Todos os cinco candidatos de partidos com representatividade na Câmara dos Deputados participaram do primeiro debate televisivo entre os concorrentes ao cargo de Prefeito de Natal. O debate da Band Natal foi marcado pela qualidade técnica, com a transmissão também em sinal digital, além da repercussão no “Jornal da Band” e “Jornal da Noite”, principais telejornais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Na internet, o debate da capital potiguar atingiu o “Trends Topics”, sendo o assunto mais comentado na rede social Twitter, durante as mais de duas horas de transmissão. Dentre os assuntos mais discutidos, destaque para o confronto de posturas em relação à terceirização da Saúde Pública. Na discussão de idéias ao vivo pela TV, alguns dos candidatos trocaram acusações sobre as respectivas biografias políticas e projetaram ações nas áreas de Infraestrutura, turismo e educação.
No primeiro bloco, por meio da pergunta elaborada pelo Departamento de Jornalismo da Band Natal, a mediadora Vânia Marinho indagou qual seria a ação imediata dos candidatos, caso fossem eleitos, com foco em um único projeto prioritário e explicações sobre a origem dos recursos para execução. As respostas giraram por temas como “recuperação da capacidade administrativa” (Carlos Eduardo Alves), “limpeza pública” (Fernando Mineiro), “ruptura com a velha política” (Robério Paulino), “Instalação de força tarefa administrativa” (Hermano Morais) e obras de Mobilidade Urbana (Rogério Marinho).
Ao final da transmissão, os cinco candidatos encerraram as participações com elogios a iniciativa da emissora, que optou por discutir e aperfeiçoar as regras do debate em comum acordo com os assessores das coligações. Para o Diretor Geral da Band Natal, Djalma Correa, o debate foi propositivo, informativo e contribuiu com a sociedade potiguar. “A nossa tradição de realizar o primeiro debate televisivo é, mais uma vez, o marco da intensificação da corrida eleitoral. Cumprimos o papel de ajudar o eleitor na escolha do seu candidato”, acredita o Diretor da emissora.