segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bandidos assaltam casa do deputado Vivaldo Costa

LADRÕES INVADEM CASA DO DEPUTADO VIVALDO COSTA

Quatro homens invadiram na madrugada de ontem a residência do deputado estadual Vivaldo Costa, em Natal, localizada na rua Professor Bilac, no bairro de Capim Macio.

Se encontravam na casa, o assessor do parlamentar, Emídio Júnior e o estudante universitário José Lúcio Bezerra.

Por volta das 2 horas da madrugada os bandidos entraram por uma janela de um ar condicionado que tinha sido retirado de um quarto, na parte de baixo da residência.

Emídio e Lúcio foram rendidos sob a mira de armas de fogo, amarrados e levados para o banheiro.

Os ladrões levaram um notebook, aparelhos de telefone celular, câmera digital, roupas, perfumes e dinheiro e fugiram provavelmente em um táxi.

As duas vítimas foram amarradas por lençóis e fios pelos pés e mãos.

Ficaram amarrados durante duas horas e depois conseguiram se livrar e comunicar o fato à polícia.

O deputado estadual Vivaldo Costa se encontrava em Caicó, mas normalmente quando está em Natal, fica em um apartamento no bairro do Tirol.

Garibaldi Filho disse que daria cartão vermelho para o presidente do Senado, José Sarney


Em entrevista ao Jornal da Manhã, novo programa da 95FM, que estreou hoje, o senador Garibaldi Filho fez críticas ao presidente do Senado, José Sarney.

Ele responsabiliza Sarney pela crise que tomou conta da principal Casa Legislativa do País.

Garibaldi concordou com o gesto do senador Eduardo Suplicy, que em dos pronunciamentos no Senado apresentou cartão vermelho para Sarney.

Indagado se daria cartão vermelho para alguém no Senado, Garibaldi não gaguejou e disparou: “Eu daria cartão vermelho para Sarney, por tudo que está ocorrendo no Senado”.

Sobre a política local, Garibaldi não disse nada de novo.

Declarou que o PMDB continua indefinido em relação às eleições de 2010.

Garibaldi reafirmou que tem um acordo com o deputado Henrique Alves no sentido de que até janeiro de 2010 não haverá nenhuma decisão do PMDB sobre a política de alianças que o partido adotará no próximo ano.

Micarla participa da solenidade de filiação de Marina Silva ao PV


Após a solenidade de filiação ao Partido verde, que aconteceu no Espaço Rosa Rosarum, no bairro paulista de Pinheiros, a senadora Marina Silva saiu da chique casa de eventos, cedida pelo proprietário, que é membro do Conselho do Greenpeace e simpatizante da ex-seringueira, por um elevador privativo.

Com ela, apenas o presidente nacional do PV, Luís Penna, e a prefeita de Natal Micarla de Sousa.

Que participou da festa que ainda filiou alguns novos verdes de todo o país.

Um deles, Carlos Novaes, teve a ficha de filiação abonada por Micarla.

A prefeita – única de capital nos quadros do partido – deu entrevista a vários jornais, como a Folha de S. Paulo, e gravou sua participação para o programa do PV que será veiculado em rede nacional.

domingo, 30 de agosto de 2009

Santa Cruz: Senador Garibaldi Filho participa da Feira de Negócios do Trairi

Pedalando...
...Tirando pressão!!!

O senador Garibaldi Filho participou neste sábado(29) da IV Feira de Negócios do Trairi, que acontece na cidade de Santa Cruz.

Ao visitar um dos stands da Feira, um dos vendedores desafiou Garibaldi a andar num carrinho de pedal. O senador topou o desafio e deu uma volta na feira usando o ‘veículo’.

Em outro stand Garibaldi aproveitou para tirar a pressão arterial.

O senador peemedebista ainda encontrou-se com o prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula.

Neste domingo(30), o Garibaldi participa do I Grito da Pesca, na praia de Caiçara do Norte.

Codern fará audiência em Areia Branca para debater obras do Porto-Ilha

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) promoverá na próxima segunda-feira (31), às 9h, na Câmara Municipal de Areia Branca, audiência pública para discutir as obras de ampliação e adequação do Terminal Salineiro de Areia Branca. O objetivo da audiência, segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte, é discutir a relevância econômica e social da obra, além de atender exigências legais (lei nº. 8.666/93).

A obra de ampliação e adequação aumentará a capacidade de armazenamento de sal das atuais 100 mil toneladas para 150 mil toneladas, garantindo com isso que navios ao atracarem terão sempre seus embarques assegurados.

O acréscimo no tamanho da área se faz necessário, segundo a Codern, devido às obras de repotencialização do terminal. Concluídas em março de 2008, essas obras ampliaram a capacidade de recepção de navios no Porto-Ilha de 37,5 mil toneladas para 75 mil toneladas.

Além da nova área, as obras de ampliação e adequação incluem o aumento da velocidade do embarque, através da implantação de um novo sistema que permita maior rapidez das esteiras. Com isso a velocidade do embarque de sal passará das atuais 1.500 toneladas/hora para 2.600 toneladas/hora.

O terceiro ponto da obra consiste na ampliação do cais de barcaças, acompanhando o avanço obtido com a nova plataforma a ser construída, instalando-se ainda um novo guindaste. “De um modo geral, a obra fará que o sal chegue mais rápido e em maior quantidade ao Porto-Ilha e que seja embarcado de forma mais rápida também”, explica o diretor-presidente da Codern, Emerson Fernandes.

Atualmente, o Porto-ilha embarca 2 milhões de toneladas de sal por ano. O produto tem como destino a indústria química brasileira e países de Europa, América do Norte e África. A ampliação garantirá, inclusive, a duplicação de tal quantitativo.

Como vantagens da obra de ampliação e adequação do Terminal Salineiro, Emerson cita a maior confiabilidade do sistema portuário. Segundo ele, a obra permitirá que navios maiores movimentem processando toda a operação sem intermitências.

“Esses navios terminam oferecendo preço de fretes 20% menores, dando condições de competitividade ao sal. Além do que, estaremos adequando as nossas instalações ao padrão de embarcações modernas”, lembra o engenheiro.

Agora é oficial: Deputada Larissa Rosado é a nova líder do Governo na Assembléia Legislativa


Agora é oficial: a deputada Larissa Rosado aceitou o convite da governadora Wilma de Faria e será a nova líder do Governo do Estado na Assembléia Legislativa.

Larissa disse sim ao convite de Wilma ontem sábado(29), depois de conversar com a governadora.

“É mais um grande desafio na minha vida pública”, disse Larissa.

Embora tenha aceito o convite, Larissa só passa a responder pela liderança do Governo a partir da próxima sexta-feira., quando haverá uma reunião da bancada governista com a governadora.

E na reunião Wilma vai comunicar oficialmente à bancada que Larissa é a nova líder do Governo na AL.

sábado, 29 de agosto de 2009

Supremo Tribunal Rejeita Denúncia contra Palocci

De onde vem essa ditadura da mídia no Brasil?

O pensador italiano Antonio Gramsci escreveu que, quando os partidos das classes dominantes estivessem em crise, quem ocuparia o papel desses partidos seria a imprensa. Isso ele escreveu na década de 1920 e hoje está mais atual do que nunca. Existem 40 grupos, no máximo, que dominam a mídia mundial. É grande a capacidade de manipulação: 80% do que a gente recebe de informações provém dos Estados Unidos, com CNN, Fox, agências, os grandes jornais. Deu no NYT virou verdade! E há mentiras grossas. No episódio da invasão do Iraque, por exemplo, foram várias as mentiras – do governo Bush – reproduzidas sem nenhum senso crítico pela imprensa nos EUA, e também aqui no Brasil.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Rosalba apresenta PEC garantindo a posse dos candidatos aprovados em concurso público conforme vagas publicadas em edital


A senadora Rosalba Ciarlini apresentou nesta terça-feira (25) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina a posse dos candidatos aprovados em concurso público conforme as vagas publicadas no edital.
Eram necessárias 27 assinaturas e Rosalba reuniu 30. “Muitos senadores não chegaram a assinar porque já havíamos dado entrada na secretaria da Casa”, disse a parlamentar.
Em pronunciamento no plenário do Senado, Rosalba agradeceu o apoio dos colegas e destacou projeto do vereador natalense Ney Júnior que garante o direito de posse nos concursos públicos em Natal.
“Em Natal, o projeto do vereador Ney Júnior, filho do ex-deputado Ney Lopes, foi sancionado e já está em vigor”, ressaltou Rosalba.
Para a senadora, a PEC vai corrigir as injustiças contra os candidatos que são aprovados e obrigados a esperar, indefinidamente, a convocação.
Rosalba recebeu aparte de apoio de vários senadores.

Deputados governistas demonstram insatisfação com investidas de Lauro Maia


Há um profundo desconforto na bancada governista da Assembléia Legislativa por causa das investidas do filho da governadora Wilma de Faria, Lauro Maia(Foto), nas bases políticas dos deputados.

Lauro é pré-candidato a deputado estadual.

Em reservado, alguns deputados governistas não escondem o descontentamento com as “cantadas” que Lauro Maia vem dando em cima de prefeitos, vereadores e lideranças do interior.

“Os poucos prefeitos que me apóiam já foram todos cantados por Lauro”, disse ao blog um integrante da bancada governista na AL.

E talvez seja por isso que os deputados governistas não estejam estimulados a defender o Governo Wilma na Assembléia.

À exceção de Márcia Maia, de Gustavo Carvalho e de Lavoisier Maia, quase nenhum outro deputado governista vai a plenário defender o Governo Wilma.

A própria Márcia Maia não estaria satisfeita com as investidas do irmão nas bases políticas do interior.

Denúncias - Os deputados governistas também consideram que a candidatura de Lauro Maia pode prejudicar a governadora Wilma de Faria.

“As denúncias envolvendo Lauro Maia, que certamente serão exploradas em 2010, irão respingar na governadora”, disse um político ligado ao wilmismo.

Lauro teve seu nome envolvido na “Operação Hígia”, cujo processo corre na Justiça.

Lauro será candidato no lugar do pai, deputado Lavoisier Maia.

Com isso, a governadora Wilma de Faria terá dois filhos disputando a eleição para deputado: Márcia Maia, candidata à reeleição, e Lauro Maia.

Supremo Tribunal Federal absolve Palocci


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram não abrir processo contra o ex-ministro da Fazenda e deputado Antônio Palocci (Foto) pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Inocentado, Palocci se transforma agora em tudo o que parte do PT quer: candidato ao governo de São Paulo ou uma eventual alternativa à ministra Dilma Rousseff como candidato a presidente da República.

Dos nove ministros presentes, cinco acompanharam o relator e presidente do STF, Gilmar Mendes. Ele considerou insuficiente os indícios para a abertura de um processo contra o ex-ministro.

Alegou que, apesar de Palocci ter recebido em mãos, do presidente da Caixa, Jorge Mattoso, os extratos de Francenildo, faltam provas de que ele tivesse "instigado ou determinado" a obtenção ou divulgação do documento.

Além de Palocci, seu ex-assessor de imprensa, Marcelo Netto, também foi inocentado. O Supremo só aceitou a denúncia contra Mattoso. Em seu voto, Mendes diz que o servidor tem autorização para acessar dados sigilosos de correntistas. Não poderia, contudo, tê-lo mostrado a terceiros.

Mattoso vai agora responder a processo por quebra de sigilo bancário na Justiça de primeira instância.

Apuração rigorosa das denúncias

Como se observa, as denúncias de ambos os lados são graves e exigem rigorosa apuração. Em função da “guerra nada santa” entre as duas principais emissoras de televisão do Brasil, o tema hoje está na boca do povo – o que é saudável para a democracia. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a mídia contribuiria para investigar a veracidade dos fatos. Além disso, a CPI seria uma importante alavanca para o debate sobre a urgência da democratização dos meios de comunicação no país. Afinal, as emissoras privadas usufruem de uma concessão pública. Elas não podem ficar acima das leis, da Constituição e da Justiça.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PEC dos Vereadores é aprovada em comissão especial

A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais foi aprovada na comissão especial que analisava o assunto. O texto também inclui o aumento do número de vereadores, que fazia parte da PEC 333/04, já aprovado pela Câmara no ano passado.

As mudanças faziam parte das propostas de emenda à Constituição 336/09 e 379/09. Elas foram aprovadas na forma do substitutivo do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que recomendou a aprovação dos textos sem alterações. "Considero necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado Federal", explicou o parlamentar.

A PEC ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos.

De acordo com o texto aprovado, o número de vereadores passa dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

O aumento das vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. Já a redução dos repasses passará a valer a partir do ano subsequente à promulgação da PEC.

Sendo aprovado pelo plenário a PEC em Areia Branca assumem Roberto Gonçalves (PP) e Alexandre Santeiro (PCdoB).

Detran terá que comunicar vencimento da CNH com 60 dias de antecedência

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte (Detran/RN) terá que comunicar a data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao motorista natalense com 60 dias de antecedência. Pelo menos é o que prevê a lei 287/2009, que foi promulgada pela Câmara Municipal de Natal (CMN) nesta quarta-feira (19).
A lei promulgada foi publicada na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial do Município (DOM).
A lei estabelece que o Detran “deverá enviar, por via postal, comunicação sobre a data de vencimento da validade da Carteira Nacional de Habilitação, a todos os titulares do documento cujo domicílio declarado seja a Cidade de Natal”.
O documento diz que a comunicação deverá ser postada, no mínimo, com 60 dias de antecedência, antes do término da validade da Carteira Nacional de Habilitação.
Os vereadores de Areia Branca e região deveriam adotar essa mesma idéia.

Bancada federal tem audiência com ministro da Educação sobre a instalação do Campus da UFERSA em Pau dos Ferros




A bancada federal do Rio Grande do Norte esteve nesta terça-feira(25) em audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Deputados e senadores da bancada potiguar acompanharam o prefeito Ferros, Leonardo Rêgo, que foi pedir agilização na implantação do Campus Avançado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no município de Pau dos Ferros.
Na ocasião, Leonardo Rêgo fez uma exposição sobre o processo de implantação do Campus da UFERSA em Pau dos Ferros.
Além da bancada federal, estavam presentes o vice-governador Iberê Ferreira, o deputado Gustavo Carvalho, o presidente da Femurn, Benes Leocádio, o os prefeitos Leonardo Rêgo(Paudos Ferros) e Alberione Neri(Encanto); e o reitor da UFERSA, Josivan Barbosa.

Projetos - O ministro Fernando Haddad aproveitou a audiência para pedir aos parlamentares do RN atenção para alguns projetos de lei voltados para a educação e que estão parados no Congresso Nacional.
A bancada assumiu o compromisso de contribuir para agilizar as votações.
"A educação está acima de qualquer debate político. É um assunto prioritário e apartidário. Por isso, estamos todos voltados para o mesmo fim: investir na educação do Brasil", ressaltou o deputado Felipe Maia.

Ridículo: CCJ da Câmara Federal aprova até a criação do Dia Nacional do Macarrão

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados tem feito um mutirão para votar projetos polêmicos e discutíveis que criam datas nacionais.

Entre os projetos já aprovados e os que estão para ser aprovados, destaques para o Dia Nacional do Macarrão, o Dia da Parteira Tradicional, o Dia do Motorista de Ambulância, o Dia do Quadrilheiro(Marcador de Quadrilha), o Dia do Milho, o Dia Nacional do Evangélico, o Dia do Poeta, o Dia em homenagem ao Reggae, o Dia do Vitiligo, o Dia do Tambor de Criola(Dança Folclórica), Dia das Hemoglobinopatias, o Dia da Visibilidade Lésbica e o Dia da Consciência do estresse.

Vagner Araújo tem nome cotado para disputar vaga na Câmara Federal

Secretário-chefe da Casa Civil Vagner Araújo, declarou, pela primeira vez, publicamente...

Que poderá ser candidato em 2010.

Mas adiantou que não disputará mandato de deputado estadual, como tem se divulgado.

Para Vagner, seu nome está sendo lembrado dentro do partido, para uma possível candidatura a deputado federal.

Ocupando a vaga do PSB deixada pelo deputado Rogério Marinho.

Areia Branca pode ter de volta agência da Caixa Econôimica Federal



O prefeito Souza e o Presidente da Câmara Aldo Dantas tiveram com a superintendência da Caixa Econômica Federal ontem em Brasilia. A luta era para conseguir trazer mais uma instituição bancaria para a nossa cidade. A preocupação do gestor com a atual situação que vive o município é enorme. O Banco do Brasil não dar conta da grande demanda de clientes existente hoje na cidade. a chegada da CEF será uma grande conquista não só para Areia Branca, outras cidades como Grossos, Serra do Mel e Porto do Mangue serão beneficiadas com o banco. Na foto Prefeito Souza, Vilmar Pereira, ALdo Dantas. Sandra e diretores da Caixa Econômica Federal.

Golpismo e irregularidades

Como resposta, a TV Record tem exibido para milhões de brasileiros inúmeros fatos irrefutáveis que só uma minoria conhecia. Aproveitando-se da vulnerabilidade política da concorrente, ela mostrou que a Rede Globo é cria da ditadura militar e que construiu seu império graças ao apoio decidido dos generais golpistas. Celso Freitas e Ana Paula Padrão, os âncoras do Jornal da Record, que já estiveram do outro lado do front, lembraram as fraudes para impedir a vitória de Leonel Brizola ao governo do Rio de Janeiro, as manobras para esvaziar a mobilização popular pelas Diretas-Já, a fabricação do “caçador de marajás” e as várias investidas para desestabilizar o governo Lula.

Mas a TV Record não ficou somente no campo da política – como a concorrente também não se limitou à discussão religiosa. Ela também apresentou inúmeras denúncias de irregularidades. Já na sua origem, o acordo misterioso com a empresa estadunidense Time-Life, numa transação que era proibida pela lei brasileira e que rendeu milhões de dólares à TV Globo. Depois, na aquisição suspeita da TV Paulista, num negócio com documentos falsos. O ex-ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, também garantiu numa entrevista que a Globocabo contraiu empréstimos irregulares na Caixa Econômica Federal e no BNDES, em 1999, no valor de R$ 400 milhões. Outra bomba foi a denuncia de que a TV Globo ocupa um terreno da Secretaria de Planejamento de São Paulo, numa relação promíscua com o governo tucano de José Serra.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Suplicy dá cartão vermelho a Sarney

Lula quer que Garibaldi se afaste do DEM e de Rosalba


O presidente Lula esteve reunido nesta segunda (24) com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini; com o presidente licenciado do PMDB, Michel Temer; e com os líderes do PT na Câmara, Cândido Vacarezza, e do PMDB, Henrique Alves.
Na reunião, Lula quis saber como anda sua base aliada nos Estados, principalmente a relação do PT com o PMDB visando as eleições de 2010.
Lula perguntou a Henrique como estava o quadro no RN.
Ouviu relato que não gostou. O interesse particular do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) em apoiar a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), ao governo, não combina com as aspirações do presidente na relação com o PMDB.
O presidente quer PT e PMDB juntos com o PSB no RN, com apoio seja lá a quem for. Não admite é flerte ou composição com o DEM.
Do ponto de vista político o presidente está certíssimo. O PMDB tem que ter uma posição de alinhamento ou não com o governo.

OPOSIÇÃO MEQUETREFE

O senador José Agripino (DEM) tem se destacado pelo posicionamento firme em defender o "fofoquismo juramentado". Agora quer que o Senado escute os servidores que pediram exoneração em solidariedade a nobre funcionária Lina Vieira. Lá vem mais besteirol global...
O nobre senador consolida, com essa propositura, o perfil do Senador que defende a miudeza política". Seria bom propor algo para a nação... seria....

Garibaldi diz que não existe um santo no Senado

“Se estão atrás de um santo, não vão achar”.

A definição do senador Garibaldi Filho, que até pouco tempo comandava o Senado Federal, mostra que por lá é tudo farinha do mesmo saco...

A resposta de Garibaldi foi notícia no Jornal da Globo... em reportagem sobre uma nova formação do Conselho de Ética, depois que os democratas e os tucanos bateram em retirada. É deplorável...

Pesquisadores identificam nova variante do vírus HIV

Pesquisadores da Universidade de Rouen, na França, identificaram uma nova variante do vírus HIV, causador da Aids, aparentemente transmitida aos humanos por gorilas.
A nova variante foi identificada em uma mulher de 62 anos de Camarões, no oeste da África. A paciente é portadora do vírus mas, apesar de nunca ter sido tratada, não demonstra sinais de ter desenvolvido a doença, afirmam os pesquisadores.
Segundo os cientistas, as três variantes do HIV conhecidas são originárias de chimpanzés, mas a nova parece ter sido transmitida aos seres humanos por gorilas.
A paciente, no entanto, que mudou-se para Paris, afirma não ter tido contato com macacos de qualquer tipo e nunca ter comido carne de animais selvagens.
Segundo os autores do estudo, que foi publicado na revista Nature Medicine, a paciente pode ter sido infectada por outra pessoa que carregava a variante ligada aos gorilas.
O coordenador da equipe de cientistas, Jean-Christophe Plantier, disse que apesar de a razão mais provável para o surgimento da nova variante seja a transmissão de gorilas para humanos, não está descartada a possibilidade de que tenha surgido inicialmente em chimpanzés e posteriormente sido transmitida aos gorilas.
Segundo Plantier, a descoberta ressalta "a contínua necessidade de se observar atentamente a emergência de novas variantes do HIV, especialmente no centro e no oeste da África".
Acredita-se que foi nessa região que o HIV foi transmitido pela primeira vez de chimpanzés para humanos, talvez há mais de um século.
De acordo com os cientistas, até agora a paciente de Camarões é o único caso conhecido da nova variante, mas é provavel que se espalhe e novos casos sejam identificados.
Os pesquisadores afirmaram que o vírus se multiplica rapidamente no corpo humano, o que pode indicar que já está adaptado.

Antônio Jácome entrega liderança do Governo na Assembleia


O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) comunicou na tarde desta terça-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa que estava entregando a liderança do Governo do Estado, assumida por ele há mais de um ano. O parlamentar alegou falta de tempo suficiente para ocupar a função de líder , pois precisava fortalecer suas bases políticas no interior do estado para as disputas em 2010.

“Preciso estar mais próximo das minhas bases políticas. Na função de líder do Governo fica complicado, porque tenho que assumir muitos compromissos na Casa legislativa, assim como tomar decisões importantes e eu não estava com tempo disponível para isso”, disse ele.

Antônio Jácome ressaltou que a Governadora Wilma de Faria sabia da decisão do deputado e entendeu suas justificativas para deixar o cargo de líder. “Há quinze dias eu conversei com a governadora Wilma de Faria e ficou tudo acertado. Porém, mantenho minha postura de aliado do Governo”, destacou o deputado.

Até o momento, não foi definido quem assumirá o lugar do deputado Antônio Jácome na liderança do Governo na Assembleia Legislativa.

Eleitores podem fazer regularização eleitoral pela internet


Está valendo desde ontem para os eleitores de todo o país uma maneira mais prática, rápida e cômoda de solicitar título eleitoral.

É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um serviço que permite ao cidadão realizar alistamento eleitoral, transferência ou revisão cadastral por meio do site Título Net (www.tse.gov.br).

Pela internet o eleitor preenche o requerimento com as suas necessidades e em seguida vai ao cartório eleitoral, apenas, validar a ação.

O eleitor tem prazo de cinco dias, após realizar o seu requerimento pela internet, para levar o número de protocolo e os originais e as cópias de alguns documentos até o cartório.

O requerimento só será concluído com o comparecimento do eleitor ao cartório no prazo citado. Caso o cidadão não compareça, o procedimento perde efeito.

A sensível questão religiosa

Liderando uma “cruzada” que reúne os jornalões Folha e Estadão e a revista Veja, a Rede Globo tem exibido para milhões de telespectadores várias denúncias contra a sua principal concorrente. Com base numa denúncia do Ministério Público de São Paulo contra Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), a TV Globo tem apresentado exaustivamente matérias que comprovariam formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Willian Bonner e Fátima Bernardes, o casal-âncora do Jornal Nacional, o noticiário de maior audiência no país, não se cansa de mostrar os vínculos entre o Edir Macedo e a Rede Record.

As reportagens globais também procuram explorar a sensível questão religiosa, acusando a Iurd, que possuí 8 milhões de fiéis no Brasil e igrejas espalhadas por 174 países, de desviar dinheiro das doações para compra de imóveis suntuosos, carros importados e emissoras de rádios e TV. “Edir Macedo deu outro destino ao dinheiro doado à Igreja Universal”, acusou Fátima Bernardes no Jornal Nacional. Com várias imagens das pregações feitas nos cultos, a TV Globo insiste que “a religião é apenas um pretexto para a arrecadação de dinheiro”. Os ataques são duros e diários.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo-terceiro salário


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita a partir de hoje (25) a antecipação do décimo-terceiro salário dos beneficiários da Previdência. Mais de 22 milhões de segurados vão receber a antecipação, juntamente com o benefício de agosto, até o dia 8 de setembro.

Os beneficiários que ganham até um salário mínimo receberão a parcela ainda neste mês. Nesta terça, recebem os que têm cartão com final 1.

Segundo o Ministério da Previdência, com a primeira parcela do décimo-terceiro, serão injetados cerca de R$ 7,9 bilhões na economia do país durante os meses de agosto e setembro, além de cerca de R$ 17 bilhões do benefício mensal.

O desconto do Imposto de Renda no contracheque deste mês refere-se apenas ao valor do benefício mensal. De acordo com a legislação, não incide sobre a parcela do abono o desconto do IR, que só será aplicado em dezembro, quando o INSS pagará a segunda parcela.

Começam inscrições para vestibular da UERN; 2.332 vagas


As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2010 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte começaram nesta segunda-feira (24) e seguem até o dia 16 de setembro exclusivamente pela internet (www.uern.br).

Os candidatos poderão se inscrever em duas modalidades, o processo seletivo integral ou o combinado com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Serão disponibilizadas 2.332 vagas nos cursos de graduação da instituição. Não haverá inscrição presencial.
Para se inscrever, o candidato deve portar o número do CPF e escolhar entre uma das seguintes cidades para a realização da prova: Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal ou Caicó.

O valor da inscrição é de R$ 100. Alunos da rede pública de ensino e doadores de sangue tem isenção da taxa.


PT-RN tem peso suficiente para enquadrar os governadoráveis?

Essa eu não entendi foi de jeito nenhum.

Quer dizer que o PT do Rio Grande do Norte, que não tem um vereador – tinha 2 mas perdeu – só tem um deputado estadual e uma federal, não tem candidato a governador, não tem candidato a senador...

Se acha no direito de sabatinar, em sala com portas fechadas, os pré-candidatos ao governo da base aliada governista?

Foi Lula, por acaso, quem determinou?

E os pré-candidatos vão se ajoelhar diante do minúsculo PT potiguar?

Vão mesmo pedir a bênção ao pequeno partido?

Por quê?

Será que para ter o apoio do Planalto, tem que ser aprovado primeiro pelos petistas norte-rio-grandenses?

Sei não...

Lula disse, semana passada, que é amigo de Wilma há 30 anos...

Carimbando a governadora como sua interlocutora número um no Estado.

Wilma disse, sábado passado, que o comando da sucessão, na base governista, será do vice Iberê, que assumirá o governo em abril do próximo ano.

Aí o PT vem falando em nome de quem, enquadrar – ou seria emparedar – os pré-candidatos a governador?

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, já topou balançar a cabeça para o PT.

E logo mais se trancará numa sala do hotel Maine – sem a presença da imprensa – para responder perguntas.

Vai fazer prova oral...se passar, entra na lista dos possíveis aprovados pelo Planalto.

Será?

Achei engraçado isso...

Robinson participa de caminhada e fala sobre Ronda do Quarteirão e Cidadão Sem Fome



O deputado-governadorável Robinson Faria, foi ontem ao bairro de Felipe Camarão, onde aconteceu a Caminhada da Paz.

O evento foi promovido pelo Conselho Comunitário e pela Associação de Moradores do bairro, em comemoração aos 41 anos de criação do bairro.

No bairro considerado dos mais violentos da capital, Robinson foi convidado a falar sobre o Ronda do Quarteirão, projeto na área de segurança que o deputado foi conhecer em Fortaleza.

“O Ronda permite uma maior interação da polícia com a comunidade. A participação dos moradores é uma maneira eficaz de reduzir os índices de criminalidade. Viaturas equipadas e policiais treinados são responsáveis pela segurança da população, com atendimentos, em média, de três minutos”, explicou o deputado, que já apresentou na Assembléia, requerimento solicitando a implantação do projeto pelo governo.

O projeto Cidadão Sem Fome, de sua autoria, e que já foi lançado pelo governo, também foi tema da palestra de Robinson em Felipe Camarão nesta segunda-feira.

Globo, Record e a urgência da CPI da mídia

A “guerra nada santa” travada entre as TVs Globo e Record comprova que existe algo de muito podre no reino dos poderosos e impenetráveis impérios midiáticos do país. Os barões da mídia, por razões políticas e na busca por audiências sensacionalistas, adoram impor a instalação de Comissões Parlamentares de Inquéritos. A “presunção de culpa” se sobrepõe à “presunção da inocência”, inscrita na Constituição, e reputações são jogadas na lata de lixo da noite para o dia. A agenda política fica contaminada pelo denuncismo vazio, que rende pontos no Ibope e novos anunciantes, e que ofusca o debate sobre os problemas estruturais da democracia brasileira.

O processo sui generis de concentração da mídia nativa e sua alta capacidade de manipulação de corações e mentes são, de fato, graves atentados à democracia. A lavagem de roupa suja entre as duas maiores emissoras do país, num caso inédito de transparência no setor, revela que há muito a se apurar sobre a ditadura midiática. Ela cria a oportunidade ideal para as forças organizadas da sociedade, engajadas na luta pela democratização da comunicação, também exigirem a instalação de uma CPI para averiguar tais irregularidades. Impõe a vários parlamentares, hoje alvos da fúria midiática, uma revisão deste poder descomunal. E não faltam motivos para esta justa demanda.