sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lula é eleito pela revista Time o líder mais influente do mundo


São Paulo, 29 (AE) - A revista norte-americana Time colocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no topo de sua lista das pessoas mais influentes do mundo, divulgada nesta quinta-feira no site da publicação. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aparece em quarto no levantamento, realizado anualmente.
O texto sobre Lula é assinado pelo documentarista norte-americano Michael Moore, ganhador do Oscar pelo filme "Tiros em Columbine". Recentemente, Moore lançou o filme "Capitalismo: uma história de amor".
A matéria qualifica Lula como "um filho legítimo da classe trabalhadora da América Latina" e lembra alguns aspectos de sua trajetória. A reportagem da revista nota que Lula decidiu entrar na política após perder a esposa no oitavo mês de gravidez, junto com o bebê, por não ter como bancar "um serviço médico decente". "Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem um bom sistema de saúde, e elas darão muito menos trabalho para vocês", defendeu a Time.
"O que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano", afirmou a revista.
O ranking da Time é dividido em alguns tópicos e Lula lidera na categoria Líderes (além de ser o primeiro da lista geral). Outros políticos citados entre os líderes são Obama, em 4º, o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, em 7º, e a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, em 8º lugar
Entre os "Heróis", o topo ficou para o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, elogiado por seu papel como enviado da ONU no Haiti desde 2009.
(Equipe AE) 

"Você dizia na eleição passada que a candidata de Lula ia ganhar. Ganhou?"



José Adécio, Álvaro Dias e Getúlio Rego, sob o olhar do procurador Alessandru
A campanha já começou...literalmente. 

Na Assembléia Legislativa, o pós-sessão desta quarta-feira foi de disputa entre rosalbistas e o deputado Álvaro Dias, vice do governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT).
De um lado, os democratas Getúlio Rego e José Adécio, o peemedebista José Dias e os Verdes Gilson Moura e Paulo Davim.
Do outro, somente Álvaro...
Que dizia em alto e bom som que o governadorável Carlos Eduardo Alves terá apoio de Lula e irá ganhar a eleição... 

Rebatido de pronto por Getúlio.
“Você dizia na eleição passada que a candidata de Lula ia ganhar. Ta aí o resultado. Ganhou?



Fonte: Blog da Thaísa Galvão

Codern vai dobrar capacidade exportadora de sal do RN com a ampliação do terminal

PORTO ILHA

A ampliação e adequação do Terminal Salineiro de Areia Branca constitui uma obra de R$ 174 milhões, feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que vai dobrar a capacidade exportadora de sal do Rio Grande do Norte. O estado é o maior produtor desse minério no país, responsável por 95% da produção nacional.
“O sal está presente em toda uma cadeia de produtos da indústria química, bem como sua produção, no estado, gera milhares de empregos diretos e indiretos. Com certeza, uma obra que todo o setor agradece”, afirma Emerson Fernandes, diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), administradora do Porto de Natal e do Terminal Salineiro de Areia Branca (Porto-Ilha), os dois terminais do Estado. 

A ampliação do Porto Ilha, a dragagem do Porto de Natal e a construção de terminal de passageiros na capital são algumas das obras realizadas neste ano que, segundo Codern, irão solidificar a infra-estrutura portuária do Rio Grande do Norte. “Isso mostra o quanto estamos crescendo em termos portuários no Rio Grande do Norte”, afirma Emerson Fernandes.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sávio Hackradt critica duelo entre Agripino e Wilma sobre “ficha limpa”


Pré-candidato ao Senado Federal, Sávio Hackradt (PCdoB) teceu críticas ao senador José Agripino Maia (DEM) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) por travarem “queda de braço” com o objetivo de saber quem tem a “ficha limpa” ou “menos suja”.

Para o comunista, o democrata e a peessebista medem força numa disputa pessoal e, com isso, propositadamente esquecem os problemas do Rio Grande do Norte. Hackradt considera que essa é uma maneira de fugir do debater sobre as grandes questões que não foram solucionadas pelos duelistas que já foram governadores.

Após lamentar a postura de seus concorrentes, Hackradt expôs algumas ideias e propostas para o desenvolvimento do Estado dentro de uma aliança PCdoB-PDT, com a pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) para o Governo do RN e a dele para o Senado.

Em seguida, rebateu os que dizem que ele não se elege. “Ninguém pode prever o resultado das eleições”, disse, emendando que o bom da democracia é o confronto das ideias.

Hackradt fez ainda comentários sobre o desempenho dos três senadores potiguares, Rosalba Ciarlini (DEM), José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). “Por que eles não apresentam projetos para as questões fundamentais do desenvolvimento do RN? Isso tem que ser respondido”, cobrou.

Fonte: Nominuto.com

Partidos e pré-candidatos chegam a 116 dias do ano da sucessão sem registrar pesquisas no TRE


Chegamos a 116 dias de 2010, ano da sucessão estadual e também momento que marcará a decisão popular de um novo presidente da República. A novidade peculiar do Rio Grande do Norte é a falta de pesquisas eleitorais... Não que o eleitorado potiguar esteja sendo sondado. O problema é que chegamos abril e desde que a Justiça Eleitoral exige o registro das pesquisas para divulgação, nenhum partido ou instituição registrou números da sucessão.
Estamos a 65 dias do prazo limite para as convenções que vão oficializar os nomes da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) candidatos ao Governo do Estado. A disputa desse ano está bem diferente de anos anteriores... Sem pesquisa, não dá para avaliar com precisão o quadro sucessório... Às vezes parece que ninguém está interessado em divulgar os números e preferem "esconde-los" no famoso consumo interno.

Em entrevistas no interior, Carlos Eduardo poupa os governos Wilma e Iberê

Foi na cidade do governadorável Iberê Ferreira que o governadorável Carlos Eduardo Alves fez campanha neste sábado. 
Acompanhado do vice Álvaro Dias, Carlos foi a Santa Cruz, onde destinou a maior parte do seu tempo na cidade, a conceder uma entrevista à rádio comunitária Santa Rita. 
Aliado da ex-governadora, Carlos mantém um discurso sem ataques à gestão anterior... 
Questionado sobre greves no serviço público, respondeu que nos últimos anos os funcionários públicos receberam alguns benefícios, mas que “ainda é preciso fazer muito”... 
Aliado do atual governador Iberê Ferreira, tendo, inclusive, declarado apoio no segundo turno, caso sua candidatura não obtivesse êxito, Carlos Eduardo – que na realidade espera mesmo é que Iberê desista da disputa para oficializar seu nome no governismo – poupou o governador ao ser provocado sobre o anúncio de greve da Polícia Civil, previsto para o dia 3 de maio. 
"Recentemente o governador Iberê Ferreira foi à Assembleia Legislativa solicitar que o limite de remanejamento fosse aumentado de 5% para 11%,, e esse aumento seria para os servidores. No entanto, em uma atitude do grupo do senador José Agripino e da senadora Rosalba Ciarlini, a Assembleia negou esse pedido", respondeu Carlos, ressaltando que todo o Rio Grande do Norte saiu prejudicado com a negativa da Assembleia Legislativa em relação ao reajuste no limite de remanejamento. 
"O prejuízo não foi para o Governo do Estado, mas para o povo potiguar. Por isso, poderemos ver serem desencadeadas greves em vários setores", disse.

domingo, 25 de abril de 2010

Com AABB lotada, Antônio Petronilo tem nome lançado a Assembleia Legislativa por Carlos Eduardo e Álvaro Dias


O sábado (24) foi de festa política em Parelhas, terceiro maior colégio eleitoral do Seridó com quase 16 mil eleitores. O médico Antônio Petronilo (PMDB), que administrou a cidade em três oportunidades teve seu nome lançado a Assembleia Legislativa em solenidade prestigiada pela chapa da terceira via: Carlos Eduardo Alves (PDT) e Álvaro Dias (PDT). A AABB estava lotada e também contou com as presenças de lideranças locais aliadas ao médico, como o prefeito Francisco Medeiros (PT), o vice-prefeito Zezinho Dantas (PMDB), vereadores, suplentes e lideranças.
Antônio Petronilo já conquistou o apoio do prefeito Alexandre Dantas (PP) de Carnaúba dos Dantas e começa a entrar em municípios do Seridó Oriental... Os prefeitos padre Jocimar Dantas (Jardim do Seridó) e Iranildo Pereira (Santana do Seridó), embora que apóiem os deputados Nelter Queiroz (PMDB) e Walter Alves (PMDB), respectivamente foram prestigiar a festa. O governadorável Carlos Eduardo Alves e o deputado Álvaro Dias, ressaltaram a importância do trabalho de Antônio Petronilo no Seridó e a conquista de uma vaga na Assembleia, para representar o povo da região.
Nos discursos, Álvaro Dias revelou que quando tomou a decisão de aceitar ser o vice na chapa de Carlos Eduardo, foi ao médico de Parelhas que ele comunicou primeiro. "Quando aceitei o convite para ser vice, foi Antônio Petronilo que pensei primeiro para ter o apoio. Foram mais de 20 anos de parceria política com Dr. Antônio e com certeza ele ficará na minha cadeira na Assembleia", disse Álvaro. Já o governadorável Carlos Eduardo prometeu que vai ajudar as cerâmicas de Parelhas e região com o gás, assim que chegar ao Governo.

sábado, 24 de abril de 2010

Ato político do PCdoB é definido para anunciar candidatura

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anuncia para a próxima quinta (29), um Ato Político para anunciar o nome do geógrafo Gutemberg Dias para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa.
Já confirmaram presença no evento o pré-candidato ao governo do estado, Carlos Eduardo Alves (PDT), o pré-candidato ao Senado, Sávio Hackradt, o presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, lideranças da região Oeste e vários militantes e filiados. 
O evento acontece na Câmara Municipal de Mossoró, a partir das 19 horas.
A princípio, a expectativa de Gutemberg era promover o evento nesta sexta (23), também na câmara. Mas não acomodou detalhes quanto à própria agenda de Carlos Eduardo Alves à iniciativa.
O pré-candidato foi concorrente às eleições de 2008 em Mossoró, na condição de vice na chapa do candidato a prefeito pelo PR, vereador Renato Fernandes.

Carlos Eduardo cumpre agenda no Trairi e no Seridó

O presidente estadual do PDT e pré-candidato a governador, Carlos Eduardo, cumpre agenda neste sábado (24) pelo interior do Estado. O pedetista e ex-prefeito de Natal está na luta pela “penetração” pelo interior de sua candidatura, até então, mais circunscrita à Região Metropolitana de Natal. 

Junto com o deputado estadual Álvaro Dias, seu correligionário e futuro companheiro de chapa como candidato a vice-governador, Carlos Eduardo participará de entrevistas a emissoras de rádio em Santa Cruz, na região Trairi, e em Jardim do Seridó.

Também na região Seridó, Carlos Eduardo vai a Parelhas, onde encerra sua programação de sábado participando do lançamento da candidatura a deputado estadual do médico e ex-prefeito do município, Antônio Petronilo Filho (PMDB). O evento está marcado para 19 horas, na sede da AABB em Parelhas.

* Com informações da assessoria do candidato.

PT pede a cabeça de Ciro e PSB atende

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Postulantes ao Senado participarão de debate durante Seminário no Seridó


José Agripino, Garibaldi, Sávio, Wilma e Joanilson serão convidados
Os pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte confirmaram presença para a Sabatina Jurídico-Eleitoral, marcada para o último sábado (29) do mês em Caicó. A Sabatina encerrará a programação do "Seridó Debate Eleições 2010", evento realizado pela OAB Subsecção Caicó e pelo curso de Direito do CERES-UFRN.Estarão reunidos em Caicó os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), o jornalista Sávio Hackradt (PC do B) e o advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC). Os postulantes ao Senado terão oportunidade de se posicionarem sobre as atuais regras eleitorais.
De acordo com Diego Vale, coordenador do Congresso, não será uma apresentação de propostas. "Ouviremos dos pré-candidatos opiniões sobre temas como ficha limpa, regras de inelegibilidade, reforma eleitoral. Eles pretendem ocupar o legislativo e por isso devem falar o que pensam das atuais leis eleitorais", explicou. A organização não permitirá confronto entre os participantes, para que a Sabatina não configure um debate, o que é vedado para o período. Jornalistas serão cadastrados para conduzir a Sabatina, que também será transmitida ao vivo por alguns meios de comunicação.

Engenheiro diz que sem a ponte não haverá desenvolvimento na região da Costa Branca

“Sem essa ponte Areia Branca estagnou, parou no tempo”. A frase de efeito foi pronunciada pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pré-candidato a deputado federal, Walter Fernandes (PCdoB), se referindo ao projeto de construção de uma ponte ligando Areia Branca ao vizinho município de Grossos.
Engenheiro com larga experiência profissional, tendo participado da execução de gigantescas obras estruturantes, Walter Fernandes é de opinião que o desenvolvimento de Areia Branca e dos municípios circunvizinhos passa pela ponte. “A ponte é uma necessidade para promover o progresso do Pólo Costa Branca”, afirma.
O pré-candidato esteve em Areia Branca na quarta-feira, 21. Em contato com o blog ele disse que o projeto da ponte é viável e tendo em vista a sua importância para a região, os custos são insignificantes. O engenheiro defende uma ampla mobilização dos municípios pela construção da ponte que interligará Areia Branca, inclusive com o estado do Ceará.
O engenheiro enaltece a iniciativa de expoentes políticos da cidade, como o empresário Cleodon Bezerra, que à época em que exerceu o mandato legislativo elegeu a construção da ponte a sua bandeira de luta. Ele destaca também o empenho de outros representantes políticos do Estado em favor do pleito, mas entende que é preciso fazer mais para o projeto sair do papel. “Vamos nos unir aos que sonham com essa realidade, vamos engrossar as fileiras dos que acreditam que a construção da ponte é possível”, reforça.
Walter Fernandes estava acompanhado do líder estudantil Jocsã Cerqueira Cunha (PCdoB), pré-candidato a deputado estadual pelo município.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vereador de Grossos apoiá Jocsã Cerqueira para Deputado Estadual

O vereador do PCdoB em Grossos Carlos Lacerda(Cateca) confirmou apoio ao Pré-candidato a Deputado Estadual Areia-branquense Jocsã Cerqueira, por entender que a região da costa branca precisa ter um representante na assembléia legislativa do RN, para canalizar benefícios aos filhos de Grossos e de toda região da costa branca.
Para a Câmara Federal Cateca (PCdoB) sinalizou apoio a Walter Fernandes do PCdoB, que na área federal vai ajudar a costa branca. Walter e Jocsã Cerqueira estão fazendo dobradinha na região.

Extraído do Portal Costa Branca

Ficha limpa: Wilma retoma duelo com Agripino

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) retomou a discussão em torno das “fichas e mãos limpas”. Na semana passada, o senador José Agripino Maia (DEM) desafiou a líder do PSB a apresentar documentos que comprovassem que contra a peessebista não há processos judiciais. Wilma de Faria encarou o desafio, colocou os advogados em campo e apresentou via Twitter as certidões negativas dos Tribunais.

Na noite desta terça-feira (20), a líder do PSB disse que faz política com idealismo e sabe da responsabilidade de liderar um partido. Em uma série de postagem pelo Twitter, Wilma de Faria respondeu aos seus opositores apresentando certidões negativas dos Tribunais, segundo as quais ela não estar envolvida em condenações judiciais. Algo que José Agripino tinha feito na sexta-feira (16).

"Os documentos que acabo de postar falam por si. Encerro o assunto, agradeço a atenção de todos e volto em breve a falar de propostas e ações", disse Wilma de Faria, que não gostou nem um pouco das provocações do democrata.

Governo de Iberê Ferreira não terá vida fácil na Assembléia Legislativa

Apesar de ter sido muito bem recebido pelos deputados na Assembléia Legislativa, na tarde desta segunda-feira(19), o governador Iberê Ferreira não deverá conseguir facilmente a aprovação dos projetos que encaminhou ao Poder Legislativo Estadual.

É que pelo menos dois líderes partidários já demonstraram que não estão dispostos a dispensar a tramitação das matérias: José Dias, líder do PMDB, e Raimundo Fernandes, líder do PMN.

O líder do DEM, deputado Getúlio Rêgo, também não deverá dispensar a tramitação das matérias governamentais na AL.

É bom também lembrar que as Comissões Permanentes da Casa ainda não foram formalizadas.

E sem a constituição das Comissões, nenhuma matéria pode tramitar na Assembléia.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dilma Rousseff faz "ao vivo", lançamento de seu Blog


Quem está acessando o blog da presidenciável Dilma Rousseff neste momento, está presenciando...
A ex-ministra está fazendo, ao vivo, o lançamento do seu veículo pessoal.
O www.dilmanaweb.com.br
Para assistir é só seguir para www.dilmanaweb.com.br/video/stream

TCU determina que ex-prefeito de Ielmo Marinho devolva aos cofres públicos quase R$ 1 milhão

O ex-prefeito de Ielmo Marinho, Hostílio José de Lara Medina, e a empresa Cavalcanti Construções Ltda., terão que devolver solidariamente aos cofres públicos a quantia de R$ 939.739,73, valor atualizado.

A decisão é do tribunal de Contas da União(TCU).

Segundo o TCU, o ex-prefeito e a empresa não comprovaram a regular aplicação de valores federais repassados pelo Ministério da Integração Nacional.

Os recursos transferidos ao município seriam para a execução de obras de drenagem superficial, com pavimentação dos Conjuntos São Raimundo, Medinão e Alto Conceição.

O TCU também puniu os responsáveis com multas individuais de R$ 50 mil.

Cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Norte, para que sejam tomadas as devidas providências.

Cabe recurso da decisão.

PCdoB chama militância e amigos para ver e debater programa de TV


A partir desta terça-feira, 20, até o dia 27, estarão no ar em rádio e televisão as inserções do PCdoB. Além disso, o programa partidário semestral sGILSerá veiculado em cadeia nacional no dia 22, às 20h nas emissoras de rádio e às 20h30 nas de televisão. O partido está estimulando seus comitês e militantes a se reunirem com simpatizantes e amigos para assistir e debater o programa durante sua exibição. 
A linha central do programa será mostrar que o Brasil vive um momento especial, marcado por diversas conquistas resultantes da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados.

“Observando este momento, o PCdoB reafirma que o país se encontra numa encruzilhada entre o avanço e o retrocesso. A escolha entre um desses caminhos poderá mudar completamente o futuro da nação”, diz José Reinaldo Carvalho, secretário de Comunicação do partido. 

O programa ainda mostrará a participação dos comunistas nesse conjunto de conquistas e sua luta constante, desde a fundação em 1922, pela soberania, o desenvolvimento e a realização de conquistas econômicas e sociais para os brasileiros como caminho para o socialismo. 

“A ideia é apresentar lideranças que contribuem para esses êxitos ocupando importantes funções na administração pública do país em diferentes funções e, ao mesmo tempo, mostrar o enraizamento do PCdoB nas lutas políticas e sociais de nosso povo, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução salarial”, destaca José Reinaldo. 

Por fim, ele salienta que “o programa é uma mensagem de alegria e otimismo com o futuro de nossa nação, mas também uma mensagem de estímulo à mobilização de nossa militância neste que é um momento crucial de nossa história”.

Carlos Eduardo e Sávio Hackradt apoiam Dilma

O pré-candidato a senador Sávio Hackradt (PCdoB) e o pré-candidato a governador do estado, Carlos Eduardo (PDT), estiveram em Brasília no evento em que o PCdoB anunciou o apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da república. Na oportunidade, conversaram com Dilma e ela incentivou as duas candidaturas e disse que vai precisar de apoio no Senado para continuar o trabalho e os programas sociais do presidente Lula. O encontro em Brasília reuniu todos os pré-candidatos do PCdoB no Brasil e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), foi um dos convidados especiais do partido, já que PCdoB e PDT firmaram uma aliança no estado. Mais de 2 mil pessoas participaram do evento que contou também com as presenças do presidente Lula e do vice-presidente José de Alencar. Atualmente, toda a bancada de senadores do Rio Grande do Norte, faz oposição ao presidente Lula.

Antônio Capistrano no Memória Viva da TV Universitária


Na próxima quinta-feira (22) às 19 horas e, no domingo (25), às 11 horas, a tevê Universitária estará exibindo mais um Memoria Viva. O entrevistado do dia será o ex-deputado estadual Antônio Capistrano.
O programa foi iniciado pelo jornalista Carlos Lira no início dos anos de 1980, no qual diversas figuras do nosso estado registraram as suas reminiscências. Este programa, hoje, está sob o comando de Tarcisio Gurgel.
A entevista do amigo Antônio Capistrano será conduzida por Tarcisio Gurgel e estarão participando como convidados, Inácio de Magalhães Sena e o médico e vereador, Franklin Capistrano.

Vereador Leleu Fontes diz que divisão entre Vivaldo e Bibi vai acarretar na vitória de Carlos Eduardo em Caicó


Foto: Divulgação
Vereador Leleu Fontes diz que Carlos Eduardo vai vencer em Caicó

O vereador Leleu Fontes(PDT) afirma que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT, ganhará a eleição na cidade de Caicó.

Leleu, que está hoje em Natal, cita três motivos para embasar o seu prognóstico.

O primeiro motivo, segundo o vereador caicoense, é o fato de Carlos Eduardo ser o candidato a governador mais preparado. “Carlos é o melhor candidato a governador, pois além de governar Natal é vocacionado e tem propostas administrativas, o que os outros não têm”, frisa Leleu.

O segundo motivo apontado por Leleu se refere ao candidato a vice de Carlos Eduardo, o deputado Álvaro Dias(PDT), que é caicoense.

“Carlos foi buscar no Seridó um nome bastante expressivo, que é o deputado Álvaro Dias. Àlvaro foi por quatro vezes deputado estadual, por seis anos presidiu o Palácio José Augusto e foi deputado federal eleito com mais de 130 mil votos”, diz Leleu.

O vereador acrescenta que o espólio eleitoral de Álvaro representa hoje em Caicó algo em torno de 40% do eleitorado.

A divisão da base governista em Caicó é apontada por Leleu Fontes como o terceiro motivo para Carlos Eduardo ser o candidato a governador mais votado na terra de Nossa Senhora de Sant’Ana.

Ele ressalta que Vivaldo Costa(PR) e o prefeito Bibi Costa(PR) se dividiram e estão apoiando as pré-candidaturas de Rosalba Ciarlini(DEM) e Iberê Ferreira de Souza(PSB), respectivamente, ao Governo do Estado.

“Com Vivaldo e Bibi apoiando candidaturas diferentes, a lógica é o grupo político de Álvaro Dias proporcionar uma grande vitória a Carlos Eduardo em Caicó”, enfatiza o vereador do PDT.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

3º Encontro da Cidadania reune lideranças do PCdoB


Na última sexta-feira (16/04) o vereador do PCdoB Carlos Lacerda(Cateca)   realizou o 3º Encontro da cidadania em Grossos prestando contas do seu mandato contabilizando grandes realizações em favor do povo de Grossos.
O vereador reuniu uma grande quantidade de pessoas na rua principal da cidade. A atração cultural do evento ficou por conta de Genildo Costa, Vavá Costa e Lalauzinho de Lalau, que cantaram e contaram causos para os presentes.
Segundo o vereador Cateca o quarto Encontro da Cidadania já vai começar a ser programado e espera levar a outra região da cidade o seu mandato.
O evento contou com lideranças do partido, como: Walter Fernandes, Jocsã Cerqueira e Gutemberg Dias.

Servidores do Ibama no RN entram em greve

Os servidores do Ibama do Rio Grande do Norte entram em greve nesta segunda-feira(19).

A greve é nacional e se baseia em três pontos:

1) Reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente nos moldes do Aviso Ministerial nº 238 – MMA, de 05/11/2009, enviado pelo Ministro Carlos Minc ao MPOG.

2) Transposição do cargo de Agente Administrativo do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE para o de Agente Administrativo do Plano Especial de Cargos do MMA e do IBAMA - PECMA.

3) Retirada do Projeto de Lei de Conversão - PLP nº 549/2009, que congela os salários e investimentos na melhoria dos serviços públicos por 10 anos.

Logo mais, às 9 horas, na sede da Associação dos Servidores do Ibama no RN, haverá uma assembléia geral da categoria para os últimos informes da greve.

Carlos Eduardo recebe o apoio de Arnóbio Abreu Filho, em Assu, e do vice-prefeito de Ceará-Mirim

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato a governador pelo PDT, ligou cedinho para o blog.

Anuncia que nesta sexta-feira(17) recebeu apoios considerados por ele como “importantes”.

Em Assu, Carlos Eduardo diz ter recebido o apoio do médico Arnóbio Abreu Filho e o seu grupo político.

Ele é filho do ex-deputado Arnóbio Abreu, já falecido.

Os outros apoios são oriundos de Ceará-Mirim.

De acordo com o ex-prefeito de Natal, manifestou apoio a sua pré-candidatura ao Governo o grupo político do vice-prefeito Luiz Antônio.

O grupo conta ainda com a vereadora Patrícia Juna e com o ex-vereador Antônio Ivo.

“São apoios importantes, pois representam duas regiões com potencial eleitoral expressivo”, disse Carlos Eduardo.

Neste sábado(16), o pré-candidato do PDT visita os municípios de Severiano Melo, Riacho da Cruz e Apodi.

domingo, 18 de abril de 2010

Prorrogação do IPI reduzido no setor da construção agrada a consumidores e empresários


Brasília – A Prorrogação do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de material de construção foi vista com alívio pelos consumidores e pelos empresários do setor. A medida, que vigorará até dezembro deste ano, foi anunciada dia (15) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O setor vinha sofrendo com a concentração de encomendas devido à proximidade do fim do desconto, previsto para junho. Com o elevado volume de compras, temia-se o desabastecimento e, consequentemente, a pressão sobre os preços. Na semana passada, o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Cruz, conversou sobre o assunto com Mantega, durante evento do setor em São Paulo. A associação reúne mais de 50 mil lojas.

"Tivemos oportunidade de dizer ao ministro que o setor da construção civil estava antecipando as compras para maio e junho, devido à proximidade do fim do IPI e que isso que estava provocando um desabastecimento do setor e, consequentemente, aumento de preço”, informou Cruz.

Papa lamenta e expressa 'vergonha' por abusos sexuais

Alberto Pizzoli/ AFP PHOTO
O papa Bento 16 disse neste domingo (18) que lamenta e sente "vergonha" pelos abusos sexuais cometidos por religiosos, ao se reunir em Malta com um grupo de pessoas vítimas de sacerdotes pedófilos, anunciou o Vaticano.
- O Santo Padre se reuniu neste domingo na nunciatura apostólica de Malta com um pequeno grupo de pessoas que sofreram abusos sexuais por parte de religiosos, indica o comunicado.
O Papa manifestou "sua profunda emoção ante suas histórias, disse que lamenta e sente vergonha pelos sofrimentos que as vítimas e suas famílias tiveram que suportar", segundo a mesma fonte.
Bento 16 rezou com as vítimas e assegurou que "a Igreja faz e fará todo o que estiver em seu poder para investigar as acusações (de abusos sexuais), entregar à justiça as pessoas responsáveis por abusos e aplicar medidas concretas para proteger os jovens no futuro", acrescenta o Vaticano no comunicado. 
Fonte: R7

CHARGE DO DIA

CURTAS DO BLOG

"Pensar é o trabalho mais pesado que há. Talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso."

CONGRESSO PROVOCA GOVERNO E FECHA ACORDO SOBRE REAJUSTE DE APOSENTADOS

Sem o aval do governo, líderes da base aliada e da oposição fecharam acordo para conceder um aumento de 7,7% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Deputados e senadores se reuniram no final da tarde de quarta-feira, 14, para discutir o assunto. Cândido Vaccarezza (PT-SP), relator da proposta e líder do governo, estava presente e mesmo sabendo das chances de ter seu texto derrotado, manteve um reajuste de 7%. "É tudo que o presidente da República me autorizou a dar", disse. Ontem pela manhã, antes da reunião que fechou o acordo entre os deputados e senadores, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou que indicará ao presidente para vetar qualquer reajuste acima de 6,14%. Ele é o terceiro ministro a apontar o patamar de 7,7% como inviável. Apesar das diversas afirmações do governo, congressistas disseram duvidar da possibilidade de o presidente Lula vetar o reajuste em ano eleitoral. A medida provisória começou a ser discutida no plenário, mas sua votação deve ser concluída apenas no dia 27. Líderes da base disseram ainda ter esperança de convencer o governo a conceder o aumento maior. "Não queremos derrotador o nosso governo, ainda temos esperança", disse Alves. De acordo com eles, a diferença no impacto nos cofres da Previdência é de cerca de R$ 800 milhões. Com 7%, o impacto a mais seria de R$ 1,1 bilhão e com 7,7%, R$ 1,9 bilhão.

O Pelé da política, Lula mantém aprovação recorde entre todos os presidentes da era democrática do País


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(foto) continua a registrar um nível recorde de aprovação para o seu governo, apesar de ter oscilado negativamente nas últimas três semanas.
Segundo o Datafolha, 73% consideram a administração federal petista ótima ou boa. No final de março, a taxa era de 76%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado em todo o país, nos dias 15 e 16, com 2.600 entrevistas -junto com a sondagem sobre intenção de voto para presidente.

Para 22%, Lula faz um governo regular (em março, o percentual era de 20%). Outros 5% rejeitam o petista, dizendo que o governo é ruim ou péssimo - eram 4% há três semanas.

Na comparação com os outros presidentes eleitos pelo voto direto depois da redemocratização do país, Lula é o mais bem avaliado já há algum tempo. Fernando Collor de Mello, que governou de 1990 a 1992, segundo pesquisas Datafolha, teve como aprovação máxima uma taxa de 36%.

Fernando Henrique Cardoso, que foi presidente por oito anos (1995-2001), teve seu recorde de aprovação em dezembro de 1996, com 47% de bom e ótimo no Datafolha.

Mas durante os quatro anos de seu segundo mandato, FHC nunca teve mais do que 31% de aprovação. Na véspera de sua sucessão, em setembro de 2002, o tucano era aprovado por apenas 23% -e rejeitado por 35%.

Lula, com suas taxas favoráveis acima de 70%, será o primeiro presidente brasileiro no atual período democrático a entrar no último ano de mandato bem avaliado.

Desde o início de 2008 que a aprovação do petista está acima de 50%. Em dezembro de 2009 rompeu a barreira dos 70% e não caiu.

A nota média que os entrevistados dão ao governo Lula, de zero a dez, ficou em 7,9. É o mesmo número apurado no final de março. Essa média é acima de 7 desde o início de 2008.

Essa avaliação positiva de Lula é considerada por ele seu maior trunfo para tentar eleger Dilma Rousseff como sucessora.

Mas até agora há uma assimetria entre as taxas da candidata oficial e o juízo que os eleitores fazem do atuam presidente.
Fonte: Folha de S.Paulo - Hoje

Prefeitura e Caixa vão contemplar pescadores com 50 casas


Prefeito Souza falou sobre o programa de habitação
Pescadores participaram da reunião

Representantes da Caixa Económica Federal estiveram nesta manhã de Sexta Feira 15/04, em Areia Branca para discutir junto com a Prefeitura Municipal a construção das primeiras 50 casas que vão beneficiar os pescadores do município. As 50 primeiras unidades habitacionais serão construidas na zona rural, a previsão é de que 200 casas possam ser edificadas atendendo não só a pescadores mais tambem aos agricultores da cidade.

Primeira Igreja Batista de Areia Branca está comemorando meio século de fundação


IGREJA BATISTA DE AREIA BRANCAA Primeira Igreja Batista de Areia  Branca está comemorando 50 anos de fundação no município. A data será celebrada neste final de semana, com as atividades de caráter festivo iniciando neste sábado, 17, e prosseguindo amanhã, 18, às 19h30, no templo sede localizado na rua Mestre Silvério Barreto, centro. “Deixando Marcas” é o tema geral a ser ministrado pelo pastor Samuel Cavalcante, de Currais Novos (RN).
De acordo com a organização da festa de aniversario da Primeira Igreja Batista, o evento é aberto à comunidade. O objetivo é comemorar meio século de de vida da igreja, ou seja, das pessoas que compõem a Igreja, “pois são vidas valiosas que Jesus resgatou”, diz Jean Carlos, membro da diretoria.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tropa de choque midiática

Diariamente comentaristas políticos e articulistas diversos se desdobram em explicar o slogan de Serra “O Brasil pode mais”. Em alguns textos parece “análise”, em outros é recomendação mesmo – para que o tucano evitar atacar Lula, como quer FHC. 
É a tropa de choque midiática. Resta saber se conseguirão convencer o povo com o artifício semântico. 

A realidade certamente falará mais alto. 

Nota do Blog: Aqui se vê isso diariamente!

George Câmara diz que mudanças no secretariado de Micarla é um "festival de trapalhadas"

A atitude da prefeita Micarla de Souza(PV) em demitir a secretária de Saúde, Ana Tânia, e o secretário do Planejamento, Augusto Viveiros, divide opiniões na Câmara Municipal.

Na opinião do vereador George Câmara (PCdoB), os secretários estão na administração de Micarla como "peças decorativas".

"É um festival de trapalhadas. Sem analisar o mérito da necessidade, o que fica parecendo é que são mudanças de apagar fogo", declarou George em entrevista ao Diário de Natal.

Para Raniere Barbosa(PRB), as diversas mudanças no secretariado municipal é uma demonstração da falta de liderança de Micarla.

"Ela não tem liderança sobre seus liderados. É um governo instável, sem metas e sem prioridades. Sem diagnósticos", afirmou Raniere ao Diário.

Também ouvido pelo Diário de Natal, o líder da prefeita na Câmara, vereador Enildo Alves (PSB), considerou que Micarla agiu corretamente em demitir os dois secretários.

"A prefeita está buscando a coesão da equipe. A briga entre Viveiros e Ana Tânia foi o que motivou as exonerações. Dei razão a ela, pois ela não pode ter em sua equipe dois secretários que estão se desentendendo", enfatizou Enildo.

Wilma de Faria admite que sua ficha é "menos suja" do que a do senador José Agripino Maia

Em entrevista a um grupo de jornalistas nesta quinta-feira(15) a ex-governadora Wilma de Faria(PSB) descartou qualquer possibilidade de refluir do seu projeto de disputar o Senado Federal em troca de uma candidatura à Câmara dos Deputados.

"Não converso sobre isso. Ninguém tenha essa esperança", enfatizou Wilma, reafirmando sua candidatura ao Senado.

A ex-governadora deu o tom da campanha para o Senado e já escolheu seu adversário: o senador José Agripino Maia(DEM).

Ela disse aos jornalistas que Agripino Maia é quem vai sobrar na disputa pelas duas vagas de senador.

"Eu acho que me elejo ao lado de Garibaldi. Cientificamente falando, quem vai ficar fora é José Agripino", frisou Wilma.

Ficha "menos suja" - Na conversa com os jornalistas Diógenes Dantas, Virgínia Coelli, Ana Ruth, Rosalie Arruda, Eliana Lima e Anelly Medeiros, a ex-governadora também fez referência às acusações que existem contra ela e familiares dela e que poderão ser utilizadas durante a campanha.

Ela afirmou que não vai aceitar “linchamento moral”.

Wilma fez referência a Agripino Maia, que sempre diz que tem as mãos limpas e defende o projeto ficha limpa.

"Eu não vou aceitar linchamento moral. O senador José Agripino tem feito referências à ficha limpa. Quem é ele para falar de ficha limpa? De mãos limpas? A minha ficha é mais limpa do que a dele", disse a ex-governadora, segundo reportagem publicada no Portal Nominuto.com.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Carlos Eduardo justifica único nome para o Senado porque as lideranças do interior votam em Sávio com Garibaldi ou Wilma


O governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT) foi o entrevistado no início da noite desta quinta-feira (15) no Repórter 98, que é transmitido por uma cadeia de rádios em todo o Rio Grande do Norte. Ex-prefeito de Natal, ele reconheceu que seu nome é mais conhecido na capital, mas lembrou que acaba refletindo em todo o Estado, pois diariamente as pessoas visitam Natal e acabam levando para o interior suas ações e obras como prefeito.
Acreditando que estará no 2° Turno, só não sabe com quem, Carlos Eduardo voltou a declarar que acredita no apoio do sistema governista em um segundo momento. "Nós teremos sim o apoio de todos os que fazem a liderança de Wilma e de Iberê, para que nós podemos ganhar a eleição no 2° Turno", comentou depois de explicar que está alinhado no plano nacional com o PSB e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) apóia a candidatura de José Serra (PSDB). Carlos Eduardo lembrou também que no ano passado as pesquisas lhe colocavam em segundo lugar.
Sobre a única candidatura de sua coligação ao Senado, o jornalista Sávio Hackradt (PC do B) explicou a decisão: "As lideranças do interior tem pedido para que a gente não preencha essa vaga, pois muitas votam em Garibaldi e outras votam em Wilma", revelou. Indagado se já decidiu pelo seu segundo voto de senador, Carlos Eduardo preferiu não se posicionar. "Nós temos um único candidato ao Senado que é Sávio Hackradt. Garibaldi apóia Rosalba. Assim como Wilma apóia Iberê. Não decidi esse voto pessoal. Nós estamos há mais de dois meses ainda da convenção e depois tem a campanha. Com toda franqueza eu darei o voto a Sávio e respeitarei as lideranças que estão votando em Garibaldi e também em Wilma", afirmou.

Oi quer investir em Banda Larga Social


A Oi apresentou  na útlima sexta-feira (9) ao governo um plano de expansão da banda larga no país em que a empresa ofereceria serviços de internet rápida a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 35. Esses valores são os mesmos que estão sendo trabalhados pelo governo nos cenários elaborados para o Plano Nacional de Banda Larga e que seriam viáveis para garantir o acesso das classes C e D aos serviços.
A proposta da Oi foi apresentada em reunião, que durou toda a manhã, com o presidente da empresa, Luiz Eduardo Falco, a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e vem sendo avaliada com um novo passo para facilitar uma parceria entre governo e iniciativa privada.

Os valores dos serviços, previstos no projeto da Oi, foram informados pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, que também participou da reunião. Santanna não revelou os investimentos estimados pela Oi, mas disse que a proposta financeira da empresa passa por “possíveis desonerações” e segue um modelo parecido com o programa Luz para Todos, em que o governo subsidia diretamente o usuário, por meio de recursos de fundos setoriais.
Agência Estado 

João Faustino assumirá vaga no Senado Federal

Presidente de honra do PSDB/ RN, João Faustino assume a cadeira do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) no dia 8 de junho. Faustino foi subchefe de gabinete do ex-governador de SP José Serra durante dois anos e meio.


“O Senador me comunicou que se dedicará integralmente a sua campanha ao Senado a partir do dia sete de junho. Assumo essa missão que requer muita responsabilidade
especialmente por substituir o senador Garibaldi Alves, que é símbolo de espírito público e dedicação ao parlamento Nacional”, destacou.
O ex-deputado adiantou que dividirá seu tempo entre o exercício de senador e a campanha do RN. Provavelmente Faustino será indicado para a 1ª Suplência do senador José Agripino Maia (DEM) nas eleições 2010. Razão pela qual a ponte área Brasília - RN será uma constante nos próximos meses.
“Vou colaborar para eleição da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o Governo do RN, de Agripino e Garibaldi para o Senado, de Rogério Marinho para deputado federal e dos nossos 22 candidatos a deputado estadual”, disse.
Além desses nomes, Faustino já assumiu compromissos com a candidatura de José Serra à Presidência da República e acompanhará o tucano em campanhas pelo Brasil.

Senadores do RN são os menos produtivos, diz Transparência

A bancada de senadores do Rio Grande do Norte é a menos produtiva, revela o site Transparência Brasil. 

Garibaldi Alves Filho (PMDB), José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM) são responsáveis por apenas 17 iniciativas, nenhuma das quais aprovada. 

Já os representantes do Rio Grande do Sul (Paulo Paim, Pedro Simon e Sérgio Zambiasi, principalmente os dois primeiros) são os mais ativos. 

Sozinhos, respondem por 372 proposições (17% do total), das quais 22 foram aprovadas (também o maior número entre as bancadas estaduais, correspondente a 15% do agregado).

Veja o relatório completo da Transparência Brasil AQUI, na página 14, inicialmente.

Veja AQUI postagem do Blog do Aílton, abordando o assunto.

Eventual desistência da candidatura de Wilma ao Senado passaria pelas eleições de 2010, 2012 e 2014



Com a formalização da coligação envolvendo o PMDB, o PR e o PV na eleição proporcional e o conseqüente apoio desses partidos à reeleição do senador Garibaldi Filho(PMDB), aumentam os rumores nos bastidores da política estadual de uma possível desistência da candidatura da ex-governadora Wilma de Faria(PSB) ao Senado Federal.

Neste novo cenário, Wilma trocaria o Senado pela Câmara Federal, onde teria uma eleição assegurada.

Além de ter uma eleição garantida para a Câmara Federal, Wilma asseguraria a reeleição das deputadas Fátima Bezerra(PT) e Sandra Rosado(PSB) e ainda poderia eleger mais um ou dois deputados federais tendo em vista a grande votação que certamente obteria.

Com isso, Wilma daria o troco ao PR, ao PMN, ao PMDB, ao PSDB e ao DEM, já que sua votação poderia deseleger um ou mais deputados federais desses partidos, ou seja, João Maia, Henrique Alves, Fábio Faria, Rogério Marinho, Felipe Maia ou Betinho Rosado.

Eleita deputada federal, Wilma passaria dois anos na Câmara e em 2012 disputaria a Prefeitura de Natal, dando o troco à prefeita Micarla de Souza(PV), que vai apoiar as candidaturas ao Senado de Garibaldi Filho(PMDB) e José Agripino(DEM).

Eleita ou não para a Prefeitura de Natal, Wilma se prepararia para concorrer ao Senado Federal no pleito de 2014, com todas as chances de se eleger, já que não teria que enfrentar Garibaldi e Agripino.

É bom lembrar que em 2014 haverá apenas uma vaga de senador a ser disputada.

Decidindo pela candidatura a deputada federal, Wilma fortaleceria também a chapa para deputado estadual da coligação PSB/PT, garantindo a reeleição da filha Márcia Maia(PSB) e a eleição do filho Lauro Maia(PSB).

Toda essa engenharia política estaria sendo analisada por Wilma e seu grupo político mais próximo.

Se vai ser posta em prática ou não aí são outros quinhentos.

Mas que tem sentido, isso tem.