O compromisso do delegado geral da Polícia Civil (Degepol), Fábio Rogério, firmado com os delegados regionais, na reunião dessa quarta-feira (14), em designar todos os novos delegados nomeados para as delegacias do interior não findou a intenção dos Regionais em devolver as delegacias que acumulam, no próximo dia 30 de janeiro.
Segundo a presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do estado (Adepol), delegada Ana Cláudia, os 12 delegados previstos para serem nomeados até o final deste mês são insuficientes para atender a demanda das delegacias do interior.
“São 42 sedes de comarcas sem a presença efetiva da Polícia Civil. Pleiteamos que seja designado no mínimo uma equipe para cada uma delas. As nomeações precisam ser continuadas, só esta não resolverá o problema”, disse a delegada.
Para a associação, a carga excessiva de trabalho limita as investigações e priva o delegado, até mesmo do convívio familiar. “Tem delegados que elegem um dia da semana para trabalhar em determinados municípios. Eles não têm como dar continuidade aos trabalhos e com isso os crimes ficam impunes”, pontuou Ana Cláudia.
Nessa quarta-feira (14), a Adepol protocolou um ofício na Degepol notificando o delegado geral da intenção dos delegados regionais de devolver os municípios a que respondem cumulativamente, caso as áreas não sejam redistribuídas até o final de janeiro próximo. Alguns delegados chegam a responder cumulativamente por 20 municípios.
Fonte: Nominuto