Na região, Areia Branca foi pioneira na discussão em torno da implantação de um sistema de monitoramento eletrônico de ruas por meio de câmeras de TV operando 24 horas (foto). A ideia era reforçar a segurança e inibir a criminalidade. Vieram técnicos até de São Paulo atestar a eficiência do sistema, que funciona com sucesso em diversas cidades, inclusive em Natal. A classe empresarial aprovou o método. Mas curiosamente o projeto não avançou e caiu no esquecimento.
Mais sorte teve Mossoró, que vai ganhar o sistema de monitoramento eletrônico de segurança durante 24 horas com câmeras espalhadas pela cidade e implantação do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp) ainda este mês. Ontem, 10, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) determinou a instalação do sistema de monitoramento de segurança eletrônica e implantação do centro de Mossoró.
A Polícia Militar começa nesta quarta-feira, 12, em Mossoró, todos os procedimentos para a instalação da monitoração eletrônica. Os equipamentos serão instalados pela empresa Sertel, com larga experiência em monitoramento eletrônico e ganhadora da licitação. A empresa também será responsável pela capacitação dos policiais militares que trabalharão no Ciosp e operarão o sistema de monitoramento eletrônico, a exemplo do que já ocorre em Natal.
A transmissão das imagens será feita em alta resolução (full HD) com o zoom de até 30 vezes e ângulo de 360 graus na horizontal, e 180 graus na vertical. No Ciosp, as imagens serão gravadas em sistema digital durante 24 horas por dia. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado).