sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eleitor vai poder obter carteira de identidade sem custos

Os eleitores que não possuem documentos com fotos e, por isso, pretendiam faltar às eleições deste ano, vão ter seu direito assegurado por meio de um acordo de cooperação firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Instituto Técnico e Científico de Polícia Civil (Itep). A parceria vai garantir condições especiais para se obter a carteira de identidade de forma gratuita.

Os interessados serão atendidos em 22 Centrais do Cidadão espalhadas pelo Estado e em três pontos do Itep em Natal, Mossoró e Caicó. A campanha irá vigorar de 2 de agosto a 2 de outubro, dia que antecede as eleições.

A cooperação tem caráter emergencial e será valida apenas para quem precisa tirar a primeira via do RG. Para receber o documento é preciso levar duas fotos 3 x 4 e certidão original de nascimento ou de casamento, além da comprovação de falta de condições financeiras.

“Eleitores que irão votar em municípios que passaram pela revisão biométrica não precisam de outro documento além do título”, frisou o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristovam Praxedes, ressaltou a parceria entre Estado e Justiça Eleitoral visa dar a oportunidade do eleitor exercer sua cidadania. Já a diretora geral do Itep, Cristiane Dantas, acrescentou que esta cooperação pode evitar a abstenção de parte do eleitorado, que terá os dois documentos exigidos pela legislação em vigor.

Quem já tem o título de eleitor e um documento com foto não precisará ir aos postos do Itep e Centrais do Cidadão, pois já supre a obrigação prevista na lei.

Campanha vai mostrar que comprar e vender voto é crime

O Ministério Público Federal (MPF) lança nesta semana, em todo o país, a campanha “Seu voto – não venda, não troque, não negocie”. O objetivo é esclarecer à população que comprar e vender voto é crime.

Por meio de vídeos, spots, folderes, cartazes e cartilhas, a campanha ensina que, quando o eleitor troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica milhões de brasileiros, inclusive sua família. O material audiovisual terá mídia gratuita e será exibido por emissoras de rádio e TV parceiras.

A campanha mostra que o candidato a um cargo político que oferece presentes ou favores em troca do voto não respeita a opinião do eleitor nem os seus direitos. Ele dá uma pilha de tijolos mas, quando eleito, não trabalha para garantir a todos o acesso à saúde, educação, moradia e ao emprego. O eleitor ganha uma dentadura, mas abre mão de ter hospitais e postos de saúde. Ganha um par de tênis, mas não tem transporte público de qualidade.

Por meio do material da campanha, o público vai saber que, caso propostas como essas sejam feitas, o candidato deve ser denunciado para receber punição por crime eleitoral. Todos os tipos de mídia e produção gráfica foram desenvolvidos de modo a chamar atenção para a importância do voto e a regularidade das eleições.

As denúncias podem ser feitas pelo site do MPF. Nele também há mais informações sobre a campanha.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ricardo Noblat e Folha de São Paulo repercutem que Rosalba evita citar nome de Serra como seu candidato a presidente

Com o título "Serra largado na mão", o jornalista Ricardo Noblat repercutiu em seu Blog notícia da Folha de São Paulo desta quinta-feira (29), onde garante que o comando da campanha de José Serra (PSDB) anda reclamando do posicionamento da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que evitar dizer que vota no tucano para presidência da República. Eis à nota na íntegra:
"Candidato ao Senado na chapa do DEM, mas aliado do PT no plano nacional, Garibaldi Alves (PMDB-RN) participou ontem de caminhada com Dilma em Natal. No mesmo horário, sua chapa marchava em outro ponto da capital. Não é de hoje que o comando do PSDB se queixa dos "demos" no RN. Mas causou irritação recentes entrevistas de Rosalba Ciarlini (DEM) em que ela fala do seu "candidato" sem dizer o nome de José Serra".

Carlos Eduardo desfilará na Feirinha como o único candidato que tem vice do Seridó: Álvaro Dias


 
Quem também chega para prestigiar um dos eventos mais tradicionais na Festa de Santana é o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), candidato a governador pela coligação "Coragem Pra Mudar". Na agenda do pedetista, ela caminhará pela Feirinha ao lado do deputado Álvaro Dias (PDT), único seridoense a compor uma chapa de Governo como vice, nas eleições estaduais deste ano.
Ao lado de Carlos Eduardo, o jornalista Sávio Hackradt (PC do B), candidato a senador. O ex-prefeito Roberto Germano (PC do B), que quer representar Caicó e o Seridó na Assembleia Legislativa também vai integrar a comitiva ao lado dos vereadores Lobão Filho (PMDB), Júlio Gregório (PMDB), Leleu Fontes (PDT) e Almir Filho (PC do B), que também apóia Carlos Eduardo para governador. No final da tarde, o ex-prefeito de Natal atenderá a imprensa caicoense concedendo entrevista a algumas emissoras de rádios locais.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Grupo político de Macaíba anuncia apoio à candidatura de Carlos Eduardo ao Governo do Estado

Um grupo político de Macaíba, liderado por Mano Targino, anunciou nesta terça-feira(27) apoio à candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao Governo do Estado. Grupo é formado por Mano, pelo vereador Eduardo Santos(PMN) e pelo estudante Jean Rocha, que irá assumir o PDT macaibense.

Mano Targino, que é presidente estadual do PTdoB, ressalta que o desempenho de Carlos Eduardo na Prefeitura de Natal pesou na decisão do grupo macaibense. “Como ele foi um ótimo prefeito de Natal, sua gestão acabou tendo reflexos positivos também em Macaíba, que tem muitas pessoas que trabalham e passam o dia na capital e, assim, também se beneficiaram do governo de Carlos Eduardo”, afirmou Mano Targino.

Carlos Eduardo disse que a posição adotada pelos novos aliados em Macaíba reflete o que vem acontecendo em outros municípios do interior.

“As pessoas nos procuram porque consideram nossa proposta como a melhor para o Rio Grande do Norte. Ficamos satisfeitos com manifestações como esta, de Eduardo, de Mano e de Jean. Não apenas porque ficamos politicamente mais fortes em Macaíba, mas porque isso indica que estamos no caminho certo para tentar melhorar o nosso Estado e a qualidade de vida dos potiguares”, enfatizou o candidato da coligação “Coragem Prá Mudar”.

Dilma Rousseff está neste momento na Praça Gentil Ferreira ladeada pelos governadoráveis Carlos Eduardo Alves e Iberê Ferreira de Souza

Fotos: Márcio Cézar
Dilma Rousseff e os seus dois candidatos ao Governo no RN: Carlos Eduardo e Iberê Ferreira

Lideranças e militantes das coligações governistas
na Praça Gentil Ferreira para ouvir Dilma Rousseff
Depois de quase um dia pelo interior, somente agora cheguei em Caicó.

Liguei para alguns amigos em Natal para saber como tem sido a presença de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, na capital nesta quarta-feira(28).

fui informado que Dilma concedeu entrevista à 96FM e bateu forte no senador José Agripino Maia(DEM), afirmando que o parlamentar tem feito oposição "raivosa" ao governo Lula.

Será que Dilma está esquecida da época em que o PT era oposição?

Aqui mesmo no Rio Grande do Norte o PT fazia oposição contundente a quem não fosse do partido.

Wilma de Faria(PSB), que hoje é a queridinha do PT, só não era chamada de santa.

São coisas da política.

Mas voltando à agenda de Dilma em Natal.

Neste momento a presidenciável chegou à Praça Gentil Ferreira, onde haverá um comício.

Dilma está acompanhada das principais lideranças das coligações "Vitória do Povo" e "Coragem Prá Mudar".

Ela está ladeada pelos seus dois candidatos ao Governo no Rio Grande do Norte: Carlos Eduardo Alves(PDT) e Iberê Ferreira(PSB).

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dilma lidera disputa presidencial no Rio Grande do Norte

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa no Estado do Rio Grande do Norte. Segundo pesquisa Start, divulgada pelo Jornal Correio da Tarde nesta segunda-feira (26), a petista tem 45,3% das intenções de voto na estimulada.

O candidato do PSDB, José Serra, aparece em segundo lugar, com 29,6% das preferências. Marina Silva (PV) vem em terceiro lugar com 6,9%. Ciro Moura, José Maria Eymael, Ivan Pinheiro, Zé Maria, Américo de Souza, Rui Costa Pimenta, Mário de Oliveira, Oscar Silva e Plínio de Arruda Sampaio ficaram com menos de 1% cada um.

Brancos e Nulos somam 7,9%. Não souberam ou não responderam 8,8%. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O levantamento custou R$ 17.500. Na espontânea, Dilma também lidera com 36,5%, Serra 18,3% e Marina 4,5%.

A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 18 de julho com 1.506 pessoas, em 37 municípios do Rio Grande do Norte. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 18673/ 2010.

A primeira lista de Mano Menezes

O técnico Mano Menezes(foto) fez sua primeira convocação como técnico da seleção brasileira na tarde desta segunda-feira(26).

Os 23 jogadores convocados irão disputar um amistoso contra o Estados Unidos no dia 10 de agosto em Nova Jersey.

Várias caras novas foram convocadas por Mano.

Confira a lista de Mano Menezes:

Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
André Santos (Fenerbahçe)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Daniel Alves (Barcelona)
David Luiz (Benfica)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Ederson (Lyon)
Ganso (Santos)
Henrique (Racing Santander)
Hernanes (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Marcelo (Real Madrid)
Neymar (Santos)
Rafael (Manchester United)
Ramires (Benfica)
Renan (Avaí)
Rever (Atlético-MG)
Robinho (Santos)
Sandro (Sport Recife)
Thiago Silva (Milan)
Vitor (Grêmio).

domingo, 25 de julho de 2010

Carlos Eduardo visita Parnamirim

Enquanto os governadoráveis Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira (PSB) botavam o pé na estreada neste sábado, o também governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT) dedicou o dia à cidade de Parnamirim, administrada até o ano passado pelo seu pai, Agnelo Alves (PDT), agora candidato a deputado estadual.
E Agnelo acompanhou toda a programação do filho-candidato a governador.
Também acompanharam o candidato o prefeito Maurício Marques (PDT), do vice Epifânio Bezerra (PMDB), do vereador natalense Raniere Barbosa (PRB) e do candidato a deputado federal Maurisom (PRP).
Carlos Eduardo passou a manhã caminhando pelo comércio de parnamirim...
No final da tarde fez caminhada no bairro Nova Esperança.
Fotos: Assessoria de Imprensa de Carlos Eduardo

Carlos Eduardo, com o prefeito Maurício Marques, caminhando pelo centro de Parnamirim


Agnelo e a ex-primeira-dama dona Celina no centro de Parnamirim


Carlos Eduardo - encerrou o sábado no bairro Nova Esperança

Morre o ex-vereador e professor José Jaime Rolim

José Jaime completaria 70 anos em Novembro
Morreu de parada cardíaca aos 69 anos o historiador, professor e ex-vereador José Jaime. O professor José Jaime como era mais conhecido foi submetido a um cateterismo há dois dias em Natal e recuperava-se bem quando sofreu a parada cardíaca. Na sua trajetoria politica chegou a assumir a Prefeitura Municipal por 10 dias. José Jaime apresentava aos Domingo um programa de rádio na FM Costa Branca ao lado do amigo Rogério Edmundo. O sepultamento do Ex-Presidente da Câmara Municipal de Areia Branca acontece as 17:00h deste Domingo.

sábado, 24 de julho de 2010

Fábio Faria prestigia lançamento da candidatura de Flaviano Monteiro, em Apodi

O deputado federal Fábio Faria está desde ontem em Apodi, onde foi prestigiar o lançamento da candidatura a deputado estadual do ex-candidato a prefeito, Flaviano Monteiro (PCdoB).
Depois de comício na comunidade de Melancias, os dois saíram em carreata até o centro de Apodi, onde Fábio ainda tem apoio dos vereadores Genivan e Chico de Marinete.
*
Hoje, depois de caminhar no centro de Apodi com Flaviano, Fábio irá para Canguaretama, para a carreata de Rosalba e Robinson que terá como destino, Santo Antônio do Salto da Onça.
Foto: Assessoria de Imprensa

Candidato ao Governo que tem como vice Álvaro Dias, Carlos Eduardo é o mais novo caicoense

 
Ainda no Sesc Seridó, onde aconteceu a festa comandada pela Câmara Municipal de Caicó, quem recebeu uma das homenagens foi o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que apesar de ser de Natal, foi secretário de Interior, Justiça e Cidadania do Governo Garibaldi Filho, tendo sido um dos responsáveis pela realização da Central do Cidadão de Caicó. Nesta sexta-feira (23), o candidato ao Governo pela coligação "Coragem Pra Mudar", discursou agradecendo a honraria.
"Estou muito orgulhoso por ser agora também um filho desta cidade tão querida do Seridó. Só tenho a agradecer pela honraria que me foi concedida por iniciativa do vereador Raimundo Lobão e de toda a Câmara de Caicó", declarou, referindo-se ao vereador que propôs o seu título de cidadania. Companheiros de chapa de Carlos Eduardo, os candidatos a vice-governador, Álvaro Dias (PDT), e a senador, Sávio Hackradt (PC do B), também participaram da cerimônia. O ex-prefeito Roberto Germano (PC do B), que concorre a Assembleia Legislativa era outro aliado presente na solenidade concorrida no Sesc Seridó.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Moradores das Rocas dão manifestão de apoio a Carlos Eduardo

As ruas do bairro das Rocas, em Natal, viveram nesta quinta-feira (22) uma movimentação diferente. As pessoas saíram de suas casas para abraçar o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e manifestar apoio à sua candidatura ao Governo do Estado. “Como prefeito, trabalhei muito pelas Rocas, por isso recebo todo esse carinho das pessoas que moram nesse bairro”, destacou Carlos Eduardo, que caminhou naquela comunidade ao lado do candidato a senador, Sávio Hackradt, dos candidatos a deputado estadual, Agnelo Alves (PDT) e Professora Valda (PCdoB), e do candidato a deputado federal Maurisom (PRP), além do vereador Raniere Barbosa (PRB), coordenador da campanha do pedetista na capital.

Após duas horas de percurso por várias ruas das Rocas, Carlos Eduardo disse se revigorar com um contato tão próximo com a população da cidade que já administrou. Nas Rocas, são várias as marcas deixadas pela gestão do agora candidato a governador. Entre essas realizações, ele destacou a construção do Mercado do Peixe, da Praça do Pôr-do-Sol e da creche Amor de Mãe.
 

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Carlos Eduardo visita Feira do Carrasco, em Natal






O candidato a governador, Carlos Eduardo (PDT), caminhou na manhã desta quarta (21) pela Feira do Carrasco, na Zona Oeste de Natal. Acompanhado do candidato ao Senado, Sávio Hackradt (PCdoB), e do vereador Raniere Barbosa (PRB), o ex-prefeito da capital foi bastante cumprimentado pelos feirantes que fizeram questão de demonstrar apoio à sua candidatura.

Maurício Bernardino, 63, feirante há mais de 30 anos, lembrou que "só quem olhou pelos feirantes foi ele (Carlos Eduardo). Outros políticos só aparecem em época de campanha eleitoral", destacou. Durante sua gestão na Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo revitalizou e padronizou a Feira do Carrasco e outras seis na cidade, além de recuperar mercados públicos. Agora candidato ao Governo do Estado, assumiu o compromisso em seu Programa de Governo de fazer o mesmo em outros municípios.

Para a feirante Maria Ribeiro, que atua nesse ramo do comércio há mais de 50 anos, "Carlos Eduardo vai conseguir” atingir a meta. “Ele já fez muita coisa como prefeito, sempre ajudando os feirantes. Na época dele (como prefeito), o feirante trabalhava até 8 horas da noite porque tinha luz (energia). Agora, estamos abandonados, tiraram tudo da gente", desabafou ela.

O ex-prefeito de Natal encerrou sua caminhada repercutindo o sentimento dominante entre os feirantes e frequentadores da Feira do Carrasco. "Ninguém acreditava quando falamos que iríamos urbanizar as feiras livres de Natal, porque todos esperavam por isso havia 30 anos. Mas nós fomos lá e fizemos. Soubemos respeitar e valorizar os feirantes", pontuou o candidato, que ainda nesta quarta-feira faz caminhada no bairro das Quintas e concede entrevista ao programa Panorama Político, da Rádio Globo Cabugi (640 KHz AM), a partir de 18 horas.

Carlos Eduardo promove caminhada nas Quintas

 
Antes da entrevista à Rádio Globo Natal, nesta quarta (21), Carlos Eduardo percorreu as ruas das Quintas, levando sua proposta de candidatura aos moradores do bairro. Teve a companhia do candidato a senador, Sávio Hackradt (PCdoB), da candidata a deputada estadual Professora Valda (PCdoB) e do vereador Raniere Barbosa (PRB), coordenador da coligação “Coragem Pra Mudar” em Natal.

Em um breve discurso antes da caminhada, Carlos Eduardo destacou que quer ser governador para renovar a prática administrativa do Estado. Ele também lembrou obras que realizou nas Quintas durante sua gestão na Prefeitura de Natal. Entre essas obras, está a reforma do Mercado Público do bairro. “Se fui um bom prefeito, tenho certeza de que posso ser um bom governador”, salientou ele.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Candidatos do PCdoB destacam potencial do município e prometem lutar pela ponte

JOCSÃ MOVIMENTO AB Continuando sua incursão pelos municípios da Costa Branca, a caravana do PCdoB realizou no último domingo uma movimentação política que contou com a participação de candidatos, filiados e simpatizantes da sigla partidária. O encontro aconteceu no clube social Pais & Filhos Casa Show, em Upanema de Cima, em Areia Branca.
O ponto alto do movimento foi um comício-relâmpago, com os candidatos a deputado estadual Jocsã Cerqueira e Divanilton Prereira,a deputado federal, ambos do PCdoB, falaram aos presentes. Jocsã colocou a importância de trazer investimentos para o município nas áreas de educação, saúde e emprego.
JOCSÃ MOVIMENTO AB II No seu discurso, Jocsã disse que "uma cidade com o potencial econômico  e turístico como o de Areia Branca, merece atenção prioritária do Estado na segurança pública e na saúde, construindo um hospital regional. Pelo fator estratégico, Areia Branca é o destaque do Pólo da Costa Branca".
Divanilton se comprometeu com Jocsã (foto) e com os populares que eleito deputado federal, lutará pela dragagem do rio Apodi/Mossoró e pela ponte ligando Areia Branca a Grossos. 

Fonte: www.costabrancanews.com

Carlos Eduardo e Álvaro Dias tentam crescer em bairros populosos de Caicó através de seguidas caminhadas

Alex Régis
Ex-prefeito de Natal é um dos candidatos que mais se dedica em Caicó
Há menos de 20 dias de ter iniciado sua campanha para conquistar a cadeira de governador, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) já destinou atenção ao eleitorado de Caicó, que hoje tem mais de 43 mil eleitores aptos as urnas de outubro. Tendo como vice, o deputado Álvaro Dias (PDT) e um cabo eleitoral do cacife do ex-prefeito Roberto Germano (PC do B), o candidato da coligação "Coragem Pra Mudar" tenta conquistar o eleitorado "bacurau" que sempre deu suporte a Álvaro Dias.
Nesta segunda-feira (19), Carlos Eduardo e Álvaro Dias dedicaram mais uma caminhada no bairro Recreio e com três comícios-relâmpagos, nos bairros Walfredo Gurgel, João XXIII e Soledade. Postulante ao Senado, o jornalista Sávio Hackradt (PC do B) e os vereadores Lobão Filho (PMDB) e Leleu Fontes (PDT) marcaram presenças nas mobilizações.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Vox Populi está em campo ouvindo 700 eleitores para saber opção de voto para o Governo, Senado e corrida presidencial

Enfim uma pesquisa completa no Rio Grande do Norte! O instituto Vox Populi voltou a registrar pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desde o último sábado (17) até esta terça-feira (20) estarão sendo ouvidas 700 pessoas. A empresa contratante é a Rádio e Televisão Bandeirantes. A pesquisa vai colher intenções de voto para presidente, governador e senador.
O valor da pesquisa é de R$ 43.309,00. A área física, segundo o pedido de registro feito pela empresa responsável, será informada posteriormente. É a segunda vez que esta empresa registra pedido de pesquisa no Tribunal este ano. A margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Vaia contra Rosalba em Mossoró mexeu com os nervos da senadora

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2010/07/rosa-debate-19.jpg 
A vaia contra a senadora e candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini, DEM, durante o debate promovido pela UERN ontem à noite em Mossoró houve.
Se partiu de uma clack organizada ou não o fato ainda é desconhecido. A assessoria de Rosalba diz que a vaia foi orquestrada por pessoas ligadas aos adversários da Rosa. Os adversários negam. Fica então o dito pelo não dito.
A vaia houve. E que incomodou Rosalba, incomodou. Ao ponto dela justificar durante caminhada-comício realizada hoje pela manhã em Mossoró: fui recebida com aplausos durante o debate de ontem promovido por estudantes UERN, fez questão de ressaltar a senadora (na foto durante o debate).
Ser vaiada no próprio quintal deixou a senadora tonta e nervosa, relata um leitor do blog lá em Mossoró.

Fonte: Blog do Robson Pires 

Empolgado, Carlos Eduardo recebeu homenagem de um artista, que compôs um repente chamando-o de governador

Alex Régis
Candidato ao Governo no momento que foi homenageado em Currais Novos
Apesar de ter um vice do Seridó, o deputado Álvaro Dias (PDT), o candidato da coligação "Coragem Pra Mudar", Carlos Eduardo Alves (PDT) carece de um palanque forte e com lideranças expressivas em Currais Novos, segundo maior colégio eleitoral da região. Mas, ele não contou conversa e invadiu a Feirinha de Santana na tarde deste sábado (17), apertando a mão dos populares. Lá, ele chegou até a receber uma homenagem de um artista local, que compôs na hora um repente evocando a figura do "Carlos Eduardo governador".
"Muitos dos curraisnovenses com os quais nos encontramos têm a nossa administração na Prefeitura de Natal como referência e, assim, nos parabenizaram pela gestão séria e comprometida com o bem comum. Pelo mesmo motivo, incentivaram nossa candidatura ao Governo, dizendo que querem alguém com o mesmo perfil governando o Rio Grande do Norte", disse. Candidato a senador, o jornalista Sávio Hackradt (PC do B) não soltou seu aliado.

Extraído do blog do Marcos Dantas 

sábado, 17 de julho de 2010

Carlos Eduardo defende autonomia financeira e melhorias para UERN

O candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo (PDT-PCdoB-PRP), defendeu nesta sexta-feira (16) as suas propostas para Educação, em especial no âmbito do ensino superior, no ginásio da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró. Em debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da instituição, ele defendeu a autonomia financeira da Uern com controle social, o transporte escolar intermunicipal gratuito, a expansão universitária de acordo com as especificidades de cada território e o investimento em equipamentos como laboratórios, biblioteca, de esporte e lazer. “É preciso aproveitar o momento extremamente promissor que vive o nosso país, quando o Governo Federal enviou ao Congresso o Plano Decenal de Educação. Pela primeira vez, o Brasil está planejando a Educação”.

O Programa de Governo de Carlos Eduardo foi elaborado a partir de seminários realizados nas várias regiões do Estado e com as mais diversas categorias. A Educação - dentro do eixo de desenvolvimento social – e a Infraestrutura -  no eixo de desenvolvimento econômico e sustentável - constituem no binômio norteador do Programa de Governo. “Quero aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e expandir matrículas em cursos lato sensu e strictu sensu”, disse Carlos Eduardo.

Ele também assumiu o compromisso de transformar a Uern em uma instituição de referência de ensino, pesquisa e extensão, democratizar o acesso ao ensino superior, expandir o acervo bibliográfico e democratizar a biblioteca da universidade.  

Veja, a seguir, os principais trechos das respostas de Carlos Eduardo durante o debate:

Transporte
“Essa é uma questão que o Governo do Estado tem que enfrentar. O governo deve oferecer transporte gratuito intermunicipal, porque é uma forma de amparar o estudante que vem à universidade e à escola”.

Autonomia
“É preciso que se repita que a responsabilidade do Governo do Estado é com o ensino médio, mas em alguns Estados do Brasil os governos têm responsabilidade com cursos superiores, como é o caso do RN. Eu defendo autonomia com controle social, com participação da comunidade acadêmica – professores, funcionários e alunos. É preciso não só autonomia financeira, mas também na definição das ações e no acompanhamento dessas ações”.

Expansão
“Quero aqui falar de alguns compromissos que considero importantes: aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação; expansão das matrículas em cursos lato sensu e strictu sensu. A sustentabilidade é a palavra-chave quando falamos em expansão do curso para outros municípios. Quando fui prefeito de Natal, conseguimos fazer uma grande obra na Educação. Agora, é preciso estudar as especificidades de cada região e fazer uma expansão universitária planejada e com responsabilidade”.

Infraestrutura
“Todo governo que tem a Educação como prioridade não pode deixar de cuidar dos equipamentos que compõem a instituição de ensino. Isso mexe diretamente com a questão do aprendizado e da auto-estima do aluno. Na hora que você não tem na universidade auditório, biblioteca adequada, equipamentos de esporte lazer, não dá pra ter Educação. Temos que mudar essa realidade”. 


Os três principais candidatos enfrentaram os estudantes da UERN e colocaram suas propostas para a instituição

Divulgação
Candidatos se enfrentaram pela primeira vez com tema específico: Educação
E no Ginásio de Esportes Jerônimo Vingt Rosado Maia, na UERN de Mossoró, aconteceu gritos e até vaias. Atrasada, Rosalba Ciarlini (DEM) foi vaiada em duas oportunidades como divulgou em primeira mão o jornalista Carlos Skarlack de Mossoró, em seu portal Nomomento.com. O Blog destaca as propostas dos três principais candidatos:
Carlos Eduardo
O candidato da coligação "Coragem Pra Mudar" defendeu a autonomia financeira da UERN com controle social, o transporte escolar intermunicipal gratuito, a expansão universitária de acordo com as especificidades de cada território e o investimento em equipamentos como laboratórios, biblioteca, de esporte e lazer.
Rosalba Ciarlini
A candidata da coligação "A Força da União", defendeu a criação de um Fundo Específico para garantir a autonomia financeira da UERN, baseado na arrecadação de impostos do Estado. Para Rosalba, com a aplicação de 90% do orçamento que é de R$ 140 milhões, somente para pessoal e encargos sociais, resta pouco para investimentos e custeio das atividades acadêmicas.
Iberê Ferreira de Souza
O candidato da coligação "Vitória do Povo" reafirmou seu compromisso com a autonomia e a expansão da UERN, inclusive a autonomia financeira. A defesa enfática do papel da instituição na formação e qualificação dos jovens potiguares foi feita no debate. Iberê defendeu a expansão com qualidade, evitando-se os erros do passado quando núcleos da UERN foram instalados sem a mínima estrutura.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

TRE aprova registro de comitês financeiros

Uma campanha eleitoral bem estruturada tem suas contas e propostas desenhadas pelos integrantes do partido e aprovadas pela Corte Eleitoral. Por isso, na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu inicio aos julgamentos dos comitês financeiros aprovando o grupo de cada partido que irá regular os gastos durante a campanha.

Nesta sexta-feira (16), a Justiça Eleitoral aprovou os comitês dos partidos Partido Democrático Trabalhista (PDT) - que tem a chapa para o Governo do Estado formada pelo candidato Carlos Eduardo e o vice, Álvaro Dias - e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com seus candidatos a deputados federais e estaduais.

Os comitês financeiros são únicos e tem como objetivo gerir a campanha. Na próxima semana, o TRE deve dar continuidade aos julgamentos.

Já empossados senadores, José Bezerra Júnior combate burocracia no serviço público e João Faustino defende revisão na Constituição Federal

José Bezerra Júnior é empossado senador por Sarney

João Faustino toma posse no Senado


O agropecuarista José Bezerra Júnior(DEM) e o ex-deputado federal João Faustino(PSDB) foram empossados ontem no Senado, nas vagas dos senadores Garibaldi Filho(PMDB) e José Agripino(DEM), respectivamente, que se licenciaram do cargo durante a campanha eleitoral.

A posse dos dois suplentes foi dada pelo senador José Sarney, presidente do Senado.

José Bezerra Júnior

A defesa do pequeno produtor rural e o combate à burocracia nos órgãos governamentais são as duas bandeiras do senador José Bezerra Júnior.

O novo senador é economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e agropecuarista.

Durante entrevista, José Bezerra Júnior manifestou interesse em conhecer os projetos em tramitação na Casa, tanto para apoio aos pequenos produtores rurais como para simplificar o acesso dos cidadãos aos órgãos públicos.

"A burocracia emperra o desenvolvimento nacional", disse José Bezerra.

Essa é a primeira vez que ele assume uma vaga no Parlamento. O novo senador é presidente do conselho deliberativo do Sebrae-RN e membro do conselho de administração da Empresa de Extensão Rural do Rio Grande do Norte.

João Faustino
João Faustino defendeu, em seu discurso de posse, uma revisão da Constituição Federal que possibilite a modernização do sistema político, tributário e eleitoral do país.

Na avaliação de João Faustino, uma revisão constitucional somente poderá ser viabilizada por meio de uma assembléia nacional revisora, que preserve as cláusulas pétreas e todas as garantias sociais contidas na Carta Magna.

“Pretendo, no período em que aqui estiver, se possível, formalizar esta proposta”, disse ele.

O novo senador mencionou inúmeras figuras proeminentes da política e da cultura de seu Estado, como o etnólogo Luis da Câmara Cascudo.

Na avaliação do senador potiguar, um dos problemas mais graves a serem enfrentados no país atualmente é o da precariedade da educação pública.

“Enquanto os jovens de todas as cidades estiverem ausentes de uma escola de qualidade, o Brasil será um país pobre, continuará sendo um país para privilegiados”, declarou João Faustino.

Fonte: Agência Senado

Carlos Eduardo apresenta Plano de Governo


O candidato a governador pela coligação “Coragem Prá Mudar”, Carlos Eduardo (PDT), apresentou nesta quinta-feira (15) o seu Plano de Governo para a imprensa.

Ele destacou que seu programa de metas administrativas foi elaborado com a participação de segmentos da sociedade, aproveitando propostas colhidas em seminários regionais realizados em Natal, Mossoró e Caicó.

Além de sugestões formuladas por representantes da própria sociedade civil, o Programa de Governo de Carlos Eduardo contou com a colaboração de técnicos e professores universitários.

O Programa de Governo de Carlos Eduardo, intitulado “Um novo ciclo de mudanças”, está dividido em dois eixos:

1º – Desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda, que trata dos aspectos da Infraestrutura, Turismo, Meio Ambiente, Saneamento Básico, Energia e Telefonia, Ciência e Tecnologia, Habitação e Urbanismo, Indústria e Serviços e Transporte

2º – Desenvolvimento social e humano, que traz propostas para a Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, Segurança Alimentar, Cidadania e Segurança.

Os dois eixos são regidos pelos princípios da Governança Solidária, que trata da gestão eficiente, transparente, democrática e com participação popular.
Em respostas aos jornalistas, Carlos Eduardo disse que uma das medidas que irá adotar para concretizar o Programa de Governo é aumentar a capacidade de investimento do Estado.

“O Governo precisa combater desperdícios, diminuir radicalmente cargos comissionados, precisa ter austeridade, rever contratos e combater a corrupção”, afirmou o candidato do PDT ao Governo do Estado.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ximbica e João Faustino: no cafezinho do Senado aguardando o momento da posse

Os suplente de senador, João Faustino (PSDB) que assumirá a vaga de Garibaldi Filho, e José Bezerra Júnior – Ximbica (DEM), que assumirá a vaga do licenciado José Agripino Maia, já foram empossados senadores.
Agora há pouco eles estiveram no cafezinho do Senado...estreando...
E aguardando o presidente do Senado, José Sarney, dar início à solenidade de posse.

"É um período curto, mas vou ver o que posso fazer para o pequeno e micro empresário. Quero fazer algo também que possa colaborar para minimizar a difícil situação do produtor rural do meu estado", declarou há pouco o quase senador Ximbica.


"É um momento significativo, principalmente para quem já desempenhou funções públicas e mandatos parlamentares. É preciso muita responsabilidade porque, além de representar o Rio Grande do Norte, que é um estado de tradição política, estou substituindo o senador Garibaldi Filho, que presidiu esta Casa e sempre pautou sua vida pública priorizando os interesses do Rio Grande do Norte", disse João Faustino, na expectativa de ser chamado de senador...


Ximbica e João Faustino: daqui a pouco...senadores potiguares

Morre o Médico e ex-presidente da Câmara de Areia Branca Dr. Wilon Cabral

Morreu as 10:45 da manhã desta Quinta Feira 15/07, aos 86 anos o médico e ex-presidente da Câmara Municipal de Areia Branca Wilon Alves Cabral. A família enlutada convida parentes e amigos para o sepultamento que acontecerá as 10:00 de hoje. Dr Wilon estava na Uti do Hospital Wilson Rosado desde a ultima Segunda Feira 12/07, ele sofreu duas parada cardíaca ficando em coma por 3 dias. O velório acontecerá em dois locais, na sua residência e no palacete municipal sede da Prefeitura de Areia Branca.
Dr. Wilon Cabral foi um médico que se dedicou ao povo Areia-branquense a quem amava muito.

Carlos Eduardo promete aumentar em 10% os investimentos no Estado

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/carloseduardo1.jpg 

Aumentar os investimentos em 10% é uma das metas que o candidato Carlos Eduardo (PDT) estabeleceu caso vença as eleições 2010 para o Governo do Estado. O ex-prefeito anunciou que hoje, o investimento do Governo é menor do que a arrecadação e que por isso, o Rio Grande do Norte tem um desenvolvimento baixo.

Durante o lançamento do Programa de Governo, o candidato criticou o desperdício financeiro com a grande quantidade de cargos comissionados. “Nós consideramos que o governo precisa combater o desperdício e investir mais em educação e economia”, destaca.

Carlos Eduardo estabeleceu em 10% o crescimento e afirmou que durante sua gestão poderão ser investidos até 3 bilhões. “Temos que recuperar a capacidade de investimento do Estado e saber como aplicar”, detalha Carlos Eduardo.

O Programa de Governo lançado tem 50 paginas com informações sobre infraestrutura, propostas e ações nas áreas de turismo, indústria, energia, ciência, saúde e educação.

Ao lado do candidato dois professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte da área de economia e de saúde também fizeram colocações. Segundo Carlos Eduardo, as diretrizes apontadas no plano de governo foram elaboradas após reuniões com lideranças de três cidades do Estado. “Estivemos em Caicó, Mossoró e Natal para ouvir as reivindicações e projetamos neste documento”, afirma.

O candidato destacou ainda a importância do planejamento na gestão do Governo, enfatizando que as propostas devem ser cobradas a título de promessa através do documento.

Candidatura de Canindé de França a deputado federal pelo PcdoB será lançada hoje em Caicó

O PC do B lança hoje a candidatura do advogado e professor Francisco Canindé de França(foto) a deputado federal.

O lançamento da candidatura de Canindé irá acontecer às 19 horas, na Câmara Municipal de Caicó.

Estarão presentes os candidatos a governador, vice-governador e senador pela coligação “Coragem Prá Mudar”, Carlos Eduardo, Álvaro Dias e Sávio Hackradt, respectivamente. O presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, também estará presente.

Canindé foi líder estudantil em Caicó, exerceu o cargo de vereador, é professor, advogado e foi secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária no Governo de Wilma de Faria(PSB).

Canindé ressalta a importância de Caicó na sua formação política. “É um grande momento, porque eu sei a importância da experiência que eu tive aqui. Nasci em Almino Afonso, vivi boa parte da minha infância em Souza, na Paraíba, mas foi aqui que iniciei minha participação política e social nos movimentos estudantis. Foi em Caicó, também, que exerci o mandato de vereador pelo PCdoB”, diz Canindé.

Alternativa de renovação

Francisco Canindé de França assinala que sua candidatura é uma alternativa de renovação na Câmara dos Deputados.

“A minha candidatura se apresenta como alternativa de renovação na Câmara Federal, identificada com os Direitos Humanos e comprometida com os valores da democracia, da liberdade, da geração de emprego e renda, da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável”, enfatiza Canindé.

Atesto a idoneidade, o caráter e o compromisso de Canindé de França com as liberdades democráticas ao longo de sua vida.

Fizemos movimento estudantil juntos em Caicó e travamos lutas importantes em defesa da juventude seridoense.

Boa sorte, Canindé, nessa luta de Davi contra os Golias.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lula diz que conversar é melhor do que bater, ao assinar mensagem que proíbe castigos corporais

Em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (14) mensagem que encaminha ao Congresso Nacional um projeto de lei para proibir a prática de castigos físicos em crianças e adolescentes.
O projeto acrescenta ao ECA, entre outros, o Artigo 17-A que concede as crianças e adolescentes o direito de serem cuidados e educados pelos pais ou responsáveis sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante. O texto define como tratamento cruel ou degradante qualquer tipo de conduta que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou adolescente.
As penalidades previstas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família, além de orientação psicológica. Os pais também podem estar sujeitos a obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado.
No discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a conversa no lugar dos castigos físicos. “Todo mundo sabe que o tempo da palmatória não educava mais do que o tempo da conversa.”
Ele avaliou ainda que a lei deve causar polêmica. Alguns setores da sociedade poderão afirmar, segundo ele, que o Estado está querendo interferir na educação dos filhos. “Vão dizer, estão querendo impedir que a mãe pegue uma chinelinha havaiana e dê um tapinha na criança, ninguém quer proibir a mãe de ser mãe, queremos apenas dizer: é possível fazer as coisas de forma diferenciada”, afirmou.
O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fábio Feitosa, comemorou o envio do projeto ao Congresso e observou que ainda há desafios a serem enfrentados. “Por exemplo, medidas de proteção para crianças envolvidas no tráfico de drogas e armas e erradicação do trabalho infantil”, disse durante a cerimônia de encaminhamento do projeto de lei.

Agenda dos candidatos ao Governo para hoje

Rosalba Ciarlini (DEM)
Permanece em Brasília desenvolvendo atividades parlamentares no Senado.

Carlos Eduardo (PDT)19h – Sabatina no Crea/RN sobre “Problemas e Soluções de Infra-estrutura do Rio Grande do Norte”

Iberê Ferreira (PSB)

16h - Caminhada no bairro de Felipe Camarão. Concentração em frente à Fundação Bradesco.

18h - Entrevista à Rádio 98 FM

19h – Participa de evento para discutir plano de governo para regiões do Litoral Sul e Agreste, no Centro Social de São José de Mipibu.

Sandro Pimentel (PSOL)
Manhã: Reunião em Serra de São Bento com o candidato a deputado estadual Marcone Medeiros.

Tarde: Conversa com a equipe de comunicação da campanha na sede do partido.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Alencar se recupera bem de cateterismo e angioplastia

São Paulo – O vice-presidente da República, José Alencar, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera do cateterismo e da angioplastia com a colocação de stent – peça cirúrgica que evita a interrupção do fluxo sanguíneo. Ele foi submetido aos dois procedimentos médicos na manhã de ontem (11), para desobstrução de uma artéria.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, no início da tarde de hoje (12), o estado de saúde de Alencar permanece estável. A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Paulo Ayroza Galvão.

Alencar compareceu ao hospital na última quarta-feira (7) para uma sessão de quimioterapia e foi internado porque apresentou um quadro de hipertensão. Há mais de dez anos, o vice-presidente luta contra o câncer e já passou por 15 cirurgias.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Comprar votos (inclusive no Rio Grande do Norte) é uma prática reincidente

Quanto vale um voto? Uma botina, óculos, um remédio, uma caixa d’água, a inscrição de um filho numa escola? A marcação de uma cirurgia, uma casa, uma cesta básica ou a garantia de alguns reais a mais todo mês? A evolução no esquema de compra de votos levou o Ministério Público Federal (MPF) a determinar, em ano eleitoral, um pente-fino nos programas sociais pelo país. As investigações estão em curso. No Rio Grande do Norte, a Justiça acatou o pedido dos procuradores e suspendeu a distribuição do Cheque Reforma nesse período. No Amapá, uma recomendação, com base em denúncias do uso eleitoreiro do Renda para Viver Melhor e Amapá Jovem, pede que o Banco do Brasil monitore os pagamentos. Nas regiões Norte e Nordeste, a orientação dos procuradores eleitorais é a mesma: restringir o uso da máquina pelos candidatos. Entre as prioridades nas investigações estão o Minha Casa, Minha Vida e programas complementares ao maior projeto de distribuição de renda do país e bandeira do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família.

O assunto é polêmico. A assistência social demorou a ser tratada como política pública no país. No passado, dependia-se quase que exclusivamente da boa-fé dos políticos. Ou das primeiras-damas. Os programas representam um avanço na consolidação da cidadania. Ao mesmo tempo, são um filão para a compra de votos. A prática é tão recorrente que nem os órgãos de controle têm esperança de que acabe. A fiscalização é difícil. A comprovação, ainda mais. “É como subir de escada enquanto o crime vai de elevador”, diz o procurador eleitoral da Paraíba, Werton Magalhães Costa. Para ele, o desvio de finalidade existe toda vez que o interesse público é esquecido e os benefícios são distribuídos pela ótica do administrador.

No último mês, o Correio percorreu algumas regiões em que a compra de votos é ainda mais recorrente. Feita sem pudor e às claras. Com um bebê de colo, a potiguar Egelânia Maria da Cunha, de 30 anos, encarou comícios e empurra-empurra pela promessa de uma laqueadura. Desistiu no meio da campanha. Ficou sem o procedimento, promessa de um médico candidato que ela diz não lembrar o nome. Este ano tem nova eleição. Egelânia, que tem quatro filhos, já espera o contato(1) de outro político para conseguir a cirurgia. “Não consigo marcar no posto. Tem que pegar senha. Estou na fila.”

O procurador eleitoral de Sergipe Ruy Nestor Bastos Mello elenca as promessas que já viraram processos criminais. “Dinheiro vivo, casas, tratamento de saúde. Em alguns casos, é aquilo que o poder público deveria dar de forma obrigatória e que está previsto em lei, como alguns programas sociais. Sempre tem alguém achando que é o pai da criança”.

domingo, 11 de julho de 2010

Carlos Eduardo recebe apoio de lideranças políticas do município de Poço Branco


Carlos Eduardo e Sávio com lideranças de Poço Branco
Os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado pela coligação “Coragem Prá Mudar”, Carlos Eduardo e Sávio Hackradt, respectivamente, estiveram na noite deste quinta-feira(8) na cidade de Poço Branco.

Na Câmara Municipal, Carlos Eduardo e Sávio se reuniram com lideranças políticas locais, entre elas o ex-prefeito Joãozinho Cruz, que já havia sido aliado do ex-prefeito de Natal quando ele era deputado estadual.

“A cidade de Poço Branco está na minha história política desde que fui deputado estadual. E isso eu devo a Joãozinho Cruz, que sempre foi meu aliado”, destacou Carlos Eduardo.

Joãozinho Cruz disse por que apoiava Carlos Eduardo. “Estou com Carlos porque, em todos esses anos de vida pública, ele nunca decepcionou. Sempre foi justo e coerente em suas ações”.

Além de Joãozinho, outros dois ex-prefeitos da cidade estavam presentes na Câmara Municipal: Zé Carneiro e Fernando Cândido.

O vereador Edinho, o suplente Vicentinho Cruz, os ex-vereadores Auríno Elias e Manoel Joaquim, também sinalizaram apoio à coligação “Coragem Prá Mudar”.

No Mato Grande, Carlos Eduardo consegue adesão do ex-prefeito e outros aliados locais


Candidato ao Governo foi recebido na Câmara Municipal de Poço Branco
E no Mato Grande, precisamente em Poço Branco, o candidato da coligação "Coragem Pra Mudar", Carlos Eduardo Alves (PDT) ganhou novas lideranças a sua postulação de chegar ao Governo. O ex-prefeito Joãozinho Cruz (PRB) confirmou sua posição. "Estou com Carlos porque, em todos esses anos de vida pública, ele nunca decepcionou. Sempre foi justo e coerente em suas ações", disse o novo aliado.
A reunião, que começou na residência de Joãozinho, passou depois para a Câmara Municipal de Poço Branco. Os ex-prefeitos Zé Carneiro e Fernando Cândido (PSDB), o vereador Edinho (PRB), o suplente Vicentinho Cruz (PDT), os ex-vereadores Auríno Elias (PMN) e Manoel Joaquim também sinalizaram apoio a Carlos Eduardo. Candidato ao Senado, Sávio Hackradt (PC do B) acompanhou a visita da chapa "Coragem Pra Mudar".

Apesar de estarem com candidatos diferentes ao Governo, Garibaldi e Henrique iniciam campanha juntos


Senador e deputado federal juntos em Serra Caiada nesta sexta-feira
E nesta sexta-feira (09), o senador Garibaldi Filho e o deputado Henrique Eduardo Alves, ambos principais candidatos do PMDB potiguar, realizaram o primeiro ato de campanha juntos, em Serra Caiada, contrariando as especulações de que a legenda estaria rachada nessas eleições. O encontro do PMDB foi organizado pelo prefeito Jessé Gomes e contou com a participação de outros oito prefeitos e três deputados estaduais: Walter Alves, Ricardo Mota e Poti Júnior.
"Estou muito feliz de poder começar mais uma campanha com Henrique porque temos serviços prestados", afirmou Garibaldi, comemorando o fato de poder estar começando a campanha ao lado do primo. "A parada pode ser dura como for. Mas eu tenho certeza - não é orgulho nem pretensão - que se Deus quiser, vai dar Garibaldi na cabeça. Como também serão eleitos todos os outros que trabalham pelo Rio Grande do Norte", frisou o senador que tenta seu terceiro mandato na alta câmara federal.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sobe para 594 o número de vagas no MPU; inscrições seguem abertas

O número de vagas oferecidas pelo concurso público do Ministério Público da União passou de 593 para 594. As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior. As inscrições tiveram início ontem (7). O processo seletivo também tem o objetivo de formar cadastro reserva para os cargos de técnico e analista. As remunerações variam de R$ 3.993,09 a R$ 6.551,52.

As inscrições seguem até as 23h59 do dia 30 de julho e deverão ser feitas apenas pela internet, através do site www.cespe.unb.br/concursos

Carlos Eduardo começa campanha pela feira do Alecrim

O governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT) dará o pontapé inicial de sua campanha em Natal. No sábado pela manhã ele fará caminhada na feira do Alecrim. Depois, ao lado do vice Álvaro Dias, seguirá para o Seridó. Com primeira parada em Jardim do Seridó. Acompanhando eles irá o candidato ao senado Sávio Hakcradt (PCdoB).

PTC de Miguel Mossoró quer transformar Caicó na capital do “Queijo, da Carne de Sol e do Artesanato”

Conhecido pelas mirabolantes propostas nas últimas eleições, o PTC de Miguel Mossoró, que este ano apresenta o advogado Roberto Ronconi como candidato ao Governo, já apresentou seu plano de governo para as eleições deste ano. Em 2004, quando disputou a Prefeitura de Natal e ficou em terceiro lugar, vencendo até os deputados Fátima Bezerra (PT) e Ney Lopes de Sousa (DEM), Mossoró prometeu construir a ponte de Natal a ilha de Fernando de Noronha. Conseguiu mais de 74 mil votos.
Este ano o PTC propõe transferir a sede do poder executivo para Mossoró. Deixando o Rio Grande do Norte com três capitais temáticas: Natal seria a "Capital do Turismo", Mossoró "Capital do Trabalho" e Caicó, a "Capital do Queijo, Carne de Sol e do Artesanato". O PTC também tem projetos nesse sentido para Ceará-Mirim, Macau e Parnamirim. Este ano, Miguel Mossoró disputará uma vaga na Assembleia Legislativa.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dilma reafirma que questão social será ponto central de seu programa de governo

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/02/12/12_MHG_pais_dilma-roussef_Lula.jpg 
Porto Alegre - No primeiro discurso após o início oficial da campanha eleitoral, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que a questão social não pode ser tratada de forma eleitoreira. Reafirmou que o tema será o ponto central de seu programa de governo e prometeu ampliar e consolidar projetos sociais do governo Lula.

Dilma escolheu Porto Alegre para começar a campanha. Na Assembleia Legislativa, ela recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha e lembrou o tempo de militância política na cidade, na época da ditadura militar.

"Vou reiterar o compromisso com a questão social, que foi o que sempre nos distinguiu e me distingue do meu adversário. Está no cerne da nossa estratégia de governo a questão social. Não é apenas um apêndice, um artefato eleitoral".

Dilma afirmou que o compromisso com a redução da desigualdade social não pode ser abandonado na "primeira dificuldade". Lembrou que o presidente Lula começou o Bolsa Família ao mesmo tempo em que enfrentava dificuldades macroeconômicas no início do governo. "Jamais alegamos que faltaria dinheiro para o Bolsa Família. Foi no meio da dificuldade que o programa teve o seu começo".

A candidata disse ainda que o Brasil pode se tornar uma das economias mais dinâmicas do mundo, mas que isso não está relacionado somente ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB), mas também à melhoria das condições de vida dos brasileiros. Ela prometeu ampliar de 1 milhão para 2 milhões o número de casas construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida e disse que cada município com mais de 50 mil habitantes terá uma escola técnica.

Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem domicilio eleitoral em Porto Alegre. Ela afirmou que escolheu a cidade para iniciar a campanha pelo valor simbólico que  tem em sua vida pública.

A candidata terminou o discurso ressaltando o papel da mulher na disputa eleitoral. Disse que a partir de agora as meninas poderão ter o mesmo sonho dos meninos porque mulher pode sim ser presidente da República.

Em entrevista após receber a medalha, Dilma minimizou a substituição das diretrizes básicas do seu programa de governo registrado ontem no Tribunal Superior Eleitoral.  "Entregaram o programa errado, que foi o aprovado pelo congresso do PT e não é o da campanha. Um programa de governo é uma conjunção de contribuições dos partidos que compõem a aliança".

Dilma participa, neste momento, de um ato público na chamada Esquina da Democracia, conhecido reduto de manifestações da esquerda na capital gaúcha. Ela deve almoçar com o candidato do PT ao governo gaúcho, Tarso Genro, além dos ex-governadores Olivio Dutra e Alceu Colares, deputados federais e estaduais que apoiam a candidatura.

Propaganda eleitoral na internet tem regras próprias

 
Principalmente depois da popularização do Twitter no Brasil, a internet tem se tornado cada vez mais utilizada por políticos para autopromoção e divulgação do que têm feito. Mas só agora a atividade foi legalizada.
Nesta terça-feira (6) o Tribunal Superior Eleitoral liberou o uso da internet, excetuando a censura prévia, o anonimato e a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na rede.

Os candidatos a cargos públicos poderão fazer a propaganda em sites próprios, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor do serviço estabelecido no país.

A propaganda também é permitida em blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer cidadão.

Poderão ser enviados e-mails para endereços cadastrados gratuitamente. No entanto, as mensagens eletrônicas remetidas pelo candidato, partido ou coligação, por qualquer meio, deverão conter mecanismo que permita que o destinatário solicite seu descadastramento, com prazo de 48 horas para a retirada do nome da lista.

As mensagens eletrônicas enviadas ao destinatário que pediu sua saída do cadastro, após o fim desse prazo de 48 horas, sujeitam os responsáveis à multa de R$ 100 por mensagem transmitida.

Continua proibida toda propaganda feita, mesmo gratuitamente, em sites de empresas e oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta, de acordo com a Resolução 23.191 do TSE.

A violação dessa regra sujeita o responsável pela propaganda irregular e seu beneficiário, quando for comprovado seu prévio conhecimento do fato, a uma multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Campanha de Carlos Eduardo deve começar neste sábado pelo Seridó

http://www.psbrn.org.br/_resources/_circuits/files/files_38.jpg 
Apesar de já estar autorizada desde esta terça-feira (06), a campanha política do Rio Grande do Norte só deverá ser deflagrada neste próximo final de semana. A maioria dos candidatos ao Governo do Estado passará a semana cumprindo seus compromissos administrativos. É o caso de Rosalba Ciarlini (DEM) que vai participar de votações no Senado, e do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que vai cumprir agenda administrativa durante toda esta semana.
Até agora, a única coordenação que liberou a agenda do final de semana foi de Carlos Eduardo Alves (PDT). Ao lado de seu vice, Álvaro Dias (PDT), visitará a feira do Alecrim pela manhã, e depois participa de uma caminhada em Jardim do Seridó e de uma procissão na cidade de Caicó.

domingo, 4 de julho de 2010

Ronaldo Soares declara seu retorno a vida pública: “Eu vim dizer que estou voltando para a política de Assu”

O ex-deputado Ronaldo Soares (PR) concedeu entrevista neste sábado (03), a Rádio Princesa do Vale do Assu e admitiu pela primeira vez, depois que deixou a Prefeitura que voltará a política da capital do Vale. "Eu pensava que em 2008 estaria encerrada a minha trajetória política em Assu... Eu tenho um filho que disputa uma vaga na Assembleia... Chegou o momento em que as definições precisam ser tomadas", disse, lembrando a candidatura do empresário George Soares (PR).
"Nós preferimos seguirmos as diretrizes do partido, que é de apoio ao governador Iberê. Eu me preocupei muito com tudo isso. Tive muitas conversas com o prefeito Ivan Júnior e hoje nós tivemos outra conversa com o grupo político todo e ficou decidido que ele vai continuar com Rosalba. Cabe a mim, como pai de George procurar construir em Assu um apoio que consiga fazer essa permuta de apoio entre Assu e municípios fora", comentou durante a entrevista que durou mais de 40 minutos.
Ronaldo Soares que será um dos coordenadores da campanha pela reeleição de Iberê, não escondeu que se empenhará para seus candidatos. "Eu vim dizer que estou voltando para a política de Assu. Voltando para fazer política e assumir o lugar que vocês destinarem para mim. Eu vim dizer ao povo que não queria mais, não porque tivesse cansado e aborrecido... Pelo contrário. É que em 2008 achei que tinha cumprido com meu dever por inteiro", explicou adiantando que a partir do dia 20 estará de casa em casa e rua em rua de Assu. 

Extraído do blog do Marcos Dantas

sábado, 3 de julho de 2010

Doações para partidos políticos por meio de cartão de crédito deverão conter CPF do doador

Brasília – Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram no dia (30), por unanimidade, alteração de norma sobre doação por meio de cartão de crédito para campanhas eleitorais. Com a decisão, os doadores passam a informar para os partidos e comitês políticos o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no momento da doação.
A proposta anterior era para que as administradoras de cartão de crédito informassem o número, mas as empresas alegavam que seria inviável prestar informações sobre a identificação dos clientes por falta de condições operacionais.
Segundo o ministro Arnaldo Versiani, que apresentou a proposta, as doações serão feitas em endereço eletrônico que já vai apresentar o campo obrigatório do preenchimento do CPF. "Não há necessidade de as administradoras fornecerem aos partidos, candidatos e comitês o CPF porque esses dados já constarão do próprio recibo eleitoral”, disse Versiani.
O ministro explicou que o recibo eleitoral só é impresso com o fornecimento do número do documento, portanto, os partidos políticos, candidatos e comitês, quando prestarem suas contas aos tribunais eleitorais, já o farão com a identificação do CPF do doador.
Apenas cartões corporativos, de órgãos de administração pública e emitidos no exterior não poderão ser utilizados para fazer doações. De acordo com o TSE, as doações por cartão de crédito seguem os mesmo critérios das demais contribuições, podendo ser feitas até o dia da eleição, inclusive na hipótese de segundo turno. Os valores devem respeitar o limite máximo de 10% dos rendimentos brutos recebidos pelo doador no ano anterior à eleição.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Carro capota e quase invade a Câmara dos Deputados

carro-capota-camara-deputados-hg
Um carro descontrolado quase invadiu a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), após a derrota do Brasil para a Holanda nesta sexta-feira (2).
De acordo com a polícia, a motorista descia em direção à Praça dos Três Poderes quando perdeu o controle do veículo e caiu no fosso. O carro quase atingiu a vidraça da Câmara.
A motorista foi retirada do carro pelo Corpo de Bombeiros. Ela teve alguns ferimentos, mas não corre risco de morte.

Esperteza em eleição de Câmara tem resultado surpreendente

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiix9fM0Y_bOUy1hQRMhdlPXspC3yaepmzIqr7yHW1rMKrAOd1sQn0O3UH5YlsPQiHZKxg9QemfzNOuwVEXY7nEd3wGohdpxHHNgZ6fJl-Yxv_FizzKaKsLSZcMunTdCAieko_WTayeK8hF/s1600/FranciscoJoseJunior.jpg
Como dizia o presidente Tancredo Neves: "Esperteza, quando é muita, come o dono".

Parece que a sapiência mineira se encaixa perfeitamente no presidente da Câmara de Mossoró, Claudionor dos Santos (PDT).

Há pouco mais de 30 minutos, uma chapa encabeçada pelo vereador, também governista, Francisco José Júnior (PMN), foi eleita para compor a futura Mesa Diretora da Casa, biênio 2011/2012. Obteve oito votos a favor, nenhum contra ou abstenção.

A sessão foi aberta pouco além das 9h e imediatamente fechada pelo próprio presidente Claudionor. Ele tinha articulado a sessão extraordinária para consagrar sua reeleição, mas viu que a estratéfia tinha "furado".

Vendo-se perdido, o presidente tentou produzir outro fato a obstacular o avanço da chapa alternativa que se formou à sua pretensão. Justificou que não havia qualquer chapa escrita, daí a decisão de encerrar a sessão.

Ele contou com apoio de Chico da Prefeitura (DEM) e Cláudia Regina (DEM), que se retiraram do plenário em seguida, ao lado também de Niná Rebouças (DEM).

Entretanto, Francisco José Júnior reabriu a sessão e formalizou todo o ritual da eleição.

Francisco José atestou que, ao contrário do informado por Claudionor, havia registro de sua chapa em cartório, atendendo à exigência regimental de ser apresentada até uma hora antes da eleição. A eleição estava definida, em edital de convocação, para as 9h desta sexta (2). 

Às 7h30 um grupo de vereadores que se rebelou contra Claudionor, tinha feito o registro da chapa em cartório. A medida legal foi necessária, porque a sede da câmara estava fechada, impedindo a formalização do procedimento na própria Casa. 

Com oito vereadores formando esse bloco, Francisco José terminou sendo eleito.

É certo que a história não está encerrada. Tudo indica que teremos embate judicial em seguida, em face da forma incomum com que a eleição foi realizada.

Ficou assim, a formação da mesa eleita: presidente,  Francisco José Júnior; 1º vice, Jório Nogueira (PDT); 2º vice-presidente, Ricardo de Dodoca (PDT); 1º secretário, Lahyrinho Rosado (PSB); 2º secretário, Daniel Gomes (PMDB); 3º secretário, Zé Peixeiro (PMDB) e 4º secretário é Maria das Malhas (PSL).

O suplente no exercício do mandato, Pedro Eugênio (PR), que substitui provisoriamente Genivan Vale (PR), foi o oitavo voto à garantia da reabertura da sessão e da eleição em si.

Fonte: Blog do Carlos Santos