hoje, pra ajudar nas despesas pessoais de vocês. O compromisso está assumido aqui. Evidência do suborno praticado pelos representados.
40:20 o documento está no carro O Prefeito demonstra que o documento já está pronto para ser assinado
43:00 podia ficar o emprego no seu nome, só não pode no de “Carlos”
43:45 o emprego é de menos. Todos os exames e cirurgia eu lhe garanto. Tudo o que precisar. Remédios para seus filhos. E chegaria de agora, de imediato, com esse suporte financeiro para vocês. Um carro que você pagou.... É isso que Bruno quer dar esse suporte porque vocês já gastaram muito com esse carro. Deixa eu pegar o documento aqui p você olhar. Aceite o emprego, não é para trabalhar não, é só para vocês receber... Ninguém vai ficar sabendo de nada, vai ficar só entre a gente.... Você vai ter um suportezinho.... Novamente, oferta de dinheiro e de serviços da Prefeitura de Ielmo Marinho, com desvio de finalidade em favor das pretensões pessoais do Prefeito, além do “cargo fantasma”, em nome de um terceiro.
47:30 ó, dê uma lidinha ai para você ver...tem dois, são iguais... O Prefeito traz o documento e pede para a testemunha examinar.
48:45 “vem requerer a desistência da denúncia feita contra o Prefeito Bruno Patriota e seu vice, tendo em vista que fez a requerimento do vereador Presidente da Câmara.... conforme fatos que serão relatados em depoimento próprio. Se você quiser, a gente muda esse documento, a questão que o advogado falou... Felipe Cortez que é advogado, ele fez esse documento desse jeito porque livraria … ele vai chamar na justiça para depor.... O Prefeito lê o documento ideologicamente falso e novamente cita a condição de depoente de JOSÉ CARLOS BIDU
53:55 vamos manter sigilo disso aqui. morre por aqui... acabou... ninguém sabe de nada. O Prefeito e seus correligionários demonstram a necessidade do negócio ser feito às ocultas.